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Planejamento anual 1 ano

Planejamento anual 1 ano do Ensino Fundamental

Planejamento anual 1 ano do Ensino Fundamental

Selecionamos nesta postagem sugestões de Planejamento anual 1 ano do Ensino Fundamental.

Um elemento-chave do ensino eficaz reside no planejamento das atividades de ensino e de aprendizagem realizadas na escola, particularmente na sala de aula. Esse planejamento deve ser feito para cada dia de aula e é parte das responsabilidades profissionais do professor.

Sem ele, os objetivos de aprendizagem perdem o sentido. Por isso, um plano de aula deve conter, ainda que de maneira resumida, as decisões pedagógicas do professor a respeito do que ensinar, como ensinar e como avaliar o que ensinou.

Veja também:

Não se deve esperar que um plano de aula sirva, da mesma maneira, para professores diferentes. Ele é um instrumento individual de trabalho e deve ser desenvolvido para atingir os objetivos de cada turma, em separado.

E nesta postagem selecionamos algumas ideias e sugestões para servir de modelo “Planejamento anual 1 ano do Ensino Fundamental”.


Planejamento anual 1 ano do Ensino Fundamental – Todas as disciplinas em PDF

Este maravilhoso material foi elaborado pela (CEVIVA) confira o link a seguir e baixe em PDF com 36 páginas:


Planejamento anual 1 ano de Ciências

OBJETIVO GERAL

Valorizar a importância dos cuidados coma saúde do próprio corpo, para a necessidade de cuidados com a higiene, alimentação, prevenção de acidentes, vacinação, atividades físicas e lazer.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

CONTEÚDOS

METODOLOGIA

AVALIAÇÃO

O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS

Meio ambiente, Saúde, Ética, Pluralidade cultural, Educação especial, Temas locais, Consumo.


Planejamento anual 1 ano de Língua Portuguesa

Oportunizar aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo o processo de alfabetização e letramento, com uma ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos alunos, de forma prazerosa e lúdica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

CONTEÚDOS

METODOLOGIA

AVALIAÇÃO

O aluno deverá valorizar sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS

Pluralidade cultural, Educação Especial, Temas locais, Consumo, Valores, Saúde, Ética.

RECURSOS

Revistas, livros, tesoura, palitos de picolé, sucatas, dados, lápis de cor, jogos de letras, sílabas, palavras e frases, pinturas, músicas, som, jornais, guaches, pedaços de E.V.A, papeis de diversas cores, botões.

Planejamento anual 1 ano de Matemática

OBJETIVO:

Proporcionar o desenvolvimento da percepção da criança e a descoberta de um mundo lógico, repleto de relações, expressões e conceitos matemáticos como: cores, numerais, números, cálculos, entre outros, desenvolvendo agilidade mental.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Compreender a construção do número, relacionando-o a noção de quantidade.
  • Interpretar e resolver problemas envolvendo dúzia e meia dúzia.
  • Resolver problemas e operações de adição, subtração, identificando os sinais de mais: + e menos -.
  • Oportunizar noções de medidas de tempo, capacidade, massa e comprimento.
  • Identificar as formas geométricas simples: quadrado, círculo triângulo e retângulo.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

A matemática é fundamental para a apreensão de conceitos de qualquer natureza e para o desenvolvimento de diversas competências, como:

  • Iniciativa
  • Criatividade
  • Raciocínio lógico
  • Habilidades de análise e senso crítico
  • Disciplina
  • Organização e determinação.
  • Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
  • Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
  • Representar os números através desenhos, jogos e brincadeiras.

