Ícone do site Educação e Transformação

Símbolos da Páscoa

Símbolos da Páscoa

Símbolos da Páscoa

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês os significados dos principais símbolos da Páscoa: Cordeiro, Trigo, Uva, Vela, Sinos, Peixe, Ovos, Girassol e o Coelho. A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa.

Veja ainda:

Os símbolos da páscoa em vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=u1m01_OUS74

Símbolos da Páscoa

Cordeiro:

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa do Antigo Testamento. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães sem fermento e com o sacrifício de um cordeiro.

Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: “morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida”. É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


Trigo e Uva:

Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem por excelência o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarra de vinho.


A vela:

Representa o Cristo Ressuscitado que deixa o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal ficam gravadas as letras do Alfa e ômega, significando: Deus é o principio e fim.

Os Algarismos do ano também ficam gravados no círio pascal. Nas casas cristãs é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.


Sinos:

Contem a alegria da ressurreição expressa nos cânticos de aleluia. Tocando festivo, anunciando novos tempos, alma nova nas criaturas.


O Peixe:

O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o grande peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na graça de Cristo e na vida divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.


O Girassol:

O Girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o sol, assim como nossas almas, que devem estar viradas para o divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitou.


Os Ovos:

O ovo, aparentemente morto, é o simbolo da vida que surge repentinamente destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.


O Coelho:

Símbolo da rápida e multiplica fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fios: Há um número incalculável de filhos de Deus, frutos, da graça da Ressurreição.


Outras dicas em: Músicas de Páscoa

Símbolos da Páscoa para imprimir

Símbolos da Páscoa para imprimir

Símbolos da Páscoa para colorir

Símbolos da Páscoa para colorir

Mais em: O Coelho Joaquim – História de Páscoa

Os símbolos da páscoa e seus significados para imprimir e colorir

Símbolos da páscoa e seus significados
Símbolos da páscoa e seus significados
Sair da versão mobile