Ícone do site Educação e Transformação

Projeto Volta às aulas para Educação Infantil

Projeto Volta às aulas para Educação Infantil

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Projeto Volta às aulas para Educação Infantil, com o objetivo de desenvolver na criança o gosto em permanecer na escola; Respeitar as diferenças e jeitinho de cada criança; Destacar pontos importantes de socialização; Incentivar a criança a brincar, aprender e fazer novos amiguinhos, entre outras coisas.

O início de mais um ano letivo sempre traz expectativas para professores e alunos. Na Educação Infantil é um momento marcante, principalmente para crianças que nunca antes estiveram na escola.

Veja também:

Para os pequenos, em sua maioria, é a primeira vez que terão contato com esse espaço novo, que é a escola.Deixar de conviver somente com seus familiares, com amiguinhos do dia-a-dia, para mergulhar em um mundo novo, cheio de novidades, com um monte de rostos diferentes.

Por isso, é importante nesse primeiro momento, passar pelo processo de acolhimento. O nome já diz: ser acolhido, recebido, aconchegado.Assim, nós profissionais da educação, precisamos ter a sensibilidade e o bom senso de perceber que para os pequenos tudo é novo e, geralmente, o que é novo às vezes assusta. (Saiba mais em: O que fazer no primeiro dia de aula?)

E foi pensando em tudo isso que selecionamos nesta postagem essas excelentes sugestões de “Projeto Volta às aulas para Educação Infantil” confira:

Projeto Volta às aulas para Educação Infantil – Conversando sobre as férias.

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Avançar no conhecimento da leitura e escrita através da tentativa de escrita de um texto coletivo sobre as férias.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
  • Trabalhar a ordenação numérica através do calendário.
  • Vivenciar momentos de interação e descontração juntamente com os demais alunos, por meio do lúdico (pintura).

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria interessante já ter introduzido com os alunos o trabalho com o calendário. Este pode ser inserido nos momentos iniciais da aula, quando da discussão da rotina do dia, na roda de conversa.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Contando sobre as férias – A escrita de um texto coletivo.

1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar atividades de retorno às aulas, logo depois das férias de julho, com o intuito de recepcionar os alunos nos primeiros dias de aula.  São atividades que trazem descontração e interação entre alunos e professores, visando à readaptação ao ambiente escolar.

2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão, sugerimos que o professor converse em roda com os alunos sobre o que fizeram nas férias. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todos os alunos e anotar tudo que eles disserem.

3- Ao terminar a conversa com os alunos, retome com eles tudo o que foi dito, através das anotações feitas pelo professor. Diga que seria interessante contar para os outros colegas da escola e para os familiares, o que essa turma fez nas férias. Instigue os alunos com a seguinte questão:

  • Como podemos contar o que fizemos em nossas férias para outras pessoas?

– Nesse momento podem surgir sugestões como: fazer um desenho, colocar fotos etc. Mas o objetivo da atividade será trabalhar a importância da escrita como função social. Sendo assim, proponha ao grupo, a escrita de um texto coletivo, que pode ser feito através das informações dos registros sobre a aventura das férias.

– O professor irá servir de escriba e em um cartaz, vá elaborando com os alunos escrita desse texto, que terá um caráter informativo. Pondere sobre o que e como escreveríamos um texto informativo, criando uma lógica para a escrita, observando as características deste tipo de texto e instigando a tentativa de escrita das palavras, observando número de letras, bem como quais são necessárias para a escrita das palavras.

Atividade 2 – Pintura no Azulejo. 

1- Após explorar a construção do texto coletivo com os alunos, proponha um momento mais lúdico, de descontração. Leve os alunos para fora da sala de aula e faça uma pintura em azulejos, com a temática “Nossas Férias 2013”, com o objetivo de ilustrar o texto coletivo.

Observação: Professor se na sua escola não possuir um espaço para esse tipo de pintura, coloque papel pardo colado na parede, em um espaço fora da sala de aula e proponha a pintura.

2- Registre esse momento com fotos e juntamente com o texto coletivo, organize posteriormente uma exposição na parede de fora da sala, para socializar as produções de seus alunos com os outros colegas e seus familiares.

Atividade 3 – Quantos dias nós ficamos de férias? 

1- O professor já deve ter trabalhado previamente o calendário com os alunos. Nesse momento, é importante retomar a história do surgimento do calendário, como ele é utilizado em nossas casas e como podemos consultá-lo.

– O surgimento do calendário se deu por meio da necessidade que os homens tinham de contar o tempo e controlar as suas atividades. O calendário foi uma forma de registrar por escrito os dias onde eram marcadas as datas das luas, do plantio e da colheita. Converse também com os alunos sobre a divisão do calendário em doze meses, demonstre o nome dos meses e que dentro do mês existem as semanas. Mostre também que em cada semana temos sete dias e que cada dia do mês corresponde a um número específico.

