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Planejamento Anual para Jardim 1

Planejamento Anual para Jardim 1 - Planos de aula anual

Planejamento Anual para Jardim 1 - Planos de aula anual

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades e nesta postagem selecionamos Planejamento Anual para Jardim 1.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

Como fazer um planejamento de aula?

Segue o roteiro de como elaborar um plano de aula:

  1. ESCOLHA O TEMA

Toda aula precisa de um tema principal, que deverá ser minuciosamente desdobrado. Escolha um nome interessante, que estimule o interesse do aluno, e faça relações com o seu conteúdo.

  1. DEFINA OS OBJETIVOS

O que você deseja ensinar aos seus alunos ao abordar determinado assunto? Pensando assim, pode ser mais fácil pontuar os objetivos específicos de cada aula.

  1. PONTUE OS CONTEÚDOS

É nesse momento que será definido o conteúdo programático ligado ao tema já estabelecido anteriormente.

  1. ESTABELEÇA A DURAÇÃO

Para que você não se perca em meio aos conteúdos a serem passados em sala de aula, estipule um período para abordar cada um deles, de modo que consiga fechar o seu raciocínio em tempo hábil.  Evite que sejam acumulados conteúdos. Caso a sua programação esteja muito extensa, procure reduzi-la ou dividi-la.

  1. ESCOLHA OS RECURSOS

Para obter êxito em suas aulas, defina quais materiais serão utilizados. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas.

  1. DEFINA A METODOLOGIA

Para que o tema em questão seja bem trabalhado, é necessário que defina as etapas a serem seguidas na aula. A metodologia se refere aos caminhos a serem percorridos pelo professor, em vista de alcançar os objetivos estabelecidos.

  1. FAÇA A AVALIAÇÃO

Após a finalização da aula, é fundamental que você faça uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários das crianças, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino. Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo.

Confira o passo a passo a seguir:

Para saber mais sobre como fazer seu plano de aula confira o link a seguir: Planos de Aula para professores


Planejamento Anual para Jardim 1 de Linguagem e Escrita – Para imprimir

Planejamento Anual para Jardim 1 de Matemática

Planejamento Anual para Jardim 1 – Sociedade

Planejamento Anual para Jardim 1 – Natureza

Confira também:

Planejamento Anual para Jardim 1 de Artes Visuais

Planejamento Anual para Jardim 1 em PDF

Ficha de Planejamento Anual de Linguagem Oral e Escrita:


Planejamento Anual para Jardim 1 – Português

OBJETIVO

  1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
  2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
  3. Desenvolver Orientação espacial.

CONTEÚDO

Coordenação viso-motora:

  1. Desenho livre.
  2. Labirinto.
  3. Pintura.
  4. Recorte e colagem.
  5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
  6. Cor.
  7. Forma.
  8. Tamanho
  9. Detalhes.
  10. Complementação de figuras.
  11. Letras (a, e, i, o, u).

Percepção visual:

ESTRATÉGIA

AVALIAÇÃO


Planejamento Anual para Jardim 1 – MATEMÁTICA

OBJETIVO

CONTEÚDO

Estruturas lógicas:

  1. Discriminação (semelhanças e diferenças).
  2. Comparação.
  3. Identificação.
  4. Conjuntos.
  5. Correspondência.
  6. Cores.
  7. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
  8. Distância entre os objetos (longe, perto).
  9. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
  10. Massa (leve, pesado).
  11. Temperatura (quente, frio).
  12. Som (alto, baixo).
  13. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).

ESTRATÉGIA

AVALIAÇÃO


Planejamento Anual para Jardim 1 – ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO

CONTEÚDO

Datas Comemorativas:

  1. Carnaval.
  2. Páscoa.
  3. Dia Nacional do Livro Infantil.
  4. Dia do Índio.
  5. Dia do Trabalho
  6. Dia das Mães.
  7. São João.
  8. Dia dos Pais.
  9. Dia do Soldado.
  10. Folclore.
  11. Independência.
  12. Dia da Árvore.
  13. Primavera.
  14. Semana do Trânsito.
  15. Dia das Crianças.
  16. Proclamação da República.
  17. Primavera.
  18. Dia da Árvore.
  19. Natal e outros.

ESTRATÉGIA

Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

AVALIAÇÃO


Planejamento Anual para Jardim 1 – CIÊNCIAS

OBJETIVO

CONTEÚDO

ESTRATÉGIA

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


Planejamento Anual para Jardim 1 – ARTES

OBJETIVO

CONTEÚDO

ESTRATÉGIA

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS


Planejamento Anual para Jardim 1

Objetivos Gerais

Conteúdos

Língua Portuguesa

– Coordenação motora

– Orientação espacial

– Análise e síntese

– Percepção auditiva

– Comunicação

Matemática

– Vermelho

– Amarelo

– Azul

– Verde

– Muito – pouco

– Mais – menos

– Mesma quantidade

– Grande – pequeno

– Maior – menor

– Alto – baixo

– Comprido – curto

– Grosso – fino

– Largo – estreito

– Longe – perto

– Em cima em baixo

– Dentro – fora

– Aberto – fechado

– Leve – pesado

– Cheio – vazio

– Curvas fechadas

– Curvas abertas

– Circulo

– Quadrado

– Triangulo

– 0 a 9

– Revisão

Natureza

Sociedade

Metodologias Gerais

As aulas serão desenvolvidas numa interação, utilizando – se dos recursos:

Avaliação Geral

No que se refere à avaliação, ela deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas ações.

Quanto às avaliações individuais, é importante observar o desempenho da criança quanto a:

Para ter acesso ao “Planejamento Anual para jardim 1” completo mostrado acima, confira o link a seguir e baixe em PDF:


PLANO DE ENSINO JARDIM 1 – 3 a 4 anos 

OBJETIVOS:

 CONTEÚDOS:

EXPLORAÇÃO DO MUNDO E DE CONHECIMENTO DE SI

Expectativas de Aprendizagens Sugestões a serem desenvolvidas
Conhecer a si mesmo Saber sobre si: demonstrar corporal e verbalmente suas emoções, interesses e preferências.Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá-lo.Saber relacionar-se:  Comunicar-se com diferentes parceiros em diferentes agrupamentos: duplas, grupos usando gestos, expressões e movimentos.Apropriar-se de regras de convívio social.Realizar atividades, brincar com criança com diferentes condições de desenvolvimento.Buscar segurança: tomar cuidado necessário à proteção do corpo conforme  manipula tintas, argilas, colas etc.

Tomar os cuidados  à proteção do corpo ao brincar, pular, saltar etc.

Aprender a relacionar-se Respeitar as características físicas e culturais de seus colegas ao interagir com eles.Não ter preconceito de gênero, ou racial, ou outra forma de discriminação, e explicar aos colegas por que isto é importante.Resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogo  com outras crianças e adultos.
Buscar Segurança Tomar precauções para evitar de situações de potencial perigo.Tomar os cuidados necessários à proteção do corpo conforme manipula, tintas, argilas,colas etc.
Participar de brincadeiras e jogos  Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos esperados, sem ter o professor como modelo.Ampliar seu repertório de jogos tradicionais: brincar de pique, de seguir  o mestre etc.Montar quebra cabeça com ajuda.Reproduzir situações da vida cotidiana no faz de conta .Reproduzir no faz de conta as ações de um personagem de uma história lida.Brincar de cantar, de dançar, de desenhar, de escrever, de jogar futebol, etc.

Brincar com marionetes.

Recontar o enredo de um faz de conta que realizou com os colegas.

Construir brinquedos com sucatas a partir de modelos.

Construir casas ou castelos de areia com sucatas.

Observar: animais e plantas, em livros, revistas e filmes, observando sons produzidos, presença de bicos e outras características físicas externas, cuidados básicos de alimentação, moradia e outros.

EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL

Expectativas de Aprendizagens Sugestões  a serem desenvolvidas
Explorar a linguagem oral: Conversar (relatar, expor, argumentar,descrever) Usar a dinâmica própria da conversação sabendo ocupar seu turno de fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.Relatar uma sucessão ordenada de fatos que compõem episódios cotidianos.Imaginar e expor soluções para uma questão e comunicá-las.Argumentar a respeito de um assunto sobre o qual o grupo conversa.Justificar opiniões pessoais sobre uma assunto num diálogo e numa situação coletiva de comunicação (roda de conversa).
Comunicar-se no cotidiano Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.Expressar oralmente seus  desejos, sentimentos, idéias e pensamentos a um público com o qual se conversa.Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.Seguir instruções e responder a solicitações, compreendendo seus contextos de significação.Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor.

Explicar fatos e fenômenos sociais e/ou naturais.

Produzir oralmente recados e instruções contextualizadas na gestão do cotidiano e nos fazeres infantis.

