<

Propriedades da água


Nesta postagem vamos compartilhar com vocês um pouco sobre as propriedades da água.

A água é a substância mais importante do nosso planeta. É ela que garante a vida animal e vegetal. Sem ela, não existe vida.

E tem propriedades da água muito interessantes, que nem percebemos como funciona.

A água é uma espécie de solvente

A água mesmo estando em seu estado puro, caindo da chuva, ela traz impurezas que são dissolvidas em sua composição.

A água é um solvente pois nela é possível dissolver várias substâncias. Ela não tem cheiro, cor ou sabor, o que a torna diferente são as substâncias acrescentadas nela.

As substâncias que se diluem, ou melhor, se dissolvem em outras, como por exemplo o sal, recebem o nome de soluto. A substância com capacidade de dissolver outra é considerada um solvente.

Quando o solvente se associa com o soluto, ganha o nome de solução. Este processo de dissolução da água é importantíssimo para existência da vida.

Em nosso sangue as substância açúcares, sais minerais e vitaminas são transportadas pela corrente sanguínea dissolvidos pela água.

Nos vegetais, os sais minerais e açúcar dissolvidos pela água, são transportados para suas raízes.

Em organismos vivos acontecem inúmeras reações químicas para existir a vida e também os processos no aparelho digestivo. Todos os processos dependem da água para acontecer no organismo.

Regulador térmico

A água tem a capacidade de absorção e conservação de calor. De dia, a água absorve uma parte do calor do sol e conversa esta água até a noite. Depois, devolve o calor que absorveu do ambiente.

Esta regulação térmica é pequena entre o dia e a noite em regiões litorâneas. Já nas cidades urbanas, esta diferença de temperatura é maior.

Entre as propriedades da água essa torna a eliminação de calor, ou sudorese, um mecanismo importante entre nós, seres humanos e animais para controlar a temperatura corporal.

Suas propriedades

Flutuação ou afundamento?

Como pode ser, um prego pode afundar e um navio flutuar. Na água, erguer uma pessoa, não exige muito esforço. Isto é porque a água empurra o corpo para cima. E este mecanismo da água é chamado empuxo.

Quando este impuxo (E) é igual ao peso (P) o objeto tende a flutuar mas quando o peso é do objeto é maior que o empuxo, ele afunda.

Quando o submarino afunda, ele aumento seu peso enchendo seus tanques da própria água do mar.

Exercendo pressão

Quando tentamos segurar com um jato de água que sai da mangueira com o dedo, ela é impedida de fluir e acaba exercendo mais pressão e mais força.

No geral, todos os líquidos existentes, exercem pressão. Para mostrar a pressão exercida em uma coluna de líquido é preciso fazer orifícios em uma garrafa plástica de 2 litros e encher de água.

Entre as propriedades da água, esta indica que a pressão trabalhada por um líquido aumenta com a profundidade. A vazão da água pelo primeiro furo será menor que a vazão feita por dois furos.

E quanto maior maior a profundidade ou altura do líquido, será maior a distância que o filete de àgua atinge.

A pressão no mergulho

Dentre as propriedades da àgua ,nesta a pessoa quando mergulha, sente uma dor e pressão na parte interna da orelha. Isto é relacionado a pressão exercida na água.

Durante o mergulho, quanto mais fundo, vai aumentando a altura da coluna líquida acima de você. E devido a isso, as profundezas do mar tem uma pressão tão grande que são necessários aparelhos para chegar mais fundo.

Resumo sobre as Propriedades da água em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, (leitores do educação e transformação), nós resolvemos disponibilizar todo o RResumo sobre as Propriedades da água para download em PDF.

Para ter acesso ao material, confira o link a seguir e baixe:

______

A molécula de água

A fórmula molecular da molécula de água é: H2O.

Já a fórmula estrutural da molécula de água é:

Fórmula estrutural da molécula de água
Fórmula estrutural da molécula de água

A água apresenta uma fórmula estrutural triangular, não linear, formando os átomos de hidrogênio um ângulo de 104,5º entre si.

 

 

As reações químicas

Participa de duas formas nas reações químicas,como reagente ou como produto.◦

  • Reagente – Hidrólise
  • Produto – Síntese por Desidratação

Moderador de Temperatura

Alto Calor específico – Absorve e cede grandes quantidades de calor com pequena alteração de temperatura.

Alto Calor de Vaporização – Por conta dessa propriedade, à água absorve grandes quantidades de calor das superfícies que está em contato, quanto evapora resfria o local.

Veja também: Meios de Comunicação

As propriedades da água:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.