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Plano de aula folclore educação infantil

Selecionamos nesta postagem excelentes sugestões e ideias prontas para o seu Plano de aula folclore educação infantil.

Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”).

Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.

Veja também: Atividades sobre o folclore.

Plano de aula folclore educação infantil

Plano de aula folclore educação infantil

Objetivo Geral:

  • Conscientizar-se de nossa herança cultural, buscando através da literatura folclórica.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer o que é folclore e sua origem;
  • Resgatar a importância do folclore;
  • Pesquisar lendas, parlendas, crenças, provérbios…

Conteúdo:

  • Música;
  • Trava línguas;
  • Caça palavras;
  • Cruzadinhas;
  • Adivinhações;
  • Dobraduras e desenhos.

Estratégias:Leitura de textos informativos e literários;

  • Confecção e ilustração de um livrinho;
  • Ilustração de frases populares;
  • Confecção de brinquedos;
  • Exposição de trabalhos realizados.

Recursos:

  • Livros diversos;
  • Sucata para maquetes;
  • Papéis coloridos;
  • Cartolinas coloridas;

Avaliação:

  • Participação;
  • Interesse;
  • Criatividade;
  • Responsabilidade;

Confira outras Ideias e Sugestões para trabalhar o Dia do Folclore.


Plano de aula folclore educação infantil – O Folclore Brasileiro

Plano de aula folclore educação infantil - O Folclore Brasileiro

Plano de aula folclore educação infantil – O Folclore Brasileiro

Justificativa

A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história, me levou a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do “Hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.

Objetivo Geral: Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores.

Objetivo Específico:

  • Resgatar tradições;
  • Valorizar o folclore brasileiro;
  • Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
  • Estimular a criança e sua imaginação;

Desenvolvimento

  • Conversa informativa recolhendo dados que já conhecem e o que não conhecem, contando histórias e lendas, com perguntas.

O que sabem

O que não sabem

Gostariam de saber

  • Contar a história do Saci Pererê, explicando suas características físicas, seus valores, e suas atitudes.
  • Desenho livre de personagens do folclore.
  • Trabalhar trava-línguas;
  • Formas geométricas, com desenhos dos personagens do folclore,
  • Parlendas;
  • “O que é, o que é?”,
  • Jogos matemáticos;
  • Modelagem com massinha dos personagens do Folclore;
  • Cantigas de rodas folclóricas;
  • Reescrita de lendas

Recursos

  • Aparelho de som;
  • Blocos lógicos;
  • Vídeo;
  • Materiais didáticos ( cartolinas, giz, lápis de cor);
  • Livros de histórias;
  • Sucatas;

Avaliação

  • Através de conversa informal;
  • Criação de textos sobre todo o projeto

Plano de aula folclore educação infantil e series iniciais

Plano de aula folclore educação infantil e series iniciais

Plano de aula folclore educação infantil e series iniciais

Justificativa:

  • Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.

Objetivo:

  • Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

Conteúdos

a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.

b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.

c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

Áreas:

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.

b) Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.

c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.

d) Movimento: dança, brincadeiras.

e) Música: cantigas.

f) Arte: dramatização de lendas.

g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).

Recursos:

  • livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.

Avaliação:

  • A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

Atividade Culminante:

  • Exposição para os pais, do Projeto Folclore e, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.

Também sugerimos essas outras ideias para trabalhar a semana do folclore


Plano de aula folclore educação infantil na escola

Plano de aula folclore educação infantil na escola

Plano de aula folclore educação infantil na escola

A história da humanidade é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo.

A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.

Justificativa:

O folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.

Objetivos:

  • Valorizar as manifestações culturais;
  • Estimular a ampliar a linguagem oral;
  • Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades;
  • Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda.

Estrutura/Recursos:

Serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras, trava-línguas, e advinhas.

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.

Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira, criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.

Para tanto, utilizaremos:

  • Pesquisa no LIED e com familiares;
  • Programa color paint, writer;
  • Jogos e brincadeiras; Leitura e ordenação de textos;
  • Representação de cantigas e parlendas;
  • História legendada;
  • Quebra-cabeças sobre personagens das lendas e jogos da memória.

Procedimentos:

Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);

  • Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
  • Pesquisar com pais lendas conhecidas;Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos;
  • Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
  • Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações problema em matemática);
  • Pedir aos alunos (em duplas) que reescrevam algumas lendas;
  • Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma;
  • Socializar os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;
  • Levar para casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler;
  • Ler algumas adivinhas para turma, que tentam descobrir as respostas;
  • Organizar um campeonato de adivinhas na sala;
  • Representação de cantigas de roda e parlendas
  • Confecção de móbiles referente as parlendas trabalhadas
  • Promover pesquisas na internet.

Avaliação:

Por ser este um tema rico em conteúdos e atividades a serem desenvolvidas possibilitando um bom rendimento no trabalho dos conteúdos acima citados, conclui-se que esse é um tema relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências já anteriormente citadas.


    1. Ma Cilene Silva
    2. juliana albuquerque

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