Plano de Aula

Planos de Aula para professores.


planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades, planejar é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente, com plano de aula.

planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem.

A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.
Nesta postagem trago para vocês vários modelos e exemplos de plano de aula, para ajudar você professor:

Planos de Aula para professores.

Aprenda a preparar um Plano de Aula. Modelos e planos de aulas prontos para você baixar e adaptar:

Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

Como Fazer: Plano de Aula para imprimir

Parte unica:

Plano de Aula - Modelos de Planos de aula e exemplos - Plano Anual.

Plano de Aula: Como fazer – passo a passo – VÍDEO:

Nesse vídeo: Orientações sobre como fazer um plano de aula.

A tarefa de professor não é nada fácil, pois exige dos mesmos muita dedicação, planejamento e estudo, pois tudo aquilo que é trabalhado em sala de aula merece ser revisto e bem preparado.

Para montar um plano de aula, o professor deve ir ao encontro do interesse de seus alunos, além dos conteúdos abordados nas séries, exigidos dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs.

Ir para a sala de aula sem preparar um bom material, afeta a qualidade da aula, pois o improviso prejudica no que diz respeito aos materiais necessários para a aula, como fazer experiências concretas, trabalhos de pesquisas, um conhecimento prévio do assunto, dentre vários outros.

O importante é que o professor prepare suas aulas buscando os melhores objetivos para as mesmas, aqueles que irão tornar o conhecimento alcançável aos alunos, além de promover as principais noções de cidadania para os mesmos.

Planos de Aula: Modelos prontos.

Plano de Aula modelos prontos.

Para quem está começando a criar a rotina de prática pedagógica, é fundamental entender o que irá fazer durante uma apresentação de aula.  Confira:

Plano de Aula - Modelos de Planos de aula e exemplos - Plano Anual.

Modelos de planejamento escolar anual –  1° ao 5° ano:

Modelo de Plano de Aula anual para Educação Infantil.

Ensinar é também saber planejar. Obviamente na educação infantil não é diferente. É nesse momento que o professor deve colaborar na construção da base da criança, de modo que ele esteja mais preparado para lidar com os diversos conhecimentos que irá adquirir pela frente e possa fazer suas escolhas de forma consciente.

 Para atingir os seus objetivos educacionais, é preciso que utilize métodos que reforcem o seu compromisso profissional, de modo que tenha sempre em mente o desenvolvimento integral da criança, mais especificamente até os seis anos.

Ao elabora o seu plano para o público infantil, é fundamental que leve em consideração os aspectos físico, psicológico, intelectual e social, a fim de complementar a ação da família e da comunidade.

Plano de Aula - Modelos de Planos de aula e exemplos - Plano Anual. Plano de Aula - Modelos de Planos de aula e exemplos - Plano Anual. Plano de Aula - Modelos de Planos de aula e exemplos - Plano Anual. Plano de Aula - Modelos de Planos de aula e exemplos - Plano Anual. Plano de Aula - Modelos de Planos de aula e exemplos - Plano Anual.

Modelo de Plano de Aula anual para Ensino Fundamental.

Planejamento anual de Geografia:

Planejamento anual de História:

Planejamento anual de Ciências:


Dicas extras para fazer o seu Planos de Aula para professores.

Desenvolva aulas Temáticas!

Defina qual será o tema que você irá trabalhar com a turma naquele momento, como por exemplo, nos meses que possuem datas comemorativas como páscoa, dia do índio, dia da independência, pois assim você terá um assunto para discutir com os alunos. – Aulas temáticas são sempre mais interessantes e te obrigam a gerar um contexto multi e interdisciplinar. Valorize, contextualize e encante seus alunos.

Crie algo customizado para seu público

Identifique qual serão a série e a turma que você estará trabalho, pois só assim você saberá como aplicar as atividades para os jovens e crianças de acordo com as suas necessidades. – Uma atividade que funciona com crianças não funciona tão bem com adolescentes, apesar da pouca diferença de idade as mudanças de comportamento são radicais. Conheça o seu público e crie algo dentro dos interesses dele.

Tenha noção do Tempo!

Saiba o tempo do início e do término de cada atividade, afinal pode ser que as atividades durem mais que o previsto ou menos, mas depende muito de como irá proceder cada atividade e como os alunos irão desenvolver. – A questão está em prever e saber prever, pois uma atividade fora de hora pode atrapalhar seus objetivos e te obrigar a modificar o planejamento das aulas seguintes.

Tenha sempre um objetivo em Mente!

Defina quais serão os objetivos, o que você pretende passar para os seus alunos, não precisa colocar grandes projetos mais sim qual será o conhecimento adquirido pelos seus alunos na sala de aula. – Toda a vez que temos um objetivo em mente, nosso corpo e cérebro reagem a isso e nos fazem ficar mais focado em alcança-lo. Ao criar o seu plano de aula, coloque pelo menos um objetivo como ponto central de seus esforços.

A chave está no desenvolvimento da aula!

Saiba como você irá desenvolver o tema que foi escolhido, se será feito através de teatro, música, dança, jogos, debate, filme…. Tenha em mente que tudo precisa ser feito para que a aula seja mais divertida e contagiante, promovendo memórias e sempre surpreendendo o estudante.

Liste seu material – Se prevenir nunca é demais!

Quais serão os materiais didáticos que serão necessários para desenvolver as atividades como cola, quadros, papéis, canetas, lápis de cor, glíter, som, fantoches etc. Lembre-se de que tudo precisa ser feito com antecedência para garantir alguns materiais na escola, que independente de ser pública ou privada deve oferecer todo o material sem gerar custos ao professor.

Sempre teste seus alunos, e teste muito!

A avalição é muito importante, pois ajudará você a perceber quais são as dificuldades do aluno ou se ele conseguiu desenvolver tudo o que foi proposto. Procure avaliar o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto. – Pessoalmente, eu gosto de testar os alunos em cada etapa, das mais variadas maneiras. Acredito que se produzimos muitos testes, encontramos mesmo que por sorte uma linguagem adaptada ao aluno, ao mesmo tempo que trabalhamos para fortalecer a famosa avaliação 360º que tanto nos sugerem nos processos de avaliação continuada.

Enfim, é claro que todos os planos de aula são diferentes uns dos outros e muito depende da escola que você está trabalhando e do desenvolvimento da turma, mas procure sempre inovar e fazer uso desse recurso para tornar a sua aula bem mais dinâmica e divertida ao mesmo tempo que documenta sua experiência docente, que é sempre muito valiosa.

Fonte: Felipo Bellini – http://demonstre.com/como-fazer-um-plano-de-aula/

Referência: COMO FAZER UMPLANO DE AULA PARA O ENSINO INFANTIL Autora: Simone Helen Drumond http://simonehelendrumond.blogspot.com

 


12 Comments

  1. Boa noite… adorei o site.. parabens…. sou professora de artes e gostaria de apostila se tiveram na area da educação especial… obrigada

    1. Parabéns, excelente seu trabalho.Peço por gentileza se você tiver plano de ensino anual de geografia adaptado mande o modelo em meu e-mail para que possa adaptá-lo para minha realidade este ano estou com uma diversidade de alunos com necessidades especiais e estou desesperada pois não sei fazer planejamento adaptado.

  2. muito bom, tudo bem? ministro Aulas de história e geografia do 6º a 9º ano. Peço que me envie os planos de aulas, desde de já muito grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *