Datas Comemorativas, Educação Infantil, Projetos Educativos

Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental


Confira alguns modelos prontos para o seu Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental, com o objetivo de Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras: Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias e muito mais.

Veja mais:

Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental – Monteiro Lobato

Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental - Monteiro Lobato
Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental – Monteiro Lobato

Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países.

Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas às crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo.

Justificativa:

Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras do Pré II, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.

Problemática:

Nossos alunos gostam muito de historias e desenhos. Por isso resolvemos trabalhar, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as duas coisas: historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.

Objetivos:

  • Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:
  • Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
  • Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade;
  • Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;
  • Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

Desenvolvimento:

Apresentação do autor Monteiro Lobato:

  • Biografia;
  • Quebra-cabeça;
  • Músicas.

2. Apresentação dos principais personagens e suas características:

  • Músicas;
  • Filmes;
  • Cartazes;
  • Dobraduras;
  • Confecção de bonecos;
  • Culinária;

3. Confecção de um livro gigante:

  • Produção coletiva;

Culminância:

  • As professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e contarão a historia do livro, criada pelos alunos do Pré II, para todas as turmas. Ao final receberão os bolinhos de chuva da tia Nastácia. As crianças do Pré II estarão vestidas de Emília (meninas) e Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do Pica-pau Amarelo. Serão recebidos com música, tema desta obra.

Conteúdos integrados:

  • Matemática: Seqüência numérica e quantificação;
  • Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;
  • Natureza e sociedade: Alimentos e animais;

Avaliação:

  • Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais no final do semestre através do portfólio.

Mais em: Atividades Dia do Livro


Projeto Dia do Livro – Chave da Sabedoria

Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental
Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental

Podemos chamá-lo de “Chave da Sabedoria”, “Amigo que Fala” ou “Janela do Saber”. É o melhor presente que se pode dar a uma criança, e é urgente que possamos ensiná-la a amar os livros.

JUSTIFICATIVA

  • O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo e um alicerce importantíssimo para a formação da sociedade. Ele permite que cada cultura imprima seus traços essenciais e mostra a identidade de outras. É um vetor de criação, informação e educação. Podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.
  • É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ele se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo, sua capacidade crítica e criativa. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia.

OBJETIVOS

  • Colocar os alunos em contato com vários tipos de livros, para que os descubra: diferentes tamanhos, encadernações, ilustrações, linguagens.
  • Implantar ou alimentar o hábito de leitura.
  • Descobrir talentos relacionados com os livros: escritor, diagramador, ilustrador.
  • Reconhecer que o livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência;
  • Valorizar os momentos da leitura, entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

  • Atividades variadas são propostas à semana, para cada classe de alunos. A escola toda pode envolver-se em atividades como “Feira do Livro”, “Tarde de Leitura”, “Exposição de Livros Raros”, “Gincana de livros literários”, Teatro e Fantoche para os alunos do Ensino Fundamental I e II. A sala que recolher maior quantidade de livros literários ganhará uma manhã de filme educativo com pipoca, suco e sorvete. Uma turma para cada turno.

Etapas Previstas:

  • Recolher os livros literários em cada sala e fazer a contagem dos mesmos sempre incentivando os alunos para o recolhimento.
  • Recolher os livros literários em cada sala e fazer a contagem dos mesmos sempre incentivando os alunos para o recolhimento.

Não deixe de ver:


Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental e Series inciais

Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental
Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental

A realização desse Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental é de fundamental importância para facilitar o aceso ao livro e, ao mesmo tempo, a circulação do mesmo no ambiente escolar. Isso significa a democratização do livro e da leitura no ambiente da escola, onde a programação planejada tenha “efeito multiplicador no que se refere à promoção da leitura como fonte de prazer, conhecimento e conquista da cidadania.”

OBJETIVO GERAL

  • Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Favorecer a aprendizagem em outras áreas de conhecimento;
  • Despertar e incentivar o interesse pela leitura
  • Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de texto.
  • Enriquecer o vocabulário
  • Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
  • Estabelecer uma parceria constante entre os profissionais, a fim de obter cooperatividade;
  • Instigar a curiosidade das crianças;
  • Proporcionar a busca e integração das turmas na socialização dos conhecimentos.
  • Popularizar o livro
  • Formar leitores no ambiente escolar

METODOLOGIA

  • Atividades variadas serão propostas durante a semana, para cada classe de alunos. “A escola toda irá envolver-se em atividades como “Feira do Livro”, “Roda de Leitura”, “Visita à Biblioteca Pública da Cidade” Exposição de Livros Feitos pelos Alunos”, Apresentação teatral baseadas em fabulas e clássicos da literatura mundial como Romeu e Julieta de William Shakespeare, etc.
  • Hora da Leitura – os alunos leem ou contam uma história de um livro lido por ele, ou ainda em duplas, contam a história para um grupo e vice-versa.

RECURSOS:

  • Humanos: Corpo docente e discente, corpo técnico e a comunidade em geral.
  • Materiais: Caneta hidrocor, lápis de cor, régua, pincel atômico, faixas, cartazes e livros infantis e materiais diversos.

Avaliação:

  • Avaliação será contínua, através da observação diária dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com os professores.

Outras dicas em: Lembrancinhas para o Dia do Livro


Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental e Series inciais em PDF

Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental
Projeto Dia do Livro para Ensino Fundamental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *