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Planejamento Anual para Maternal 1

Nesta postagem selecionamos algumas sugestões e modelos de Planejamento Anual para Maternal 1, indicado para alunos da educação infantil e prontos para baixar em PDF.

Um elemento-chave do ensino eficaz reside no planejamento das atividades de ensino e de aprendizagem realizadas na escola, particularmente na sala de aula. Esse planejamento deve ser feito para cada dia de aula e é parte das responsabilidades profissionais do professor.

Sem ele, os objetivos de aprendizagem perdem o sentido. Por isso, um plano de aula deve conter, ainda que de maneira resumida, as decisões pedagógicas do professor a respeito do que ensinar, como ensinar e como avaliar o que ensinou.

E foi pensando nisso que selecionamos nesta postagem  várias sugestões e modelos de Planejamento Anual para Maternal 1, confira:

Planejamento Anual para Maternal 1 em PDF – Educação Infantil

Planejamento Anual para Maternal 1 sobre Educação Musical

  • Cantar: Canções folclóricas. Canções com gestos e movimentos corporais. Canções para se dançar. Canções com o nome das crianças. Ecos melódicos. Memória melódica.
  • Percepção do Ambiente Sonoro: Sons externos e internos. Localização do som no espaço.
  • Parâmetros: Timbre – exploração, reprodução e identificação de diversas fontes sonoras. Altura – grave/agudo. Intensidade – forte/piano.
  • Aspectos Rítmicos: Duração – curto/longo. Imitação de motivos rítmicos simples. Pulso (apenas vivência). Andamentos contrastantes.
  • Apreciação: Trabalho de apreciação de temas folclóricos e regionais selecionados pela professora.
  • Sonorização: Sons onomatopaicos de figuras e gravuras. Histórias sonorizadas pelo professor e pelos próprios alunos. Sonorizações vocais e instrumentais bem simples.
  • Lateralidade: Trabalhar movimentos ritmados buscando auxiliar o desenvolvimento motor.
  • Pratica através de parlendas e jogos rítmicos.
  • Praticas de canto e musicas de roda.
  • Improvisação com o corpo como instrumento
  • Dança e movimento: Vivenciar o caráter expressivo de músicas corporalmente.
  • Conhecer pequenas histórias de compositores nacionais e estrangeiros e seus períodos.

Veja também: Atividades para Maternal

Planejamento Anual para Maternal 1 para Educação Física

  • Levar o aluno a adquirir e reproduzir as habilidades motoras: locomoção, manipulação e estabilização;
  • Favorecer o desenvolvimento das capacidades físicas;
  • Desenvolver o gosto e o prazer pela prática de atividades motoras;
  • Oferecer subsídios para desenvolver um senso crítico apurado;
  • Saber fazer uso dos materiais específicos de Educação Física tanto em aula como fora dela;
  • Conhecer e compreender o funcionamento do seu corpo nas diversas situações do cotidiano;
  • Promover o “espírito” de superação, levando assim ao constante aperfeiçoamento;
  • Promover aproveitamento de no mínimo 70% de conhecimento nos conteúdos específicos.
  • Desenvolver a oralidade como forma de expressão durante o movimento.

Planejamento Anual para Maternal 1 de Inglês

  • Proporcionar um primeiro contato com a língua estrangeira através de músicas, histórias e “flashcards”;
  • Compreender os cumprimentos Hello / Good morning / Good afternoon / Bye bye / See you;
  • Compreender e realizar os comandos Let´s sing and dance!/ Stand up! /Sit down on your chair, on the floor;
  • Utilizar o agradecimento Thank you ;
  • Escutar e identificar as músicas trabalhadas ao longo do ano juntamente com os gestos adequados;
  • Associar as palavras com as figuras referentes a animais, frutas, brinquedos, números, cores;
  • Reproduzir palavras referentes a animais, frutas, brinquedos, números, cores

Planejamento Anual para Maternal 1 para trabalhar Linguagem Oral

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Interessar-se por histórias e trabalhar a imaginação da criança;
  • Participar de várias situações de comunicação oral;
  • Estimular a fala por meio da interação com outro; através de gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal;
  • Utilizar o desenho como representação gráfica;
  • Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como: canções e conto de histórias;
  • Interessar-se por histórias e trabalhar a imaginação;
  • Participar de várias situações de comunicação oral;
  • Conhecer a primeira letra do nome;
  • Expressar-se de forma clara e organizada;
  • Conhecer marcas, rótulos e figuras.
  • Manusear materiais impressos, como: revistas, jornais e gibis;

MÚSICAS QUE SERÃO TRABALHADAS DURANTE O ANO:

