Datas Comemorativas, Educação Infantil, Projetos Educativos

Projeto reciclagem


Nesta postagem selecionamos para vocês excelentes ideias e modelos prontos para o seu Projeto reciclagem que são maravilhosas sugestões para trabalhar na Semana Mundial do Meio Ambiente, data que é celebrada entre o dia 1 e 5 de junho, data que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG’s. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Pensando nisso que selecionamos esses modelos prontos para o seu Projeto reciclagem, confira:

Projeto reciclagem para series iniciais

Projeto reciclagem para series iniciais
Projeto reciclagem

As questões de lixo, reciclagem e reutilização vem sendo considerados cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da sociedade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso do homem dos recursos naturais disponíveis.

Neste projeto abordaremos sobre a necessidade de conscientização e mudanças de valores e atitudes para que os alunos venham a inserir no seu cotidiano. Para tanto utilizaremos uma metodologia interdisciplinar para atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento desse projeto.

Introdução:

Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver e sua influencia no mesmo aumentou muito depois da revolução industrial, com isso as novas tecnologias possibilitaram progressivamente, melhores condições de vida, mais por outro lado o progresso acarretou dificuldades. A expansão das indústrias e o crescimento das cidades levaram ao aumento excessivo da quantidade de lixo que se deve ao crescimento do poder aquisitivo e pelo perfil do consumo de uma população.

Grande parte do que nos chamamos de lixo e que formara os chamados lixões é composto de materiais que podem ser reciclados utilizando técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos. Segundo os parâmetros curriculares nacionais (2001): “È preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como um composto oxigênio, ou reciclado e o problema das produções de materiais não-degradáveis.

A indústria de reciclagem brasileira, apesar de muito deficiente emprega milhares de catadores de lixo. O investimento em reciclagem pode ser uma medida que da oportunidade aos cidadãos a preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram, diminuir o desperdício e aumentar a limpeza da cidade.

O desperdício é uma forma irracional de utilização dos recursos, pois muitos deles podem ser reutilizados antes de serem descartados podendo ser usado na função original ou na criação de novas formas de reutilização.

Alem de reciclar e reutilizar é preciso sensibilizar todos os envolvidos no projeto sobre um método bastante relevante que é reduzir significamente a quantidade de lixo no nosso colégio. E isso só é possível se consumirmos menos e de maneira eficiente, sempre racionalizando o uso de material e de produto no nosso cotidiano.

“Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma’’

Objetivo Geral

  • Refletir criticamente sobre o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania.
  • Apresentação a proposta de “ Coleta Seletiva Do Lixo Escolar” .
  • Reconhecer os materiais recicláveis.
  • Estabelecer a importância de separar o lixo.
  • Mostrar a escola a realidade do lixo não aproveitado
  • Apresentar palestras e vídeos sobre o assunto.
  • Espalhar cartazes com poemas e frases para chamar atenção dos alunos.
  • Alertar o colégio sobre o perigo das doenças transmitidas pelo lixo.

Justificativa:

  • Propomos com esse projeto, trabalhar com atitudes e formação de valores, buscando sensibilizar os alunos com a importância da reciclagem e reutilização a fim de diminuir o acumulo de lixo, como também poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Conhecer as formas de fazer com que a separação de lixo seja valorizada na nossa escola.
  • Diante desse contexto acreditamos que a escola tenha um papel relevante no que se diz respeito a desenvolver o senso critico dos alunos.

Metodologia – Português

Projeto reciclagem

  • Leituras diferenciadas (textos noticias poemas e letras de musicas) se aprofundando no assunto RECICLAR
  • Musica: “Planeta Água” (Guilherme Arantes)
  • Poemas Ecológicos: “SEPARE”
  • Leitura do poema “Paraíso” . Dividir a turma em 4 grupos para debaterem o poema.
  • Ex: O que você faria se:
  • “…Se a rua fosse sua
  • Se a mata fosse sua
  • Se o rio fosse seu
  • Se o mundo fosse seu…”
  • Depois cada um irá escrever sua opinião.
  • Procura em jornais, noticias que abordam a poluição e a importância da reciclagem.
  • Trabalhar interpretação de texto com a letra da musica: “Planeta Azul”

Metodologia – Ciências

  • Elaboração de questionários sobre a coleta do lixo, para serem respondidos pelos alunos e ais em casa.
  • Experiências e produção de matérias recicláveis simples, abordando o assunto estudado no momento pela matéria.
  • Palestras e vídeos tratando sobra as doenças causadas pelo lixo.

Metodologia – Geografia

  • Passeio ecológico com observação sobra a realidade ambiental.
  • Documentário “Estamira” (uma mulher que vivia no lixão) ou lixo extraordinário, em seguida produção de um texto sobre o filme.

Metodologia – Artes

  • Confeccionar com os alunos um mural ecológico.
  • Oficinas de materiais reutilizados (como criar matérias) com garrafas pets, caixas de papelão e etc.

