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Plano de aula folclore educação infantil

Plano de aula folclore educação infantil

Plano de aula folclore educação infantil

Selecionamos nesta postagem excelentes sugestões e ideias prontas para o seu Plano de aula folclore educação infantil.

Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”).

Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.

Veja também: Atividades sobre o folclore.

Plano de aula folclore educação infantil

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos:

Conteúdo:

Estratégias:Leitura de textos informativos e literários;

Recursos:

Avaliação:

Confira outras Ideias e Sugestões para trabalhar o Dia do Folclore.


Plano de aula folclore educação infantil – O Folclore Brasileiro

Plano de aula folclore educação infantil – O Folclore Brasileiro

Justificativa

A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história, me levou a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do “Hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.

Objetivo Geral: Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores.

Objetivo Específico:

Desenvolvimento

O que sabem

O que não sabem

Gostariam de saber

Recursos

Avaliação


Plano de aula folclore educação infantil e series iniciais

Plano de aula folclore educação infantil e series iniciais

Justificativa:

Objetivo:

Conteúdos

a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.

b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.

c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

Áreas:

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.

b) Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.

c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.

d) Movimento: dança, brincadeiras.

e) Música: cantigas.

f) Arte: dramatização de lendas.

g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).

Recursos:

Avaliação:

Atividade Culminante:

Também sugerimos essas outras ideias para trabalhar a semana do folclore


Plano de aula folclore educação infantil na escola

Plano de aula folclore educação infantil na escola

A história da humanidade é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo.

A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.

Justificativa:

O folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.

Objetivos:

Estrutura/Recursos:

Serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras, trava-línguas, e advinhas.

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.

Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira, criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.

Para tanto, utilizaremos:

Procedimentos:

Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);

Avaliação:

Por ser este um tema rico em conteúdos e atividades a serem desenvolvidas possibilitando um bom rendimento no trabalho dos conteúdos acima citados, conclui-se que esse é um tema relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências já anteriormente citadas.

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