1. Linda rosa juvenil.
2. Boi da cara preta.
3. O cravo brigou com a rosa.
4. Peixe vivo.
5. Polegares.
7. Pirulito que bate-bate.
8. Marinheiro Só.
9. Jacaré.
10. A canoa virou.
11. Piuí piuí piuí.
12. Cai, cai balão.
13. Ai bota aqui o seu pezinho.
14. Pombinha branca.
15. A barata diz que tem.
16. 10 indiozinhos.
17. Torce retorce.
18. Janelinha abre.
19. Caranguejo.
20. A cobra não tem pé.
21. Ciranda cirandinha.
22. Fui no Itororó.
23. Sapo jururu.
24. Fui morar numa casinha.
25. Pião entrou na roda.
26. Meu chapéu tem três pontas.
27. O trem de ferro.
28. Faz três noites que eu não durmo.
29. Bota ovo.
30. Meu pintinho amarelinho.
31. Borboletinha.
32. Alecrim.
33. Na Bahia tem.
34. Meu lanchinho.
35. Não atire o pau no gato
36. Motorista.
37. A loja do mestre André.
38. Cabeça, ombro e joelho.
39. Bom dia amiguinhos.
40. Palhacinho faz careta.
41. O pato.
42. A foca.
43. Minhoca.
44. Comprei um peixe.
45. O circo já chegou.


Planejamento Anual para Maternal 1 por mês em PDF

A seguir uma maravilhosa sugestão de Planejamento Anual para Maternal 1, organizado por mês e pronto para download em PDF:


Planejamento Anual para Maternal 1 de Artes Visuais

ARTES VISUAIS

  • Trabalhar a imaginação;
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção.
  • Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
  • Observar os elementos constituintes das linguagens visuais: forma, cor, textura e contrastes;
  • Trabalhar a coordenação motora grossa.
  • Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.;
  • Respeitar e cuidar dos objetos produzidos individualmente e em grupo;
  • Observar os elementos constituintes das linguagens visuais: forma, cor, textura e contrastes;
  • Trabalhar a coordenação motora fina;
  • Reconhecer a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, fotografias, cinemas, etc.

Planejamento Anual para Maternal 1 sobre Movimento

MOVIMENTO

  • Trabalhar a coordenação motora grossa;
  • lidar com os limites e com as possibilidades de seu corpo;
  • Ampliar gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.;
  • Obter confiança em seus movimentos;
  • Desenvolver o equilíbrio e a coordenação;
  • Adquirir domínio temporal e espacial do corpo;
  • Explorar diferentes posições com o corpo, objetos;
  • Desenvolver o ritmo;

Confira também: Projeto Estrutura Corporal Maternal I e II


Planejamento Anual para Maternal 1 – NATUREZA E SOCIEDADE

  • Reconhecer as semelhanças e diferenças de cada criança e do grupo social;
  • Reconhecer fenômenos da natureza (chuva / sol, noite / dia, dia nublado/ ensolarado, chuvoso, Calor/ frio);
  • Preservar sua saúde, protegendo-se dos efeitos climáticos: usar protetor solar, agasalhar-se no frio, tirar a blusa no calor etc.;
  • Cuidar do seu corpo, do corpo do outro e da saúde de forma geral;
  • Reconhecer as necessidades dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de observação e cultivo;
  • Respeitar, preservar e cuidar da vida e do meio ambiente;
  • Atribuir significado a eventos sociais, como datas comemorativas;
  • Obter o conhecimento do próprio corpo humano e a exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
  • Comparar as diferenças e semelhanças físicas entre pessoas;
  • Identificar sua família (pai, mãe e irmãos), da família ampla (tios, avôs e etc.) e dos amigos;
  • Reconhecer as instalações e pessoas da escola;
  • Obter contato com fenômenos climáticos, como: dia/ noite dia nublado/ ensolarado, chuvoso, Calor/ frio, Sol/ lua/ estrela/ nuvem;
  • Trabalhar as estações do ano – primavera
  • Perceber a importância da alimentação saudável, da mastigação e da higienização dos alimentos;
  • Obter contato com a natureza através de cuidado com as plantas e animais;
  • Reconhecer bichinhos de jardim;
  • Obter Higiene Pessoal;
  • Adquirir responsabilidades e cuidados com os seus pertences e dos colegas;
  • Trabalhar os hábitos, tradições e costumes, valores e diferentes culturas;
  • Aprender a conviver;
  • Conhecer algumas frutas

Planejamento Anual para Maternal 1 de Matemática

  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação;
  • Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas;
  • Reconhecer e discriminar estímulos visuais (associando-os);
  • Reconhecer as cores e formas;
  • Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas;
  • Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação;
  • Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
  • Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas e concretas;
  • Reconhecer e discriminar estímulos visuais (associando-os);
  • Reproduzir sequências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo;
  • Reconhecer e discriminar numerais;
  • Desenvolver contagem de 1 até 10;
  • Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
  • Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e viso manuais;
  • Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.

