<

Projeto Páscoa Educação Infantil

Confira dicas e sugestões para o seu Projeto Páscoa Educação Infantil. Excelentes sugestões prontas para series iniciais com o objetivo de proporcionar as crianças o entendimento do significado da Páscoa.

Veja ainda:

Projeto Páscoa Educação Infantil para Berçário

Projeto Páscoa Educação Infantil para Berçário
Projeto Páscoa Educação Infantil para Berçário

O presente Projeto Páscoa Educação Infantil para Berçário pretende, através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato com uma das tradições brasileiras: a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado e o sentido espiritual em contrapartida ao sentido comercial.

Justificativa:

  • A Páscoa é um momento e motivo de renovação pessoal independente da religião. A escola precisa suprir essa necessidade que se faz nos alunos estendendo a toda comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas, brincadeiras diversas, buscando assim o estimulo e a socialização.

Objetivos

  • Proporcionar as crianças o entendimento do significado da Páscoa;
  • Identificar e compreender os símbolos da Páscoa;
  • Estimular a comemoração da Páscoa;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
  • Propor as boas ações, a solidariedade, a amizade, etc.

Conteúdo/Áreas contempladas

Linguagem Oral e Escrita

  • Ampliar o vocabulário através de diferentes gêneros de canções, observando a pronúncia correta das palavras;
  • Estimular a fala, sons e balbucios.
  • Textos e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa;
  • Músicas diversas

Matemática

  • Ampliar o campo numérico, utilizando-se da contagem oral e exploração de objetos concretos;
  • Contagem e recitação através da música( um ovo, dois ovos, três ovos assim…);
  • Cores (azul, amarelo e vermelho também.);
  • Correspondência( um ovo para cada coelhinho…)
  • Seriação e classificação

Natureza e sociedade

Trabalhar valores:

  • Solidariedade
  • Respeito
  • Amor, paz, partilha.

Artes

  • Explorar e manipular diversos materiais: canetões, tintas, giz de cera, carimbos, pincéis, esponjas, rolo e etc.;
  • Observar o limite disponível para desenvolver as atividades;
  • Brincar, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, interpretando canções diversas.
  • Dobraduras, impressão da mão e pé.

Música

  • Cantar as músicas de Páscoa, com danças e gestos.

Movimento

  • Explorar diversos materiais objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla;
  • Desenvolver os movimentos amplos: equilíbrio e coordenação, arrastar, engatinhar, rolar, andar, correr, dançar, saltar e pular.
  • Pequenos jogos

Procedimentos

  • Conversa informal, diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
  • Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim…, De olhos vermelhos…
  • Confecções de máscaras, dedoches;
  • Quebra cabeça do coelho;
  • Livro: “O coelho que não era da Páscoa”,
  • Brincadeiras: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse… , Ovo choco;
  • Pintura facial;
  • Filme sobre o tema;
  • Confeccionar cartaz, painel, com mensagens, figuras, desenhos, dobraduras, montagem, colagem etc;

Avaliação

  • Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança.

Sugestões de atividades: Sequência de Atividades de Páscoa para Educação Infantil


Projeto Páscoa Educação Infantil e Series iniciais

Projeto Páscoa Educação Infantil e Series iniciais
Projeto Páscoa Educação Infantil e Series iniciais

Objetivo geral

  • Trabalhar o significado da páscoa, desmistificando a relação consumista;
  • Conhecer os símbolos da páscoa e seus significados;
  • Trabalhar a “partilha” de alimentos como forma de comemoração;

Objetivos específicos

  • Desenvolver o hábito de pesquisar;
  • Explorar objetos relacionados à páscoa;
  • Trabalhar a relação histórica social e cultural da páscoa;
  • Desenvolver a função simbólica;
  • Desenvolver a noção espaço-temporal;
  • Leitura e interpretação de texto (oralmente ou com registro, de acordo com os níveis de conhecimento);
  • Trabalhar a coordenação motora através de atividades com pinturas, brincadeiras, dobraduras, etc.;

Desenvolvimento

  • Conversa informal, em rodinhas, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
  • Contar histórias: oralmente, em cartaz, filme, cd’s, etc.
  • Atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, dobradura, pintura em ovos, confecção de cartões, construção de símbolos pascoais para compor a mesa da partilha, etc.
  • Atividades de escrita: textos, interpretação oral, ilustração, confecção de álbuns, noção de quantidades, relacionar com números, formação de palavras, escrita espontânea, trabalhar com gráficos, histórias mudas,  etc.
  • Brincadeiras: coelhinho sai da toca, registro escrito da brincadeira; imitação de animais, etc.
  • Observação de um coelhinho de verdade, analise com coelhinhos de páscoa e registro da conclusão a que chegaram.
  • Músicas infantis: cantar, atividades escritas,
  • Conhecimento de textura: explorar objetos macios e duros; lisos e ásperos; (algodão, madeira, papel camurça e laminado, lixa, etc.).
  • Pesquisar: significado da páscoa, símbolos pascoais, de onde vem o algodão, para que serve o algodão, etc.