CONTEÚDOS

Aprendendo a contar; • Números naturais 99 (no mínimo) • Ordem crescente e decrescente • Adição – Problemas • Sistema de numeração decimal • Subtração Problemas • Dúzia • Números pares e ímpares; ordinais (primeiro, segundo etc.); • Nosso dinheiro; • Horas exatas; • Geometria

METODOLOGIA

  • Dramatização de situações que envolva relações de pertinência com os próprios alunos da classe.
  • Colocar os números na ordem crescente e decrescente
  • Escrita de numerais.
  • Escrita de quantidades através de ilustrações e colagens de materiais concretos.
  • Cadernos, para identificação de quantidades,
  • Representação da adição e subtração da reta numerada, evidenciando a necessidades de contagem dos espaços.
  • Emprego do material concreto (lápis, palito, pedrinhas, números e numerais).
  • Interpretar e resolver problemas envolvendo dúzia e meia dúzia.
  • Interpretação de resolução de problemas de adição e subtração.
  • Resolução de adições e subtrações sem recurso, e com recursos através de passos.
  • Seleção de objetos que usamos ao pares: sapatos meias luvas e brincos etc.
  • Interpretação de conjuntos com números pares e números ímpares de elementos
  • Complementação de tabelas de números pares e impares.
  • Identificação da formas geométricas.
  • Desenhos criativos empregando as formas geométricas.

AVALIAÇÃO

O aluno deverá saber: reconhecer a ordem numérica bem com memorizar os fatos básicos das operações, valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações problemas. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS


Planejamento anual 1 ano de Geografia e História

OBJETIVO

Reconhecer e contextualizar o meio em que vive o aluno. Identificar como as pessoas constroem suas vidas nas relações familiares, no trabalho, nas atividades artísticas, na religiosidade e em outras instâncias que dão significado a sua existência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender que o aluno vive num determinado espaço.
  • Identificar os meios de transportes e comunicações mais utilizados pelo homem, nos dias atuais.
  • Identificar quem é o aluno.
  • Compreender o que é família e quais são as necessidades básicas do mesmo.
  • Compreender que a escola é uma instituição pública, na qual todos têm direito ao acesso e permanência para se apropriar do conhecimento acumulado historicamente.
  • Identificar as datas comemorativas tradicionais da região

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Compreender a importância do patrimônio cultural e respeitar a diversidade étnica.
  • Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
  • Identificar características de diferentes patrimônios étnico-culturais e artísticos.
  • Caracterizar as lutas sociais, em prol da cidadania e da democracia, em diversos momentos históricos.
  • Selecionar criticamente propostas de inclusão social, demonstrando respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural.
  • Investigar criticamente o significado da construção e divulgação dos marcos históricos relacionados à história da formação da sociedade brasileira.

CONTEÚDOS

  • Eu
  • Família
  • Escola
  • Comunidade
  • Meios de transportes
  • Meios de comunicação
  • Profissões
  • Datas Comemorativas

METODOLOGIA

  • Linha do tempo
  • Arvore genealógica
  • Trabalhar a certidão de nascimento
  • Visita nos arredores da escola
  • Álbum da vida
  • Desenhar a família e a crianças
  • Montar um de fatos da criança da família (do batizado ou do nascimento)
  • Mural de profissões
  • Entrevista com pai e mãe
  • Desenho do bairro
  • Palestra com pessoas idosas para contar historias do bairro, do seu tempo de criança.
  • Brincadeiras do passado
  • Brincadeiras do presente
  • Dramatizações
  • Dobraduras
  • Pinturas
  • Jogos
  • Brincadeiras
  • Musicas
  • Poemas
  • Poesias

AVALIAÇÃO

O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS

Saúde, Pluralidade cultural, Valores, Ética, Orientação sexual, Educação Especial, Temas locais, Consumo.

Planejamento anual 1 ano de inglês para imprimir


Planejamento anual 1 ano de Matemática para imprimir


Planejamento anual 1 ano de Português para imprimir


Planejamento anual 1 ano de ciências, geografia e história


Planejamento anual 1 ano de Educação Física para imprimir


Planejamento anual 1 ano de Português

Justificativa:

O ensino de Língua Portuguesa privilegia o desenvolvimento da capacidade de ouvir, falar, ler e escrever e apresentar atividade de produção e interpretação de textos orais e escritos em diferentes situações de uso, sem discriminação de variações linguísticas, tendo os temas transversais como fonte de entretenimento, obtenção de conhecimento e elementos de sustentação.

