Ícone do site Educação e Transformação

Planejamento Anual para Maternal 1

Planejamento Anual para Maternal 1 - Planos de aula para Maternal I

Nesta postagem selecionamos algumas sugestões e modelos de Planejamento Anual para Maternal 1, indicado para alunos da educação infantil e prontos para baixar em PDF.

Um elemento-chave do ensino eficaz reside no planejamento das atividades de ensino e de aprendizagem realizadas na escola, particularmente na sala de aula. Esse planejamento deve ser feito para cada dia de aula e é parte das responsabilidades profissionais do professor.

Sem ele, os objetivos de aprendizagem perdem o sentido. Por isso, um plano de aula deve conter, ainda que de maneira resumida, as decisões pedagógicas do professor a respeito do que ensinar, como ensinar e como avaliar o que ensinou.

E foi pensando nisso que selecionamos nesta postagem  várias sugestões e modelos de Planejamento Anual para Maternal 1, confira:

Planejamento Anual para Maternal 1 em PDF – Educação Infantil

Planejamento Anual para Maternal 1 sobre Educação Musical

Veja também: Atividades para Maternal

Planejamento Anual para Maternal 1 para Educação Física


Planejamento Anual para Maternal 1 de Inglês


Planejamento Anual para Maternal 1 para trabalhar Linguagem Oral

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

MÚSICAS QUE SERÃO TRABALHADAS DURANTE O ANO:

1. Linda rosa juvenil.
2. Boi da cara preta.
3. O cravo brigou com a rosa.
4. Peixe vivo.
5. Polegares.
7. Pirulito que bate-bate.
8. Marinheiro Só.
9. Jacaré.
10. A canoa virou.
11. Piuí piuí piuí.
12. Cai, cai balão.
13. Ai bota aqui o seu pezinho.
14. Pombinha branca.
15. A barata diz que tem.
16. 10 indiozinhos.
17. Torce retorce.
18. Janelinha abre.
19. Caranguejo.
20. A cobra não tem pé.
21. Ciranda cirandinha.
22. Fui no Itororó.
23. Sapo jururu.
24. Fui morar numa casinha.
25. Pião entrou na roda.
26. Meu chapéu tem três pontas.
27. O trem de ferro.
28. Faz três noites que eu não durmo.
29. Bota ovo.
30. Meu pintinho amarelinho.
31. Borboletinha.
32. Alecrim.
33. Na Bahia tem.
34. Meu lanchinho.
35. Não atire o pau no gato
36. Motorista.
37. A loja do mestre André.
38. Cabeça, ombro e joelho.
39. Bom dia amiguinhos.
40. Palhacinho faz careta.
41. O pato.
42. A foca.
43. Minhoca.
44. Comprei um peixe.
45. O circo já chegou.


Planejamento Anual para Maternal 1 por mês em PDF

A seguir uma maravilhosa sugestão de Planejamento Anual para Maternal 1, organizado por mês e pronto para download em PDF:


Planejamento Anual para Maternal 1 de Artes Visuais

ARTES VISUAIS


Planejamento Anual para Maternal 1 sobre Movimento

MOVIMENTO

Confira também: Projeto Estrutura Corporal Maternal I e II


Planejamento Anual para Maternal 1 – NATUREZA E SOCIEDADE


Planejamento Anual para Maternal 1 de Matemática

Planejamento Anual para Maternal 1 em PDF

Confira a seguir o planejamento anual para maternal 1, elaborado pelo colégio Imaculada Conceição:


Planejamento Anual para Maternal 1 sobre Autonomia e Identidade


Planejamento Anual para Maternal 1

  1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar…
  2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
  3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
  4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
  5. Identificação do nome próprio.
  6. Identificação das letras do nome próprio.
  7. Identificação das vogais.

CONTEÚDO

  1. Coordenação Motora Ampla.
  2. Coordenação Motora Fina.
  3. Discriminação Auditiva e Visual.
  4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
  5. Estudo do nome próprio.
  6. Estudo das letras do nome próprio.
  7. Apresentação das vogais.

ESTRATÉGIA

  1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
  2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
  3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
  4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
  5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
  6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
  7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

OBSERVAÇÕES:

CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:


Planejamento Anual para Maternal 1 de MATEMÁTICA

OBJETIVO

  1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
  2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
  3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
  4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
  5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
  6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
  7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.

CONTEÚDO

  1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
  2. Conceito de lateralidade.
  3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
  4. Coordenação Motora.
  5. discriminação audiovisual.
  6. Seqüência e seriação.
  7. Numeração:
    Números de 1 à 5
    • Contagem de 1 à 10

ESTRATÉGIA

  1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, …
  2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
  3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
  4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
  5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
  6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
  7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

OBSERVAÇÕES:

Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.

A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.

A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.

“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”


Planejamento Anual para Maternal 1 de ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO

  1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
  2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  4. Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO

  1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  2. Calendário (relação espaço tempo).
  3. Família.
  4. Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA

  1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


Planejamento Anual para Maternal 1 de CIÊNCIAS

OBJETIVO

  1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  3. Estimulação dos 5 sentidos.
  4. Estimular o cuidado com a natureza.
  5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
  6. Discriminação entre liso e áspero.
  7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

CONTEÚDO

  1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  2. Esquema corporal.
  3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  4. Horticultura e jardinagem.
  5. Texturas (liso e áspero).

ESTRATÉGIA

  1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  4. Plantação de mudas e flores.
  5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  7. Apresentação de alimentos.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


Planejamento Anual para Maternal 1 de ARTES

OBJETIVO

  1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO

  1. Artes: desenho livre e pintura.
  2. Argila e massinha.

ESTRATÉGIA

  1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  2. Material de sucata e criatividade do professor.
  3. Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  3. Permitir que a criança seja independente.
  4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  7. Mante-la ocupada.

Levar a criança a participar das atividades de grupo.


O que trabalhar com crianças do maternal 1

OBJETIVO:

Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

ATIVIDADES:

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:

1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mantê-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

OBSERVAÇÕES: CARACTERÍSTICAS:

Aproximadamente entre 2 e 3 anos.

  • Egocentrismo.
  • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
  • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

  • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
  • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
Sair da versão mobile