Culminância

 Preparar a “Partilha”, organizando a mesa com símbolos pascais, pão e suco de uva, simbolizando a comemoração da páscoa.


Projeto Páscoa Educação Infantil

Projeto Páscoa Educação Infantil
Projeto Páscoa Educação Infantil

A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa Educação Infantil visando resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.

Objetivo geral: Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.

Objetivos específicos:

  • Conhecer o significado de “Páscoa”;
  • Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
  • Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
  • Trabalhar, adquirir e transmitir a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e propagando os valores de partilha, cooperação;
  • Estimular o carinho, o cuidado através da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
  • Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
  • Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
  • Relacionar os números com a quantidade;
  • Estimular a imaginação e a dramatização das crianças através de histórias e músicas;
  • Promover e estimular a linguagem oral;
  • Estimular a expressão corporal;
  • Desenvolver o raciocínio lógico.

Conteúdos:

  • Data comemorativa: Páscoa;
  • Símbolos da Páscoa;
  • Afetividade, solidariedade e socialização;
  • Coordenação motora ampla e fina;
  • Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte;
  • Discriminação auditiva e visual;
  • Cores;
  • Noção e visualização dos números de 01 a 03;
  • Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
  • Histórias e contos;
  • Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
  • Música e ritmo relacionado ao tema (coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, coelho balsa nova;
  • Expressão corporal;
  • Dramatização e apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS.

Metodologia:

  • Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
  • Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
  • Móbile do coelho;
  • Toca do coelho na sala;
  • Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
  • Confecções de máscaras e de roupas de coelho;
  • Gincana para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse… , Ovo choco;
  • Dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA (onde o aluno levará um dos personagens pra casa para passar uma noite);
  • Diário dos personagens da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
  • Pintura facial;
  • Fantoches;
  • Historinhas: O macaco e o coelho, Dona Coelha e seus filhotes, Os coelhinhos da Páscoa;
  • Jogo da memória e quebra-cabeça;
  • Cartaz dos números e suas quantidades;
  • História em seqüência;
  • Gincana da socialização (integração das turmas do Pré-a com a turma do Pré-b da E.M.E.F. Francisco Mendes.

Culminância:

  • pintura facial, apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS e festinha de Páscoa.

Avaliação:

  • Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Saiba mais em: Cartão de páscoa para imprimir e colorir


Projeto Páscoa Educação Infantil – Partilhando valores na escola.

Projeto Páscoa Educação Infantil
Projeto Páscoa Educação Infantil

Justificativa:

  • A proposta do tema Páscoa é muito importante para o trabalho na educação infantil (Maternal), porque envolve o exercício da “solidariedade e partilha”. Iremos realizar o projeto Páscoa- Partilhando valores na Escola, objetivando vivenciar o real sentido desta data comemorativa.

Objetivos:

  • A educação infantil tem como principal objetivo acolher a criança em um ambiente educativo proporcionando cuidados básicos para seu desenvolvimento nos aspectos motor, intelectual e sócio-emocional.
  • Desenvolver a linguagem oral
  • Compartilhar informações e compreender o significado da páscoa;
  • Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
  • Permitir a criança a descoberta de hipóteses.

Desenvolvimento:

Interdisciplinar o assunto em diversas áreas:

1 – Língua Portuguesa (Linguagem Oral e Escrita):

  • Leitura do Livro “O Significado da Páscoa”
  • Textos e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa;
  • Músicas diversas

Filmes: A páscoa do Guru(Ursinhos Pooh) , a Fantástica Fábrica de Chocolates.

2 – Matemática:

  • Contagem e recitação através da música( um ovo, dois ovos, três ovos assim…);
  • Cores (azul amarelo e vermelho também….);
  • Correspondência( um ovo para cada coelhinho…)
  • Receitinha do ovo(ovo sem levar ao fogo)
  • Seriação e classificação

3 – Natureza e sociedade

Trabalhar valores:

  • Solidariedade
  • Respeito
  • Amor…paz…partilha
  • Laboratório – Preparo do ovo da páscoa.

