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Projeto folclore educação infantil


Confira nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu Projeto folclore educação infantil e series iniciais. É um excelente recurso para trabalhar o Dia do Folclore Brasileiro.

O Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente no dia 22 de agosto. (Decreto no. 56747 de 17/08/1965).

Mas o que é o Folclore? Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.

Veja também: Projeto Folclore.

Sabendo que o Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica nas unidades escolares.

O Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, frases de para-choque de caminhão, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser conhecidos.

O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores.

Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História.

Projeto folclore educação infantil – Brincando com o Folclore

Projeto folclore educação infantil - Brincando com o Folclore
Projeto folclore educação infantil – Brincando com o Folclore

Justificativa do projeto:

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.

Objetivo geral:

  • Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, valorizando a diversidade cultural das várias regiões do Brasil.

Objetivos específicos:

  • Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
  • Conhecer a importância do folclore para a comunidade;
  • Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças;
  • Ampliar a linguagem oral;
  • Favorecer a construção da escrita;
  • Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias;
  • Promover o interesse por manifestações artísticas;
  • Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
  • Estimular o raciocínio;
  • Desenvolver o interesse pela pronuncia correta e a compreensão das frases que parecem “enrolar” a nossa língua;
  • Usar a linguagem visual como expressão;
  • Usar a expressão verbal, a memória e a criação de um personagem com uma técnica tridimensional;
  • Despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa, perceber o sentido e o significado das frases e se divertir com ambiguidade de algumas delas. Exercitar a leitura e a escrita;
  • Trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as parlendas;
  • Desenvolver a agilidade e o raciocínio.

Conteúdos trabalhados:

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava-língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança, brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).

Recursos:

  • Livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.

Avaliação:

A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

Atividade Culminante:

  • Exposição para os pais, do Projeto folclore educação infantil, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.

Projeto folclore educação infantil

Projeto folclore educação infantil
Projeto folclore educação infantil

OBJETIVOS GERAIS :

  • colocar os alunos em contato com diferentes manifestações da cultura popular;
  • levar ao reconhecimento da importância do folclore na História de uma país
  • estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • incentivar o gosto pela leitura, canto, dança
  • apresentar diversas manifestações do folclore brasileiro.

CULMINÂNCIA :

  • Exposição dos trabalhos manuais criados pelos alunos (desenhos, pinturas, dobraduras, fantoches, etc)
  • Mural de texto para todas as produções escritas feitas pelos alunos.
  • Mural de Fotos (expor fotos dos alunos em diferentes etapas do Projeto folclore educação infantil) – pode ser uma galeria na Internet.

RECURSOS MATERIAIS

  1.  Papel, cola, cartolina, giz de cera, tesoura, tinta, sucata, etc (material já disponível na escola) – importante cada professor providenciar o necessário para cada atividade;
  2. Laboratório de Informática com Internet
  3. Software Jclik
  4. Editor de Texto

Projeto folclore educação infantil na escola

Projeto folclore educação infantil na escola
Projeto folclore educação infantil na escola

O Folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, pretendemos através deste Projeto folclore educação infantil promover o desenvolvimento integral do aluno, por meio de atividades lúdicas e educativas, auxiliando para que estabeleçam uma relação com o passado e o presente.

Relacionando o conhecimento, as brincadeiras, lendas, personagens, canções, brinquedos, poesias, crendices, provérbios, com o cotidiano atual.

Utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, auxiliaremos para que haja esta ligação, pois a mudança contínua das novas tecnologias influenciam na maneira de vida, no trabalho e no desenvolvimento social dos alunos, causando a necessidade de transformação dos processos de ensino aprendizagem.

Por tanto, auxiliar os alunos que reconheçam este link do antigo com o novo é fundamental, para a construção do conhecimento colaborativo, onde seja envolvida a família, amigos, escola e comunidade, em que todos possam aprender e ensinar.

Publico Alvo deste projeto folclore educação infantil: Alunos de Educação Infantil e Séries Iniciais, desde que sejam adaptadas as atividades de acordo com cada nível de aprendizagem.

OBJETIVO GERAL:

  • Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira, relacionando a sabedoria popular com o cotidiano atual. Bem como envolver a família e a comunidade escolar nas atividades propostas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
  • Participar de atividades folclóricas, reconhecendo e respeitando as diferenças culturais;
  • Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos;
  • Pesquisar e registrar as diversas manifestações do folclore;
  • Identificar o uso da linguagem formal e informal;
  • Ler e refletir coletivamente sobre a mensagem dos provérbios;
  • Confeccionar murais, cartazes e vídeos, despertando a importância do folclore;
  • Estimular o ritmo, a criatividade e o prazer pelas cantigas de roda;
  • Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades;
  • Conhecer brinquedos e brincadeiras folclóricas relacionando com as da atualidade.

METODOLOGIA:

O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. Por isso será proposto atividades que visam resgatar a cultura popular através de lendas, canções, brincadeiras, adivinhações, parlendas, etc. As atividades serão desenvolvidas de maneira individual e coletiva, e para isso será proposto:

Jogos e brincadeiras;

  • Representação de cantigas e parlendas;
    Leitura e ordenação de textos, lendas, receitas de comidas típicas;

Sessões de vídeos;

  • Realizar concurso de adivinhas;
  • Confeccionar murais e cartazes;
  • Dramatizar lendas e realizar a filmagem;
  • Confeccionar brinquedos e jogos utilizando as tecnologias disponíveis na escola;
  • Socialização do entendimento das pesquisas realizadas.

RECURSOS:

  • Laboratório de informática;
  • Computadores, impressora, internet;
  • Datashow;
  • Vídeos, dvd;
  • Auxilio de familiares e comunidade;
  • Rádio;
  • Câmera fotográfica;
  • Livros, cadernos, folhas xerocadas;
  • Papeis coloridos;
  • Canetas, lápis de cor, tinta guache .

AVALIAÇÃO:

  • Os alunos serão avaliados quantitativa e qualitativamente de acordo com o desempenho nas atividades propostas de maneira individual, coletiva pelo professor e através de socialização para se auto avaliar.

Projeto folclore educação infantil – Resgatando nossa cultura

O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de compreender os fatos que estão ao redor.

Os textos folclóricos são lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e que criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.

Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.

Objetivos:

  • Identificar a importância cultural do folclore.
  • Valorizar danças, músicas, brincadeiras, lendas, culinária e cultura. folclórica das regiões brasileira.
  • Explorar linguagem oral e escrita e artística.
  • Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções.
  • Motivar produções artísticas individuais e coletivas.
  • Aprender a trabalhar em grupo e dividir funções;
  • Proporcionar interação entre os alunos;
  • Perceber a importância do desenvolvimento da autonomia, da criatividade, das relações interpessoais e do espírito cooperativo;
  • Respeitar as diferenças;
  • Ter autonomia;
  • Ser consciente que é o protagonista;
  • Promover a interação e o desenvolvimento social;

METODOLOGIA

  • O Projeto folclore educação infantil: resgatando a cultura será desenvolvido dividindo as regiões brasileiras por turmas, sendo assim, cada turma será responsável por uma região brasileira.
  • Cada turma deverá apresentar as danças, brincadeiras, lendas, culinária e cultura folclórica das regiões brasileira.

COMPETÊNCIAS

  • Leitora.
  • Escritora.
  • Artística.

HABILIDADES

  • Ler, compreender, analisar e interpretar o folclore brasileiro.

CONTEÚDO

  • Folclore
  • Brincadeiras
  • Músicas
  • Lendas
  • Culinária
  • Cultura

ATIVIDADES

  • Pesquisa
  • Elaboração de uma apresentação
  • Apresentação do Projeto folclore educação infantil

CRONOGRAMA

  • Uma semana de aula, de 19 de agosto a 22 de agosto.

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Livros
  • Material didático
  • Material multimídia

AVALIAÇÃO

  • Observação da compreensão, assimilação, interesse e participação dos alunos e frente aos resultados das atividades e produções dos alunos.

Projeto folclore educação infantil para imprimir

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Projeto folclore educação infantil e ensino fundamental

Projeto folclore educação infantil e ensino fundamental
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Objetivos Gerais
  • Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade,região ou do Brasil;
  • Resgatar,vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
  • Interessar-se  por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
  • Incentivar  a entender a sabedoria popular  e sua influência e na vida social;
  • Envolver  as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;
Conteúdos específicos
  • Lendas típicas
  • Adivinhas
  • Leitura e escrita
  • Trava-línguas
  • Piadas
  • Lendas da nossa região
Objetivos Específicos
  • Conhecer e resgatar  algumas lendas,inclusive as regionais;
  • Conhecer e valorizar a própria cultura;
  • Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
  • Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
  • Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
  • Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região
  • Identificar o uso da linguagem formal e informal;
  • Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;
  • Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
Cronograma das atividades
  • Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região
  • Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo
  • Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas
  • Montagem de murais
  • Produções textuais como recontos
  • Dramatizações de lendas.
  • Trabalhos de  arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos
  • Filmes
  • Desenhos
  • Exposições dos trabalhos na culminância.

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