Planejamento Anual para Maternal 1 em PDF

Confira a seguir o planejamento anual para maternal 1, elaborado pelo colégio Imaculada Conceição:


Planejamento Anual para Maternal 1 sobre Autonomia e Identidade

  • Desenvolver hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz etc;
  • Criar o habito de usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor,muito obrigado, com licença etc;
  • Desenvolver a independente;
  • Explorar ao máximo os objetos e brinquedos;
  • Brincar com os outros do grupo;
  • Reconhecer progressivamente o próprio corpo, seus limites, singularidades e diferentes sensações que produz;
  • Estimular às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo;
  • Identificar progressivamente as pessoas com as quais convive e os amigos;
  • Participar e interessar-se por situações que envolvam a relação com o outro;
  • Interessar-se por experimentar novos alimentos;
  • Participar da organização da rotina diária;
  • Resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário, para que adquira maior independência;
  • Manifestar desconforto relativo à presença de urina e fezes –interessando-se em desprender-se das fraldas e utilizar o sanitário.
  • Reconhecer e identificar os amigos.

Planejamento Anual para Maternal 1

  1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar…
  2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
  3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
  4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
  5. Identificação do nome próprio.
  6. Identificação das letras do nome próprio.
  7. Identificação das vogais.

CONTEÚDO

  1. Coordenação Motora Ampla.
  2. Coordenação Motora Fina.
  3. Discriminação Auditiva e Visual.
  4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
  5. Estudo do nome próprio.
  6. Estudo das letras do nome próprio.
  7. Apresentação das vogais.

ESTRATÉGIA

  1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
  2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
  3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
  4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
  5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
  6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
  7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

OBSERVAÇÕES:

CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.

  • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
  • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
  • Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
  • Criatividade

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

  • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
  • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
  • Brincadeiras sem regras.
  • Brincadeiras com poucas regras simples.
  • Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
  • Estimulação e motivação.
  • Atividades lúdicas.

Planejamento Anual para Maternal 1 - Planos de aula para Maternal I

Planejamento Anual para Maternal 1 de MATEMÁTICA

OBJETIVO

  1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
  2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
  3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
  4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
  5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
  6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
  7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.

CONTEÚDO

  1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
  2. Conceito de lateralidade.
  3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
  4. Coordenação Motora.
  5. discriminação audiovisual.
  6. Seqüência e seriação.
  7. Numeração:
    Números de 1 à 5
    • Contagem de 1 à 10

ESTRATÉGIA

  1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, …
  2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
  3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
  4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
  5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
  6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
  7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

OBSERVAÇÕES:

Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.

A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.

A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.

“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”


Planejamento Anual para Maternal 1 de ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO

  1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
  2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  4. Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO

  1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  2. Calendário (relação espaço tempo).
  3. Família.
  4. Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA

  1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


Planejamento Anual para Maternal 1 - Planos de aula para Maternal I

Planejamento Anual para Maternal 1 de CIÊNCIAS

OBJETIVO

  1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  3. Estimulação dos 5 sentidos.
  4. Estimular o cuidado com a natureza.
  5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
  6. Discriminação entre liso e áspero.
  7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

CONTEÚDO

  1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  2. Esquema corporal.
  3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  4. Horticultura e jardinagem.
  5. Texturas (liso e áspero).

ESTRATÉGIA

  1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  4. Plantação de mudas e flores.
  5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  7. Apresentação de alimentos.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


Planejamento Anual para Maternal 1 de ARTES

OBJETIVO

  1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO

  1. Artes: desenho livre e pintura.
  2. Argila e massinha.

ESTRATÉGIA

  1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  2. Material de sucata e criatividade do professor.
  3. Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  3. Permitir que a criança seja independente.
  4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  7. Mante-la ocupada.

Levar a criança a participar das atividades de grupo.


O que trabalhar com crianças do maternal 1

OBJETIVO:

Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

ATIVIDADES:

  • Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
  • Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
  • Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.
  • Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
  • Estimulação do próprio corpo,m identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
  • Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
  • Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
  • Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
  • Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
  • Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
  • Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
  • Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividadespossíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
  • Apresentação das cores.
  • Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
  • Contos de histórias curtas.
  • Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar demassinha, etc.
  • Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
  • Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos,parquinho, etc.
  • O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
  • Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
  • Traçados simples: Coordenação Motora.
  • Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:

1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mantê-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

OBSERVAÇÕES: CARACTERÍSTICAS:

Aproximadamente entre 2 e 3 anos.

  • Egocentrismo.
  • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
  • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

  • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
  • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

    1. MARIA
    2. Albertina Oliveira da Silva

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