Datas Comemorativas, Projetos Educativos

Projetos para o Dia das Crianças para Educação Infantil e Ensino Fundamental


Projeto dia das crianças: Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil e para trabalhar está data comemorativa com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental confira várias sugestões de projetos para a semana do dia das crianças e atividades educativas para imprimir.

Projeto Dia das Crianças para imprimir.

O objetivo deste projeto é ajudar no desenvolvimento da criatividade e da expressão de carinho e respeito de cada aluno, alem de aprender compartilhar.

Excelente sugestão para trabalhar coordenação motora.

Projeto Dia das Crianças para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Sugestões de Brincadeiras para toda semana:

1º Dia:

– Amarelinha
– Barra-Manteiga
– Passa Anel
– Dentro e Fora
– Cinco Marias
– Cabo de Guerra
– Escolha a Mão
– Mamãe posso ir?
– Telefone sem fio
– Fui a feira

2º Dia:

– Pular Sela
– Bandeirinha
– Adoletá
– Corrida com Bola
– Corrida dos Animais
– Guerra de Bolas
– Pular Corda
– Elefantinho Colorido
– Pé de Lata
– Agacha-agacha

3° Dia:

– Batata Quente
– Se eu fosse você
– Caixinha de surpresa
– Jogo dos Rótulos
– Passa Bola
– Quatro Cores
– Morto Vivo
– Dança da Cadeira
– Alguém muito especial
– Alvo Surpresa

4º Dia:

– Cabra Cega
– Corre Cotia
– Esconde-esconde
– O Pulo da chegada
– Pega-pega
– Quente e frio
– Peteca
– Jogo da bexiga

5º Dia:

– Boca de Forno- De Havana veio um barco – Batatinha Frita- Chicotinho Queimado- Estátua- Bom barqueiro ou passarás
– Queimada
– Que bicho sou eu
– Mímica
– Acertar a lata

Projeto Dia das Crianças: “BRINCANDO EU APRENDO”.

Este projeto dia das crianças tem como objetivo proporcionar as crianças, uma semana de diversão, relacionada com a ludicidade e o aprendizado do aluno.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver atividades recreativas as crianças;
  • Apresentar as crianças os conteúdos do ECA referente a direitos e deveres, através de relatos;
  • Despertar através de jogos e competições, o interesse pela coletividade e interação entre os alunos;
  • Valorizar o lúdico como proposta educativa.

METODOLOGIA

Dar-se-á na UP LIONS CLUBE CENTRO, no período de 04 (quatro) de Outubro á 08 (oito) do referido mês, com atividades envolvendo todos os docentes, o coordenador, o pessoal de apoio, as merendeiras, e as crianças que estudam neste espaço.

Estão previstas gincanas, competições em jogos, brincadeiras, e no dia oito o grande encerramento, com a apresentação de um animador (palhaço) e a, distribuição de brindes, como também, lanche coletivo para as crianças.

JUSTIFICATIVA

A UP Lions clube Belém, busca proporcionar as crianças uma semana de diversão, lazer e aprendizado, com uma perspectiva de alegria, sabedoria, animação.

Através de jogos, brincadeiras e competições, ao mesmo tempo propondo a interação com materiais pedagógicos que lhes serão ministrados, buscando uma aprendizagem significativa proporcionado pela brincadeira e o faz de conta. Pois brincando, as crianças desenvolvem suas capacidades motoras, sociais, culturais e de imaginação.

A ludicidade acompanha as ações pedagógicas de construção na formação do indivíduo, que ao mesmo tempo, proporcionam um aprendizado voltado para a capacidade de maturação da criança. Os estudiosos como Piaget conotam muito bem a capacidade de construção que a criança possui, rejeita algo já pronto e finalizado, mas sim, algo que a criança possa testar e assimilar como fonte de aprendizado.

Dessa forma, educar brincando, torna-se algo não só prazeroso para aluno e professor, mas, algo que vai além de conhecimentos propriamente adquiridos.