Narrar e apreciar Utilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas.Narrar histórias utilizando recursos expressivos próprios.Recontar histórias de repetição, a partir das narrações do professor.Relatar brincadeiras.Relatar fatos do cotidiano e expressar-se oralmente com o apoio do professor.
Escrita: no cotidiano Identificar a escrita de seu próprio nome.Reconhecer e nomear as letras iniciais do seu nome.Reconhecer a semelhança gráfica entre a inicial de seu nome e as demais iniciais dos colegas que também possuem a mesma letra.Saberusar objetos de escrita presentes na cultura escolar (giz de cera, lápis, borracha, massinha, posicionar o papel, etc).Arriscar-se a escrever o nome nas situações em que assinar se faz necessário (na produção de desenhos)
Linguagem Escrita e produção de texto Conhecer todas as letras do alfabeto (letra bastão sem enfeites e desenhos).Saber ordenar as letras do alfabeto.Escrever observando a orientação e o alinhamento que caracterizam a escrita da Língua Portuguesa.Escrever utilizando o alfabeto móvel, para que as crianças sejam levadas a pensar sobre as especificidades do sistema do e escrita alfabética.Escrever o seu nome

Identificar e diferenciar a escrita de nomes de outros membros da turma a partir de uma lista.

Utilizar textos do cotidiano tais como bilhete, comunicados, convites e listas (dos aniversariantes).

Localizar palavras num texto que se sabe de memória tais como brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, tirinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.

Utilizar conhecimento sobre o sistema de escrita para localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico (subtítulo em um índice de livro etc).

Leitura:Desenvolver Comportamento leitor Leitura em voz alta (professor): Ler narrativas e contos para as crianças tornando observáveis as linguagens próprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.Fazer usode comportamento básicos de um leitor, tais como ler a partir da capa, virar páginas sucessivamente etc.Diferenciara narrativa oral e a leitura de histórias.Escutar a leitura de histórias.Relacionar texto e imagem e antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinha e revista de heróis.

Diferenciar tipos de livros e nomeá-los.

Conhecer os diferentes usos e funções desses livros.

Apreciar e ler por prazer, oferecer momentos de leitura, manuseio de livros de maneira livre.

Ler ainda que não convencionalmente Professor criar oportunidades de leitura de diferentes gêneros textuais: parlendas, quadrinhas, cantigas, receitas,etc.Ajustar o falado ao escrito a partir dos textos já memorizados.Localizar palavras num texto que sabe de memória tais como as brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.Procurar informações, em imagens, de livros e enciclopédias sobre assuntos relacionados a plantas, corpo humano, animais, entre outros.

EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA

Expectativas de Aprendizagens Sugestões a serem desenvolvidas
Explorar número Recitar parlendas que envolvam números.Recitar a sequência numérica até o maior número  possível e, paulatinamente, ampliá-laExplorarquantidade em brincadeiras e práticas cotidianas (calendário, distribuição de materiais, contar objetos e pessoas).Explorar notações numéricas em diferentes contextos: registro de jogos, controle de materiais da sala, quantidade de pessoas que vão merendar ou que vão a um passeio etc.Explorar a sequência numérica, considerando que é possível estender a sucessão de números tanto quanto se queira.

Consultar alguns referenciais numéricos: fita métrica, quadro, numérico, livros com muitas páginas para ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória.

Saber que o número que vem depois na série numérica para determinar qual é o maior.

Utilizar os números que já conhece para escrever outros números, apoiando-se na numeração falada e na escrita.

Explorar espaço e forma Desenhar e interpretar imagens de objetos a partir de diferentes pontos de vista.Descrever, interpretar a posição de objetos e pessoas.Identificar e explicitar algumas características de certas figuras e corpos geométricos.
Explorar medidas Identificar notas e moedas do sistema monetário vigente.Usar notas e moedas nos contextos de brincadeiras: pagar dar troco.Utilizar a unidade de tempo- dia, mês e ano para marcar os acontecimentos.

 