– Na nossa escola utilizamos o calendário para marcar datas importantes como os dias de aula, de férias, dos aniversários, passeios etc. Sendo assim, antes de começar as férias de julho marcamos o último dia de aula e o dia em que retornaremos a escola.

2- No retorno das férias pergunte aos alunos: como podemos saber quantos dias ficamos de férias? Anote suas hipóteses e confronte com eles quais são as possibilidades para a descoberta exata do número de dias que ficamos de férias. Solicite aos alunos que observem o calendário e proponha que contem os dias que ficamos de férias.

3- Logo após descobrir a quantidade exata de dias que ficamos de férias proponha que os alunos representem essa quantidade com material concreto (exemplo: palitos de picolé). Faça a tentativa de escrita do numeral que corresponde à quantidade de dias, no nosso caso foram 16 dias.

Avaliação

A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.

As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível para o professor no momento da realização das atividades, contendo espaço para registros individuais de cada aluno.

Perguntas norteadoras para observação de cada aluno:

  • Trouxe contribuições no momento da roda sobre as férias?
  • Possui sequência lógica de pensamento para contar o que fez sobre as férias?
  • Conseguiu avançar no conhecimento sobre a ordenação numérica, através da exploração do calendário?
  • Conseguiu fazer a escrita do número 16, na hora do registro e representar a quantidade através de material concreto?
  • Houve avanço no processo de alfabetização e letramento através da escrita do texto coletivo?

Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Primeira semana de aula

Depois que postamos o projeto para volta às aulas ensino fundamental, várias pessoas entraram em contato conosco via E-mail e comentários das postagem pedindo também por algumas sugestões para a educação infantil, confira:

Justificativa:

A escola deve ser um lugar acolhedor e gostoso de estar. Quando chegam à escola no 1º dia de aula, várias coisas passam pela cabecinha das crianças. Neste caso, é necessário receber a todos com muita alegria e prazer, assim os alunos alegram-se em permanecer no ambiente e os pais saem seguros, sabendo que seus filhos estão em ótima companhia.

Objetivos:

Ações a serem desenvolvidas:

Culminância:

Entregue para cada aluno uma lembrancinha bem especial, para que percebam que são crianças adoráveis e queridas.

Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Primeira semana de aula em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Primeira semana de aula”, mostrado acima para download gratuito em PDF, confira o link a seguir e baixe:


Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil para imprimir


Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – 1ª Semana

Objetivos:

Segunda-feira:

Terça-feira:

Quarta-feira:

Quinta-feira:

Sexta-feira:

Esse é o primeiro projeto que realizarei com meus alunos de pré escola.


Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Adaptação e Integração

O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses… depende da criança. Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da melhor forma possível.

Objetivos

Conteúdos

Português

Matemática

História e Geografia

Ciências:

Artes:

Educação Física:

Desenvolvimento:

Culminância

Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam (corrida do saco, pula corda, cobra-cega, corrida da batata, show de calouros, dança das cadeiras).

Avaliação

Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse e participação dos aluno

Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Imprimir


Verdade ou mentira? – Dinâmica para o início das aulas

Essa dinâmica mostra que nem sempre a  gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.

Essa dinâmica é muito útil 
 saber do que os alunos gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.

Entregar um pedaço de papel a cada aluno onde terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como ‘tenho olhos verdes’ e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como ‘já fui ao Japão’, por exemplo.

Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso postério quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.

Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Continuar lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.

No final todos já estão ansiosos  leia a frase e diga: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faça algumas perguntas sobre a frase à aluna. Fazenr isso até terminar e depois perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.

Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.

Veja mais em: Como tornar as aulas mais dinâmicas na Educação Infantil


Projeto Volta as Aulas para Educação Infantil

Justificativa:

A volta às aulas é um momento crucial no ano escolar. O aluno muitas vezes se vê desestimulado a frequentar o ambiente da escola, portanto, é importante que o retorno do aluno seja acompanhado de um trabalho pouco estressante, bastante lúdico e que lhe permita se expressar. Dessa forma, a escola demonstra preocupação com a auto-estima dele e ele acaba por encontrar um lugar receptivo, gentil e agradável, e estes fatores podem ser grandes facilitadores ao longo do ano letivo.

Objetivos:

Desenvolvimento:


Ideias diversas para o projeto volta às aulas para educação infantil

Outra dica: Atividades volta às aulas 1 e 2 ano

Veja mais em:

O que achou das sugestões e dicas para o Projeto Volta às aulas para Educação Infantil? Se gostou não deixe de nos informar em forma de comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Sair da versão mobile