<

Plantas Carnívoras


As plantas carnívoras também denominadas de plantas insectívoras têm a grande capacidade de atrair diversos tipos de animais para sua emboscada, como insetos, sapos, aves, cada uma delas possuem uma espécie de ataque diferente para atrair e atacar sua presa. Vamos conhecer alguma delas?

Afinal, o que são as plantas carnívoras?

Alguns filmes já retrataram as plantas carnívoras de uma forma bastante assustadora e até mesmo agoniante, despertando o interesse e a curiosidade de milhares de pessoas devido suas formas que são bastante exóticas e trapaceiras, apesar de possuírem tamanhos e formatos assustadores, são importantes para o equilíbrio do nosso ecossistema.

As plantas carnívoras produzem seu próprio alimento, ou seja, podem ser considerados organismos autotróficos, realizam fotossíntese, e o principal motivo de capturar suas presas é para garantir nutrientes para sua sobrevivência, pois as mesmas crescem em solos com pouca estrutura de nutrientes para a sobrevivência da mesma.

Vamos conhecer algumas delas?

1 Drosera capensis ou Drosera cabo

Drosera capensis ou Drosera cabo

Essas plantas carnívoras marcam sua presença principalmente no sul da África, fazem parte da família Droseraceae, possui um estilo de formato incomum, como a de uma roseta nativa. Pelo fato do seu tamanho e forma serem de estatura pequena não é tão fácil de encontrá-la pelo olhar tão rapidamente, as folhas dessas plantas podem chegar a medir 3 cm e 0,5 de largura , os tentáculos são finos e possui uma substancia digamos bem pegajosa,  e visualmente são bem bonitas de se ver. Já na parte do ataque das presas as folhas contribuem para que os insetos se sintam atraídos e acabam posando sobre elas, com isso a Drosera não perde tempo, quando o inseto entre em contato com suas folhas não conseguem mais escapar, após a captura a planta enrola rapidamente o inseto em seus tentáculos, degustando bem tranquilamente sua refeição.

Essa imagem retrata bem o momento do ataque, são plantas de fácil cultivo pelo fato de possuir sementes que são produzidas diariamente ao longo da sua vida.

2 DIONAEA MUSCIPULA OU APANHA MOSCAS

DIONAEA MUSCIPULA OU APANHA MOSCAS

Visualmente é considerada umas das plantas carnívoras mais incrível de todo planeta terra, apenas seu tamanho que é pequeno em relação às outras espécies podendo medir menos de 15 cm, essa carnívora é extremamente ágil, esperta e principalmente eficiente em seu ataque contra a presa, para se ter idéia, seus movimentos acontecem em menos de 0,3 segundos, ou seja, é muito rápido, com isso facilita a captura do seu alimento, além de insetos tem a capacidade de comer sapos, lagartixas, aranhas, e é praticamente impossível escapar do seu ataque, pois possuem em sua mandíbula de 15 a 20  dentes nas bordas, a digestão dessa planta dura por 10 dias, isso mesmo, processo longo não é? E fazem parte das poucas plantas que conseguem realizar movimentos.

Sim, ela possui um formato bem estranho, não é?  Elas também fazem parte da família Droseraceae, e podem ser encontradas principalmente na America do norte, em climas tropicas mediterrâneo, temperado, enfim, é uma planta bastante adaptativa aos ambientes.

3 NEPHENTES NURSERY

NEPHENTES NURSERY

É encontrada em áreas tropicais, principalmente no continente asiático, é uma espécie trepadeira, e se acomodam entre as arvores, com essa acomodação atrai insetos desavisados da sua presença que pousam tranquilamente sobre a boca da planta. Mede em torno de 35 cm, o seu ataque é através de substancias digestiva localizada no fundo do Jarro, Jarro? Sim, essas plantas carnívoras em sua aparência têm o formato de um jarro. Incrível não é?

4 NEPHENTES RAJA

NEPHENTES RAJA

Essas plantas carnívoras estão entre as maiores espécies já conhecidas mundialmente, podendo chegar a medir 6 metros de altura, são encontradas principalmente na malásia, essas plantas igualmente a nursery, possuem uma estrutura que aparentam pequenos jarros nas pontas das folhas, na abertura dessa planta é encontrado uma espécie de tampa que auxilia na armadilha, no interior da abertura podemos encontrar uma espécie de liquido que atrai diversas presas para armadilha preparada.

Fonte: Atlas obscura

Essa imagem retrata bem toda estrutura da planta carnívora, principalmente as laterais escorregadias que impossibilitam que a presa tenha alguma chance. As mesmas contem mais de 200 ml de água em sua estrutura. A natureza é incrível!

5 DARLINGTONIA OU PLANTA COBRA

DARLINGTONIA OU PLANTA COBRA

Esse tipo de planta é bem antiga, sua descoberta foi por volta do ano de 1841, na Califórnia, a mesma libera néctar que atrai os insetos para o seu fim, pois em sua estrutura há uma espécie de uma água que afoga as presas, essas presas passam por um estilo de túnel escorregadio e é jogado num poço de água repleto de bactérias, geralmente esses animais são transformados em nutrientes importantes para sua sobrevivência.

É uma planta que não é muito propicia de ser cultivada e de difícil acesso.

Já no território Brasileiro, podemos mencionar duas:

6 UTRICULARIA:

UTRICULARIA:

A Utricularia faz parte da família lentibulariaceae, o seu habitat natural é aquático ou até mesmo semi aquático, dependendo da espécie que são classificadas, pois algumas podem crescer em arvores, solos, e até mesmo em pedras.  No âmbito aquático as armadilhas são pequenas vesículas, essas vesículas é uma espécie de uma bolsa, em seu exterior há uma espécie de pelos, a presa que encosta nesses pelos  é jogada para dentro de uma forma bastante rápida, iniciando assim um processo longo de digestão.

7 HELIAMPHORA

HELIAMPHORA

Esses tipos de plantas carnívoras são raras e foram recentemente descobertas, estão presentes na Venezuela, Guiana e fronteira com Brasil, geralmente costumam se localizar a mais de 2000 m de altitude, nos montes tepuis. O seu “ataque” ocorre pela sua forma e beleza, pois em sua estrutura há cores chamativas que chamam atenção das presas, não apenas as cores são atraídas pelo cheiro exalado do néctar, a digestão diferentemente das outras plantas não acontece por enzimas digestivas, pois essas plantas não possuem essas enzimas, a digestão é realizada por bactérias.

CURIOSIDADES

  •  Como mencionado ainda se tem na imaginação que plantas carnívoras são assustadoras e monstruosas, mas isso se torna apenas um mito, muitas delas possuem folhas e estrutura bastante delicadas que é preciso de certo cuidado para tocá-las, são poucas que possuem algum tamanho exorbitante, sendo que a grande maioria são pequenas.
  • O Brasil pode ser considerado o segundo pais com maior concentração de plantas carnívoras, perdendo apenas para Austrália

Diante disso é muito bacana passar e estudar essas informações com as crianças, levando em contra a busca pela curiosidade e o conhecimento sobre essas plantas tão especiais, tirando o mito que são perigosas e assustadoras. Que tal cultivá-las ai na sua casa?


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.