5 – Artes:

  • Desenhos, pinturas;
  • Dobraduras.

6 – Movimento:

  • Dança;
  • Pequenos jogos

7 – Avaliação:

  • A avaliação será diária, através da observação e participação dos alunos nas atividades.

Brincadeira

O coelho saiu da toca – as crianças formarão uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra criança que era o coelho. Uns coelhos ou mais, dependendo do número de crianças, ficam sem toca. A professora diz: “Coelhinho sai da toca!”, as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar numa próxima vez.

RECEITA DE OVOS DE PÁSCOA SEM LEVAR AO FORNO

  • 01 Pacote de leite em pó;
  • 01 pacotinho de Nescau;
  • 01 lata de leite condensado;
  • caso a massa esteja muito seca amolecer com um pouco de leite de vaca.
  • Balas macias para o recheio.

Modo de preparo:

  • Misturar tudo e ir amassando, colocando o leite condensado aos poucos até a massa ficar consistente.
  • Enrolar os ovinhos para os alunos menores e distribuir a mesma quantidade para cada aluno maior que deverá enrolar, com a mão, a massa, em forma de ovo ou bombom, colocando a bala como recheio.

Para embalar: Papel alumínio, papel celofane e fita.

Sugestão de Músicas da Páscoa

A SOMBRA

Eu sou um coelhinho orelhudo e peludinho
Eu sou um coelhinho minha vida é só pular
Minha sombra é engraçada
Ora curta, ora alongada
Uma sombra engraçada
Que vai me acompanhar
Se eu pulo, ela também pula
Fica quieta se eu parar
Coelhinho…
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!

Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!


Coelhinho

De olhos vermelhos
De pelos branquinhos
De pulo bem leve
Eu sou o coelhinho.
Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
Já fico manhoso.
Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais.
Comi uma cenoura
Com casca e tudo.
Tão grande ela era…
Fiquei orelhudo!

Atividades de Páscoa – Máscara para meninos e meninas

Máscara para meninos:

Atividades de Páscoa

Máscara para meninas:

Atividades de Páscoa

Confira outras Atividades de Português para imprimir – Páscoa


Projeto Páscoa Educação Infantil – Descobrindo uma páscoa mais saudável

Projeto Páscoa Educação Infantil - Descobrindo uma páscoa mais saudável
Projeto Páscoa Educação Infantil

Para a criança pequena nesta faixa etária, a alegria da Páscoa é apresentada pelos pais, familiares e principalmente pela mídia, sendo sinônimo de chocolates e mais chocolates, coelhinhos e muita festa. A mídia utiliza-se desta data para incentivar o consumo de doces e principalmente o chocolate, o qual também é um dos símbolos da Páscoa. Já os pais e os familiares, na maioria das vezes, proporcionam este espaço valorizando as trocas de ovos de chocolates, brinquedinhos surpresa e alguns dos símbolos da Páscoa.

Como esta, é umas datas comemorativas que consta no nosso calendário nacional, e, uma das ocasiões em que o comércio e a mídia utilizam-se desta data para a comercialização de produtos, torna-se imprescindível trabalhar a Páscoa com as crianças. Portanto, surge este projeto, como forma de atender as crianças neste período que elas iniciam seu processo de aquisição de conhecimento e interação do mundo que a cerca.

Ao propor trabalhar a Páscoa inúmeras atividades e conhecimentos surgem, no entanto, nosso objetivo com este projeto é salientar uma Páscoa saudável. Devido à, comercialização e divulgação de produtos na mídia, como dito anteriormente, durante este período de comemoração, nasce a ideia de desenvolver um projeto que saliente a Páscoa em um contexto saudável para as crianças.
Desta forma, torna-se necessário conhecer um pouco sobre o que é esta data comemorativa – a Páscoa – quais são os símbolos e a sua importância. Ao nos remetermos aos símbolos, faz-se necessário observar a alimentação e o cuidado com o corpo. Em vista disto, pretendemos explorar com as crianças o chocolate, apontado benefícios e malefícios a saúde, bem como, outros alimentos que envolvem o coelho, personagem principal da Páscoa pela mídia, incentivando hábitos alimentares e de higiene para uma vida melhor.

Assim, importa, propiciar a criança atividades que envolvam a descoberta e exploração de novos saberes e aprendizagens de maneira significativa, vivenciando assim situações que contribuirão para a construção do conhecimento de si, do outro e do mundo.