Metodologia – Matemátic

Problemas de Matemática

  • Pesquisa feita pelos alunos sobre os dados de desperdícios no nosso país. (Representados em gráficos)
  • Gráfico feito com os alunos representando o tempo que a natureza leva pra absorver os detritos.

Avaliação: 

Dar uma nota que ajudara na matéria dependendo do trabalho feito pelos alunos e adicionar na nota de participação.

Veja ainda:


Projeto reciclagem do lixo

Projeto reciclagem do lixo
Projeto reciclagem do lixo

OBJETIVOS:

  • Sensibilizar alunos de cidades brasileiras de mais de 100.000 habitantes a respeito da situação de inúmeros trabalhadores que vivem coletando, ou mesmo consumindo lixo. Por meio dessa sensibilização, pretende-se propor uma reflexão sobre questões cruciais ligadas à melhoria das condições de vida de toda população: esta situação já melhoraria se separássemos nossos resíduos, se evitássemos o desperdício de alimentos através de manipulação e embalagens adequadas e se, noutra esfera de ação cobrássemos, junto ao poder público, a implementação de uma política de Gerenciamento Integrado do Lixo Urbano.

ESTRATÉGIA:

  • Para uma possível visita ao lixão ou aterro sanitário e catadores de rua, a classe toda; para a realização de entrevistas, a classe dividida em grupos.

PAPEL DOS PROFESSORES:

  • Introduzir o tema com materiais a que tenham acesso (jornais, telejornais, revistas, peças de teatro, fotos, obras de arte, filmes…); preparar a visita ao lixão ou aterro sanitário e catadores de rua; discutir e orientar a elaboração dos roteiros para as entrevistas; coordenar as discussões, as atividades e sua apresentação.

PAPEL DOS ALUNOS:

  • Buscar informações sobre o tema e elaborar seus próprios materiais (entrevistas, relatos de vida, desenhos, fotografias, pinturas…).

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Depoimentos secundários ou coletados pelos próprios alunos.

ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS AÇÕES

INICIO:

  • Desencadear a discussão do tema apresentando um material que mostre uma face dessa realidade, anotando e discutindo as principais idéias levantadas pelos alunos a respeito do tema. Algumas sugestões: “Ilha das Flores”, curta-metragem de Jorge Furtado sobre lixo em Porto Alegre, ou reportagens de jornais, revistas e telejornais.

OUTRAS ETAPAS:

1ª ETAPA: Sondando o lixo das casas dos alunos:

a– O professor elabora um questionário com questões fechadas e espaço para outras

observações, para que os alunos respondam sobre: quantas vezes por semana coloca-se o lixo para fora em sua casa; como embalam restos de alimento, cacos de vidros…; se os separam; qual a quantidade colocada (pode ser medida de sacos, sacolas…)e outras questões que o professos julgar relevantes.

b– As informações obtidas serão tratadas para, a partir delas, fazer-se uma análise

sobre como as famílias se desfazem de seu lixo. A partir da leitura do Caderno “A Embalagem e o Ambiente”, os próprios alunos farão esse tratamento, com o auxílio dos professores, produzindo tabelas, gráficos e pequenos textos.

2ª ETAPA: Investigando o destino do lixo de quem trabalha com ele:

a) – Preparar e realizar uma visita ao lixão ou aterro sanitário (ver Projetos Específicos

Matemática) para entrevistar as pessoas que ali trabalham, catadores de lixão, cooperativas de catadores ou funcionários do aterro, sobre: condições de vida e de trabalho(forma de remuneração, horário de trabalho, riscos e doenças mais comuns, se o trabalho está ou não terceirizado, se o catador consome ou vende o que ali obtém…); (ver artigo “Produção de Texto”

– entrevista). Além das respostas obtidas, todos os momentos devem ser registrados como desenhos, fotografias ou filmagens.

b) Para trabalhar junto à população, além de um trabalho de multiplicadores de informações e novas condutas em sua própria casa, os alunos podem realizar folhetos de informação sobre o tema, destinados à comunidade.

CULMINÂNCIA

  • Todas as atividades poderão ser apresentadas no Dia da Reciclagem ou em um evento em que se exponha os trabalhos da escola, junto com a realização de uma Feira de Troca de Objetos Usados – o que desincentiva o desperdício, já que o é lixo para uns, pode ser útil para outros

IV – AVALIAÇÃO

  • O professor estará acompanhado e avaliando todas as atividades realizadas pelos alunos, dando a retomada da reflexão sobre questão do lixo em casa: sugere-se que uns dois meses após o término do projeto, conversem novamente sobre o tema ou se faça uma reaplicação dos questionários do início da atividade. Todos juntos reavaliam suas mais recentes ações e podem, inclusive, avaliar também a resposta enviada (espera-se!) .

Recomendamos ainda:


Projeto reciclagem em PDF

Projeto reciclagem
Projeto reciclagem

Para ter acesso completo ao Projeto reciclagem em PDF, confira o link a seguir e baixe: Baixe em PDF


One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *