Ícone do site Educação e Transformação

Projeto reciclagem

Projeto reciclagem

Projeto reciclagem

Nesta postagem selecionamos para vocês excelentes ideias e modelos prontos para o seu Projeto reciclagem que são maravilhosas sugestões para trabalhar na Semana Mundial do Meio Ambiente, data que é celebrada entre o dia 1 e 5 de junho, data que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG’s. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Pensando nisso que selecionamos esses modelos prontos para o seu Projeto reciclagem, confira:

Projeto reciclagem para series iniciais

Projeto reciclagem

As questões de lixo, reciclagem e reutilização vem sendo considerados cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da sociedade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso do homem dos recursos naturais disponíveis.

Neste projeto abordaremos sobre a necessidade de conscientização e mudanças de valores e atitudes para que os alunos venham a inserir no seu cotidiano. Para tanto utilizaremos uma metodologia interdisciplinar para atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento desse projeto.

Introdução:

Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver e sua influencia no mesmo aumentou muito depois da revolução industrial, com isso as novas tecnologias possibilitaram progressivamente, melhores condições de vida, mais por outro lado o progresso acarretou dificuldades. A expansão das indústrias e o crescimento das cidades levaram ao aumento excessivo da quantidade de lixo que se deve ao crescimento do poder aquisitivo e pelo perfil do consumo de uma população.

Grande parte do que nos chamamos de lixo e que formara os chamados lixões é composto de materiais que podem ser reciclados utilizando técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos. Segundo os parâmetros curriculares nacionais (2001): “È preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como um composto oxigênio, ou reciclado e o problema das produções de materiais não-degradáveis.

A indústria de reciclagem brasileira, apesar de muito deficiente emprega milhares de catadores de lixo. O investimento em reciclagem pode ser uma medida que da oportunidade aos cidadãos a preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram, diminuir o desperdício e aumentar a limpeza da cidade.

O desperdício é uma forma irracional de utilização dos recursos, pois muitos deles podem ser reutilizados antes de serem descartados podendo ser usado na função original ou na criação de novas formas de reutilização.

Alem de reciclar e reutilizar é preciso sensibilizar todos os envolvidos no projeto sobre um método bastante relevante que é reduzir significamente a quantidade de lixo no nosso colégio. E isso só é possível se consumirmos menos e de maneira eficiente, sempre racionalizando o uso de material e de produto no nosso cotidiano.

“Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma’’

Objetivo Geral

Justificativa:

Metodologia – Português

Metodologia – Ciências

Metodologia – Geografia

Metodologia – Artes

Metodologia – Matemátic

Avaliação: 

Dar uma nota que ajudara na matéria dependendo do trabalho feito pelos alunos e adicionar na nota de participação.

Veja ainda:


Projeto reciclagem do lixo

Projeto reciclagem do lixo

OBJETIVOS:

ESTRATÉGIA:

PAPEL DOS PROFESSORES:

PAPEL DOS ALUNOS:

MATERIAL NECESSÁRIO:

ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS AÇÕES

INICIO:

OUTRAS ETAPAS:

1ª ETAPA: Sondando o lixo das casas dos alunos:

a– O professor elabora um questionário com questões fechadas e espaço para outras

observações, para que os alunos respondam sobre: quantas vezes por semana coloca-se o lixo para fora em sua casa; como embalam restos de alimento, cacos de vidros…; se os separam; qual a quantidade colocada (pode ser medida de sacos, sacolas…)e outras questões que o professos julgar relevantes.

b– As informações obtidas serão tratadas para, a partir delas, fazer-se uma análise

sobre como as famílias se desfazem de seu lixo. A partir da leitura do Caderno “A Embalagem e o Ambiente”, os próprios alunos farão esse tratamento, com o auxílio dos professores, produzindo tabelas, gráficos e pequenos textos.

2ª ETAPA: Investigando o destino do lixo de quem trabalha com ele:

a) – Preparar e realizar uma visita ao lixão ou aterro sanitário (ver Projetos Específicos

Matemática) para entrevistar as pessoas que ali trabalham, catadores de lixão, cooperativas de catadores ou funcionários do aterro, sobre: condições de vida e de trabalho(forma de remuneração, horário de trabalho, riscos e doenças mais comuns, se o trabalho está ou não terceirizado, se o catador consome ou vende o que ali obtém…); (ver artigo “Produção de Texto”

– entrevista). Além das respostas obtidas, todos os momentos devem ser registrados como desenhos, fotografias ou filmagens.

b) Para trabalhar junto à população, além de um trabalho de multiplicadores de informações e novas condutas em sua própria casa, os alunos podem realizar folhetos de informação sobre o tema, destinados à comunidade.

CULMINÂNCIA

IV – AVALIAÇÃO

Recomendamos ainda:


Projeto reciclagem em PDF

Projeto reciclagem

Para ter acesso completo ao Projeto reciclagem em PDF, confira o link a seguir e baixe: Baixe em PDF

Sair da versão mobile