OBJETIVO GERAL:

  • Conhecer uma das datas comemorativas do nosso calendário nacional – a Páscoa – promovendo atividades que enfatizem uma Páscoa saudável, proporcionando uma ação reflexiva, afim de conscientizar as crianças a respeito da importância da higiene, cuidado e alimentação para uma vida melhor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver e ampliar a autonomia e a identidade sobre si;
  • Comparar as partes do seu corpo, em contra ponto, com as partes do corpo do coelho, identificando suas respectivas funções;
  • Compreender um dos significados da Páscoa – (que é a vida);
  • Integrar a comemoração de Páscoa, envolvendo a alimentação saudável, a partir de histórias, músicas, rodas de conversa e receitas culinárias.
  • Reconhecer as cores primárias, secundárias e terciárias;
  • Fazer comparações e distinções de semelhanças e diferenças entre alimentos;
  • Conhecer e saborear alimentos saudáveis;
  • Trabalhar com o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual das crianças;
  • Reconhecer e explorar os cinco sentidos;
  • Conscientizar sobre a importância da higiene e de uma alimentação saudável através de histórias, músicas e rodas de conversa;
  • Conscientizar as crianças sobre a importância da higiene bucal;
  • Ouvir e cantar canções, desenvolvendo memória musical, sentimentos e pensamentos;
  • Incentivar a criatividade da criança;
  • Propor brincadeiras que estimulem a imaginação e o conhecimento.

METODOLOGIA:

  • O projeto tem por intuito, possibilitar atividades que promovam explorar diferentes materiais, recursos, espaços e ambientes. Considerando isto, as professoras irão propiciar às crianças construir conhecimentos através das relações que serão estabelecidas com as diversas atividades.

ATIVIDADES PREVISTAS:

  • Conheçam, cantem e escutem canções conhecidas ou desconhecidas com utilização ou sem de CD, sobre a Páscoa e hábitos de higiene e alimentação;
  • Criem uma apresentação ou dramatização de canções para a culminância do projeto;
  • Atividades de recorte/rasgadura;
  • Conheçam um dos significados da Páscoa e alguns dos símbolos desta data comemorativa;
  • Contação de histórias utilizando diferentes recursos;
  • Conheçam o coelho, personagem da Páscoa;
  • Comparação e identificação de partes do corpo, através de atividades orais e práticas, assim como suas funções, comparando com o coelho “da Páscoa”
  • Conversa informal, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
  • Participação de brincadeiras dirigidas que envolvam correr, pular, saltar, abaixar-se e levantar-se, entre outros movimentos de equilíbrio, lateralidade e coordenação, assim como, brincadeiras de roda;
  • Observação de um coelhinho de verdade, análise com coelhinhos de páscoa e registro da conclusão a que chegaram.
  • Exploração de objetos e alimentos que estimulem os sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar;
  • Rodas de conversa e conscientização sobre a saúde, observando a higiene e a alimentação;
  • Observação no espelho sobre os dentes, considerando a escovação correta;
  • Pintura e desenho utilizando materiais diversificados;
  • Culinária com as receitas de bolo de cenoura e chocolate amargo e meio-amargo;
  • Apresentação e uma dramatização de canções de Páscoa;
  • Identificação das cores primárias, secundárias e terciárias;
  • Contagem de elementos (ex: ovinhos) até 10;

DURAÇÃO:

  • O presente projeto “Páscoa saudável” terá como duração de três a quatro semanas, a partir do dia 11/03 até o dia 06/04. Podendo haver alteração de período.

SOCIALIZAÇÃO:

  • A culminância será realizada com a apresentação de uma coreografia pelos alunos com canções de Páscoa que enfatizem a alegria da Páscoa e de uma vida saudável.

AVALIAÇÃO DAS PROFESSORAS:

  • A avaliação constará de uma permanente ação e reflexão, com uma análise crítica sobre as ações educativas, através das atividades e dos trabalhos realizados, considerando se os trabalhos desenvolvidos, assim como a prática do Projeto Páscoa Educação Infantil, trouxe resultados positivos e melhorias para o ensino-aprendizagem docente e discente.

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS:

  • A avaliação dos alunos será feita ao término do Projeto Páscoa Educação Infantil, em que eles poderão expressar de forma oral, o que eles gostaram e que não gostaram, seus sentimentos quanto ao projeto, suas impressões.