RECURSOS HUMANOS:

  • As crianças;
  • Os docentes;
  • A coordenação;
  • Os demais funcionários da unidade.

RECURSOS MATERIAIS:

  • Papel A4;
  • Cola, tesoura;
  • Corda;
  • Bola;
  • Cartolina;
  • Vídeos;
  • Cds, Dvds.

REFERÊNCIAS:

– Antunes, Celso. Piaget, Vygotsk, Paulo Freire e Maria Montessori. Em minha sala de aula. São Paulo: Ciranda cultural, 2008.

– SANTOS Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca ? O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis ? RJ; Vozes, 1997.


PROJETO DIA DAS CRIANÇAS: Educação Infantil e Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA:

O Dia das Crianças permite que sejam abordados junto dele outras importantes temáticas transversalmente, como a construção da identidade, a passagem do tempo e o envelhecimento (as fases da vida), entre outros. Também é um momento para promover a conscientização quanto aos direitos e deveres da criança, prevenindo (ou as ajudando a denunciar) eventuais abusos e violências que possam sofrer ou ter sofrido.

OBJETIVOS:

  • Trabalhar a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver a capacidade interpretativa, a criatividade e a abstração;
  • Ajudar no desenvolvimento pessoal e construção identitária;
  • Identificar e reconhecer as principais formas de violência e abuso que uma criança pode ser vítima e oferecer orientação de como proceder nestas situações;
  • Conscientizar quanto a seus deveres e direitos;
  • Entender o conceito de infância e introduzir ou aprofundar as noções de idade (fases do desenvolvimento humano), envelhecimento e passagem do tempo.
  • Desenvolver raciocínio lógico;

DESENVOLVIMENTO:

  • Não deixe para a última hora, trabalhe a temática “Dia das Crianças com algumas semanas de antecedência para que a culminância do projeto seja no próprio Dia das Crianças ou na semana em que o mesmo se dará;
  • Sonde os alunos: Em uma conversa aberta, pergunte para eles o que é ser criança? O que diferencia uma criança de um adulto? O que uma criança faz? Dessa forma você terá noção do que eles já sabem acerca da temática e terá um ponto de partida;
  • Traga músicas e filmes que falem sobre a infância;
  • Desenhos;
  • Jogos e brincadeiras dirigidas;
  • Recorte e colagem;
  • Use de atividades que desenvolvem a escrita espontânea e criativa, faça ditados, peça para que inventem um poema (caso tenha trabalho poesia com eles antes), ou produzir um texto narrativo sobre o tema;
  • O Brasil é um país com longo histórico de graves abusos e violências para com os mais jovens. Introduza, com cautela e levando em conta a faixa etária em que se encontram, as principais formas de abuso e violência que uma criança pode ser vítima, como o trabalho infantil, agressões, humilhações, assédios e aliciamento (sem se esquecer de ter cuidado com a linguagem utilizada);
  • Faça um mural comunitário que deixe explícitas as características da infância;
  • Confeccione brinquedos com material reciclável. Peça para que usem de toda criatividade e imaginação e inventem novos brinquedos.

PROJETO DIA DAS CRIANÇAS: Educação Infantil e Fundamental para imprimir.

Projeto Dia das Crianças para Educação Infantil e Ensino Fundamental


Sequência de atividades para projeto dia das crianças:

Projeto Dia das Crianças para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto Dia das Crianças para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto Dia das Crianças para Educação Infantil e Ensino Fundamental


Projeto Dia das Crianças: Semana das Crianças.

Justificativa:

A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.

 Objetivo Geral:

  • Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.