Objetivo Geral:

Oportunizar a criança a expressão de sentimentos, idéias, opiniões e experiências, bem como valorizar e reconhecer a grandeza de variedades de textos que circula nos espaços, e a sua importância para se obter informações.

Valorizar a leitura como fonte de divertimento, prazer, informação, publicidade, estabelecendo relações, argumentando, concluindo e avaliando, contribuindo assim para a sua formação de cidadãos e agentes de transformações da realidade.

Objetivos específicos:

Conteúdos:

Estratégias:

Avaliação:

Deve ser continua e cotidiana bem como ao longo do processo apoiar-se em instrumento, que leve o aluno a refletir sobre a escrita e a leitura.

Devemos estar a serviço da aprendizagem do aluno, para tanto o professor deve acompanhar o processo de desenvolvimento, percebendo seus avanços e fazendo registros da escrita para encaminhar novas intervenções pedagógicas.


Planejamento anual 1 ano de Matemática

Justificativa:

A matemática foi construída num processo continuo e acumulativo, formando um corpo de conhecimento, adquirindo raciocínios, abstrações e registros. Assim o ensino da matemática não deve estar fora do contexto histórico, social e cientifico, proporcionando o significado dos símbolos, registros, procedimentos, idéias e raciocínio.

Objetivo Geral:

Objetivos específicos:

Conteúdos:

Estratégia:

Avaliação:

A avaliação acontece segundo um critério e este deve estar vinculado a um conteúdo, bem como o planejamento e a metodologia de ensino visa desenvolver no aluno, raciocínio, reflexão e estabelecimentos de relações por parte do professor para uma melhor formação do aluno. Ela deve ocorrer ao longo do processo, não havendo espaço para ser realizada apenas em determinados momentos.


Planejamento anual 1 ano de História

Justificativa:

O estudo e o ensino as historia estão direcionados para o desenvolvimento de um aprendizado críticos dos movimentos humanos em seu devido tempo e lugares, numa visão que respeita a cultura de cada personagem da historia. Promove ainda de uma serie de discussões e pesquisa sobre os temas atuais que fazem parte da cultura histórica da sociedade brasileira bem como outros povos e nações.

Objetivo Geral:

Objetivo Específicos:

Conteúdos:

Estratégia:

Avaliação:

Podemos dizer que a história deve levar o aluno à compreensão do processo histórico, estabelecendo relação entre passado e o presente, tendo em vista a formação de um aluno critico e participante, discutindo, comparando, identificando e ampliando.


Planejamento anual 1 ano de Ciências.

Justificativas.

O objetivo da proposta da Ciência é a transmissão de conhecimento que possibilitam ao aluno compreender o mundo onde vivem, ou seja, ele deve apropriar-se de informações, estudar e refletir as ações segundo as necessidades que lhe asseguram a sua sobrevivência.

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos:

Conteúdo:

Estratégias:

Avaliação:

O objetivo da proposta da Ciências é a transmissão de conhecimento que possibilitem ao aluno compreender o mundo onde vivem, ou seja, ele deve apropriar-se de informações, estudar refletir suas ações, segundo as necessidades que lhe asseguram a sua sobrevivência. Nesta perspectiva, a avaliação deverá estar diariamente relacionada aos conteúdos e metodologia adorados.


Planejamento anual 1 ano Geografia

Justificativa:

A Geografia como a Ciência estuda o espaço geográfico, entendido como produtos das relações entre o ser humano e o meio, ele é o resultado das forças de transformação das ações humanas sobre o meio.

Desta maneira, nos educadores devemos optar por uma geografia critica que explica o espaço geográfico com o espaço social construído em todos os momentos da historia.

Objetivo Geral:

Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades e sua construção na produção do território da paisagem e do lugar.

Objetivo Especifico.

Conteúdos:

Estratégia:

Avaliação:

Cabe ao professor despertar s alunos o gosto por uma ciência que tanto contribui para a formação de cidadãos plenamente conscientes, participativos, responsáveis e comprometidos.

Observando o desempenho de cada um quanto ao domínio e utilização dos conceitos, categorias, informações relacionadas ao conhecimento geográfico.

Verificar se o aluno é capaz:

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