Projeto Dia da Água para Educação Infantil


Confira a seguir algumas sugestões e dicas para o Projeto Dia da Água para Educação Infantil – 22 de Março. 

Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU. Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

Veja mais em:

Projeto Dia da Água para Educação Infantil – Água e suas utilidades

Projeto Dia da Água para Educação Infantil
Projeto Dia da Água para Educação Infantil – Água e suas utilidades

Justificativa:

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

Objetivos:

  • Saber sobre a necessidade de se economizar água.
  • Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
  • Compreender o ciclo da água.
  • Conhecer as causas da poluição da água.
  • Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
  • Identificar o percurso da água do rio até as casas.
  • Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
  • Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
  • Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
  • Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída.

Atividades a serem realizadas:

  • Conversa informal
  • Leitura de histórias com o tema
  • Construção de cartazes
  • Expor fotos de rios poluídos
  • Realizar experiências com o ciclo da água
  • Poemas;
  • Painéis;
  • Pesquisas;
  • Danças,
  • Desenho;
  • Músicas;
  • Pintura;
  • Brincadeiras infantis;
  • Jogos diversos;
  • Ditado;
  • Recorte e colagem;
  • Carta enigmática
  • Literatura infantil;
  • Vídeos;
  • Fantoches;
  • Máscaras;
  • Murais informativos;

Avaliação:

Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

Culminância:

Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizado.


Projeto Dia da Água para Educação Infantil – A importância da água

Projeto Dia da Água para Educação Infantil
Projeto Dia da Água para Educação Infantil

Objetivos:

  • Compreender a importância da água para a vida no planeta;
  • Conhecer os estados em que se encontra a água;
  • Desenvolver atitudes de conservação e preservação da água;
  • Valorizar o meio ambiente.

Conhecimentos prévios

  • Importância da água para a vida;
  • Os estados da água;
  • Atitudes de conservação e preservação da água;
  • Valorização do meio ambiente e da natureza para a vida no planeta.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

O contexto do tema

Primeiro Momento:

A professora(o) deve observar a forma como as crianças usam a água na escola para iniciar o estudo de forma significativa.

Na roda de conversa comentar que tem observado que algumas crianças enchem o copo e não bebem toda a água, que deixam a torneira aberta enquanto lavam as mãos. A partir daí, problematizar:

  • De onde vem a água?
  • Será que existe muita água no planeta para beber?
  • Como utilizamos a água no dia a dia?
  • Como encontramos a água? ela é sempre líguida?
  • Como devemos fazer para cuidar da água?

Sugestões de Atividades:

Leitura de poesia.

Após a leitura conversar sobre a poesia. Perguntar sobre o que elas entenderam quando o autor fala: ” A água também nasce pequena como gota de orvalho ou de neblina e morre quando seca, entristecendo todo mundo”.

Propor um jogo sócio dramático para representar a poesia. Discuta a organização da brincadeira a partir dos elementos que aparecem na poesia tais como:

  • Como podemos representar a água nascendo pequenina?
  •  Quando ela se torna madura?
  • Como ela fica quando chora/
  • Como podemos representar ela crescendo? sofrendo e morrendo?

Depois dessa conversa organizar um roteiro no quadro para estruturar o jogo dramático.

  •  Quem vai representar a água?
  • O que vai representar?
  • Onde?
  • Quando?

Avaliação

  1. Perceber se as crianças demonstraram com prender a importância da água para a vida;
  2. Observar através das produções, das falas se houve mudanças de atitudes em relação ao uso da água na escola.

Confira ainda:


Projeto Dia da Água para Educação Infantil – Água é vida

Projeto Dia da Água - Água é vida
Projeto Dia da Água para Educação Infantil

PROBLEMATIZAÇÃO

  • Este projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

JUSTIFICATIVA

  • A Educação Ambiental é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade.

OBJETIVOS

  • perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
  • perceber a presença da água em diferentes condições e ambientes;
  • compreender o ciclo da água
  • reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
  • adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
  • perceber que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

Estratégias:

  • Na roda, conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
  • Durante todo projeto, observar as condições do tempo, marcar quantos dias fará: Sol, Chuva ou se ficará nublado.
  • Qual a importância da água? Cada amigo da sala vai mostrar por que acha a água importante:
  • Vamos conhecer o ciclo da água, construir um painel mostrando o caminho que a água percorre:
  • Construir com a turma um livro mostrando o Ciclo da água com colagens diversas, papel picado ou recortado, para fazer a chuva usar lantejoulas, algodão para as nuvens

Cientista em ação

  • Em um dos copos, coloque o corante azul e, no outro, o corante vermelho até a água dos copos ficar bem colorida.
  • Coloque uma flor branca em cada copo.
  • Deixe os copos em um lugar seguro, onde não corram risco de cair e em que ninguém vá mexer.

Mais em: 


Projeto Dia da Água para Educação Infantil

Projeto Dia da Água 
Projeto Dia da Água para Educação Infantil

A equipe da Escola Municipal Leon Renault, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças. Sabemos que nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza.

O projeto  Água: um Pingo de Consciência”vem sendo desenvolvido, visando à conscientização dos alunos, quanto ao uso da água.

OBJETIVOS:

  • Valorizar a água como um recurso precioso
  • Utilizar a água com consciência, pensando no próximo.
  • Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
  • Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
  • Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
  • Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

Linguagem oral e escrita:

  • Falar diariamente sobre a importância da água:
  • Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
  • Produção coletiva de pequenos textos
  • Escrita espontânea
  • Cruzadinhas, caça-palavras
  • Atividades com alfabeto móvel
  • Palestras sobre meio ambiente
  • Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
  • Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado

Matemática

  • Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
  • Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
  • Situações-problema envolvendo a água
  • Jogo com dado/trilha
  • Seriação e classificação.

Natureza e sociedade:

  • Observação do ciclo da água
  • Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
  • Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
  • Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
  • Experiência do pé de feijão
  • Vídeos que abordam o tema
  • Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
  • Onde encontramos água? Água no meio ambiente
  • Água no nosso corpo –
  • Água das frutas e outros alimentos

Artes

  • Desenho livre e de observação
  • Recorte e colagem
  • Dobraduras
  • Releitura de obras de arte
  • Modelagem com areia e argila
  • Técnicas de pintura
  • Maquetes
  • Jogo da memória

Música e movimento:

  • Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema
  • Ginástica historiada
  • Circuito da água
  • Teatros e dramatizações

Avaliação

Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.

Fonte: Profª: Ivani Ferreira – https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/


você pode gostar também
1 comentário
  1. noemia Diz

    adorei os projetos relacionados ao dia da água, com certeza irão me da suporte em minha aula obrigado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.