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Relatório Descritivo

Relatório Descritivo do aluno ou Parecer Descritivo - Modelos e Dicas

Relatório Descritivo do aluno ou Parecer Descritivo - Modelos e Dicas

Confira dicas para fazer Parecer Descritivo do aluno (Relatório Descritivo) e também modelos para servir de base na hora de criar o seu.

“Por que é importante registrar? O ato de conhecer é permanente? Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador fez história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que historifica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização da memória, como história desse processo.” (Freire, M. 1989,p.5).

Confira ainda:

Relatório Descritivo – Dicas Iniciais

Relatório Descritivo – Maiores Desafios

Quais são os maiores desafios na hora de fazer o (Relatório Descritivo ou Parecer Descritivo) ?

“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”. (Freire, M. 1989, p.5).

Relatório Descritivo – Pontos de Atenção

Confira a seguir os pontos que devemos prestar atenção:

O QUE NÃO DEVEMOS FAZER NA HORA DO RELATÓRIO DESCRITIVO?

EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc…

SUGESTÃO: Substituir por “ainda não conhece” ou“precisa desenvolver” ou “será necessário trabalhar”

O QUE FAZER?

O QUE PRECISAMOS SABER?

REDIGINDO O PARECER DESCRITIVO

Veja ainda: Sugestões para relatório ou parecer descritivo do aluno

COMO INICIAR UM PARECER OU RELATÓRIO DESCRITIVO

ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL

Vamos Refletir…

“O parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido”. (Jussara Hoffmann, 1998.)


Relatório Descritivo ou Parecer Descritivo – Modelo

Veja Mais:

Aspecto sócio-emocional

Demonstrou uma criança alegre, prestativa e carinhosa, mas durante o trimestre apresentou insegurança a sua nova turma ( resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades nos ambientes de aprendizagem da escola ) sendo necessário as professoras e a supervisora intervir para o mesmo aceitar.
Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só realizava as atividades e participava mediante a intervenção da professora.
Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores.
A criança manifesta bons hábitos de higiene e utiliza expressões de cortesia.
Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em algumas situações não concluiu o dever de sala no tempo determinado, sendo necessário ficar após o horário para copiar ou concluir o dever em casa. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidades com os objetos pessoais e se concentrar durante as explicações das atividades.

Aspectos psicomotor

Apresenta equilíbrio corporal acompanhando com segurança e agilidade os movimentos sugeridos nos jogos. Participa ativamente das brincadeiras propostas.
Consegue recortar corretamente o contorno solicitado. Tem uma boa coordenação motora fina ao traçar as letras.

Aspecto cognitivo (aprendizagem)

Em língua portuguesa a criança tem um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação e escrita.
Na expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência.
Na matemática em algumas situações necessita da ajuda da professora para resolver operações de adições e subtrações.

Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da criança

A professora conversou com a mãe sobre as dificuldades que a criança tinha em obedecer as normas estabelecidas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, e sobre o problema de dicção. Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do desenvolvimento de atividades que a propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites e sugeriu que levassem a um especialista para investigar as causas do problema de dicção.
Na sala de aula a professora sempre procurou trabalhar através de conversas sobre a importância do cumprimento das regras e limites para poder ter um melhor desempenho nas atividades propostas. A criança tem apresentado melhoras em obedecer as regras estabelecidas na escola.
Com relação a dicção a criança está em tratamento com a fonoaudióloga onde a mesma enviou um parecer explicando que a gagueira é uma síndrome complexa e de difícil tratamento, e que a criança não se encontrava em um nível avançado mas que necessitava de varias sessões fonoterápicas. ( A mesma está anexada no relatório)
Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento.
A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.

Recomendações a serem seguidas no próximo período

É importante que treine diariamente a leitura e a escrita, para quando construir frases e textos pequenos possa organizar melhor as idéias para escrever de forma correta. A prática dessas habilidades desperta o interesse e a atenção da criança, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a expressão das idéias e o prazer pela leitura e a escrita.
Exercitar a adição e subtração ( de acordo com o que vem sendo abordado), para que no próximo trimestre a criança continue avançando.
Algumas dicas importantes para a realização do dever de casa:
  1. Estimular sim, executar não – Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando algumas explicações com boa vontade e paciência.
  2. Estipular um horário – É importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
  3. Local apropriado – Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório. Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
  4. Pensamento positivo – Fique atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda não acabou a lição?“ tente participar: “prendeu algo novo na escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança vai acreditar que estudar não é bom.
  5. Quando os pais trabalham fora – Para suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.
Assinatura do responsável:
Fonte: Simone Drumond
http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/2010/11/relatorio-descritivo-simone-helen.html
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