Objetivos específicos:

  • Estimular a auto-estima das crianças;
  • Evidenciar direitos e deveres da criança segundo o estatuto
  • Perceber a importância de conviver com outras crianças, através da participação nos encontros de integração;
  • Desenvolver habilidades como: pintura, recorte, colagens relacionadas ao tema;
  • Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
  • Proporcionar jogos e brincadeiras para as crianças;
  • Explorar as brincadeiras preferidas das crianças;
  • Reconhecer que nem todas as crianças têm o mesmo tipo de infância;

Linguagem oral e escrita:

  • Audição de músicas e poesia;
  • Mensagens para as crianças ou um amigo que não esteja na escola;
  • Conversa informal sobre a infância (comentar sobre os direitos das crianças, falar que nem todas as crianças tem uma infância legal), algumas não tem família, outras trabalham;
  • Promover o aprendizado através do contato com a leitura e escrita por meio de livros, revistas e jornais.

Matemática:

  • Realizar atividades de contagem utilizando material concreto;
  • Trabalhar com cores e formas,
  • Trabalhar com seriação, classificação utilizando os blocos lógicos e outros materiais concretos

Artes visuais:

  • Confecção de dobradura;
  • Confeccionar brinquedos com garrafas plásticas (avião, caminhão, bolsa, cachorrinho e outros), utilizar também com caixas de leite;
  • Confeccionar trabalhos utilizando E.V. A para a porta do quarto das crianças;
  • Realizar pinturas no rosto tornando um ambiente alegre e divertido.

Natureza/sociedade:

  • Realização de um piquenique com as crianças ou outro passeio;
  • Realizar um amigo secreto entre os alunos para confraternizar o dia das crianças;
  • Realizar entrevistas com os pais de como era a sua infância, pode pedir que um deles venha até a escola e conte a sua história;
  • Realizar uma entrevista onde a criança entrevista outra criança para saber como ele brinca, onde estuda, o que mais gosta de fazer, de que músicas ele gosta;
  • Realizar o desfile dos animais com os alunos, ressaltando meu animal de estimação;
  • Visitar ambientes públicos –Biblioteca pública, Rádio cultura, casa de cultura para conhecimento dos alunos;
  • Declaração dos Direitos da Criança através de imagens.

Teatro:

  • Filme coletivo com pipoca;
  • Contar e recontar histórias começo, meio e fim).
  • História coletiva
  • Fantoches
  • Realizar dramatizações envolvendo diferentes histórias com cenários para que as crianças visualizem de forma lúdica.

Movimento:

  • Brincadeiras dirigidas
  • Circuitos
  • Atividades envolvendo o corpo
  • Realizar brincadeiras preferidas das crianças;
  • Realizar gincanas com os alunos;

Música:

  • Entoar diversas canções envolvendo o tema;
  • Brincar de karaokê com as crianças;

Culinária:

  • Realização de um bolo para comemorar o dia das crianças;
  • Preparar docinhos com as crianças e outras guloseimas;

Culminância:    

  • REALIZAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE MÚSICAS, POESIAS E TEATROS COM PIPOCA OU CACHORRO QUENTE OU BOLO E ENTREGA DE LEMBRANCINHAS PARA AS CRIANÇAS.
  • APRESENTAÇÃO DE PEÇA TEATRAL PELAS PROFESSORAS DAS TURMAS: MATERNAL IA E MATERNAL II; JARDIM E PRÉ.
  • REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA AS CRIANÇAS.

Avaliação:

A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

OBSERVAÇÃO:

É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE HAJA ESFORÇO EM REALIZAR AS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO PROPOSTAS, VISTO QUE O MÊS DE OUTUBRO É DEDICADO ÀS CRIANÇAS, DE NADA ADIANTA APRESENTAR E REALIZAR ATIVIDADES SEM VONTADE SEM DEDICAÇÃO QUE NÃO SERÃO ATRATIVAS PARA AS CRIANÇAS.


Sequência de Atividades para projeto dia das crianças:

Projeto Dia das Crianças para Educação Infantil e Ensino Fundamental Projeto Dia das Crianças para Educação Infantil e Ensino Fundamental


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