EXPLORAÇÃO DA  NATUREZA E SOCIEDADE

Expectativas de Aprendizagens Sugestões a serem desenvolvidas
Explorar o ambiente físico e social Observar fenômenos e elementos da natureza presentes no dia a dia e reconhecer algumas características – calor produzido pelo sol, chuva, claro escuro, quente frio relacionando-as à necessidade de abrigo e alguns cuidados básicos: agasalhar-se, não ficar exposto ao sol, fechar ou abrir janela; acender ou apagar a luz.Reconhecer partes do corpo- mão, boca, , nariz etc.Conheceralguns aspectos da vida do entorno da escola e casa- parque, lojas, mercado, feira livre, padaria etc.Identificar alguns papéis sociais existentes em seu grupo de convívio – escola e casa
Cuidar do ambiente Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.Jogar lixo em recipientes próprios, separando, com a ajuda da professora, papéis e outros.
Explorar e Conhecer Observar animais, plantas e diferentes tipos de solos do ambiente, próximo do entorno, em imagens de vídeo, livro e ou revista e ou visita a praças e parques, como zoológico, comparando suas características – nos animais: características externas, hábitos, alimentação, habitat, nas plantas: tamanho, presença e forma de folha, caule, flor, solo: sua umidade, composição etc.Pesquisar hábitos e necessidades básicas dos animais e plantas do seu entorno e apontar os cuidados básicos de alimentação e abrigo.Analisar e comparar hábitos e costumes de animais de outras regiões com os da sua.Perceber as transformações que estão ocorrendo em seu corpo perda dos dentes, crescimento.Reconhecer os elementos que compõem a paisagem onde vive.

Indagar e  reconhecer relações de mudanças e permanências nos costumes familiares, nos costumes de outras culturas e civilizações e em civilizações e/ou pessoas próximas de outras épocas.

Identificar em fotos, relatos e outros registros, algumas características do ambiente e/ou das pessoas do lugar, apontando semelhanças e diferenças com o tempo presente.

 

EXPLORAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE:  MUSICAL, CORPORAL, TEATRAL E VISUAL

Expectativa de Aprendizagem Sugestões a serem desenvolvida
Linguagem Musical Reconhecer diferentes características físicas e sonoras de objetos e instrumentos musicais.Reconhecer o som e saber o nome de alguns instrumentos musicais.Acompanhar a narrativa de histórias usando objetos e instrumentos musicais para sonorizá-las.Possuir um repertório de músicas e canções, brincadeiras de roda, jogos, parlendas e trava-línguas.Pesquisar e construir alguns instrumentos musicais de percussão, de sopro, de corda etc, com materiais alternativos.

Associar-se por música de diferentes gêneros, estilos, época e culturas.

Linguagem Corporal Explorar pelo movimento o próprio corpo.Dançar coordenando movimentos com os dos companheiros.Dançarcriando, imitando e coordenado movimentos com uso de materiais, diversos (lenços, bola, fitas etc).
Linguagem Teatral Participar de brincadeiras tradicionais cantadas que envolvam a representações de papéis.Dramatizar histórias conhecidas.Encenar histórias com bonecos e brinquedos, individualmente ou em grupo.Confeccionar e utilizar fantoches, bonecos e figuras de sobras.Confeccionar e utilizar máscaras na composição de um personagem.

Apresentar-se em produções teatrais para outras crianças, pais e professores.

Interessar-se por apresentações de teatro profissional com objetos, fantoches, sobras ou atores.

Interessar-se por apresentações de teatro feitas por outras crianças com objetos, fantoches, sombras ou atores.

Linguagem Visual Identificar e nomear as diferentes manifestações do campo visual: fotografia, cinema, pintura, desenho.Reconhecer algumas obras de artistas  que lhe foram apresentados, podendo expressar verbalmente ou gestualmente suas impressões a partir da obra.Demonstrar prazer e interesse por marcar diversos suportes com suas garatujas básicas.Reconhecer sua marca gráfica entre outras produções de outras crianças(no mural da sala ou na roda de observação das produções do grupo).

 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DAS  CRIANÇAS

Quanto a Avaliação das Aprendizagens a CEMEI tem o cuidado de seguir as orientações das Leis e as Normativas da Educação Infantil brasileira, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil  e a Lei de Diretrizes e Bases  da Educação Nacional.

Esses documentos sugerem o acompanhamento e registro do desenvolvimento infantil, sem o objetivo de promoção.

Sendo assim a equipe pedagógica da EMEI tem realizado uma avaliação processual e formativa.

Processual: avalia o percurso das crianças, verificando como elas estão evoluindo, sem buscar classificá-la. Mas observa  como se relacionam com os adultos e com outras crianças, como passam o dia, do que gostam e não gostam de brincar, do que gostam de comer e como gostam de dormir, como desenvolvem as atividades na sala de aula.

O professor observa e faz o registro escrito no seu diário de classe, avalia também as produções das crianças através dos portfólios e ficha individual.

É formativa porque permite o professor rever todos os passos do planejamento do processo ensino e aprendizagem, pois a avaliação não se da somente no final do trabalho, é tarefa permanente do professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional comprometida com o desenvolvimento da criança.

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