Datas Comemorativas, Educação Infantil

Símbolos da Páscoa


Nesta postagem vamos compartilhar com vocês os significados dos principais símbolos da Páscoa: Cordeiro, Trigo, Uva, Vela, Sinos, Peixe, Ovos, Girassol e o Coelho. A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa.

Veja ainda:

Os símbolos da páscoa em vídeo:

Símbolos da Páscoa

Cordeiro:

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa do Antigo Testamento. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães sem fermento e com o sacrifício de um cordeiro.

Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: “morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida”. É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


Trigo e Uva:

Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem por excelência o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarra de vinho.


A vela:

Representa o Cristo Ressuscitado que deixa o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal ficam gravadas as letras do Alfa e ômega, significando: Deus é o principio e fim.

Os Algarismos do ano também ficam gravados no círio pascal. Nas casas cristãs é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.


Sinos:

Contem a alegria da ressurreição expressa nos cânticos de aleluia. Tocando festivo, anunciando novos tempos, alma nova nas criaturas.


O Peixe:

O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o grande peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na graça de Cristo e na vida divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.


O Girassol:

O Girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o sol, assim como nossas almas, que devem estar viradas para o divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitou.


Os Ovos:

O ovo, aparentemente morto, é o simbolo da vida que surge repentinamente destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.


O Coelho:

Símbolo da rápida e multiplica fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fios: Há um número incalculável de filhos de Deus, frutos, da graça da Ressurreição.


Outras dicas em: Músicas de Páscoa

Símbolos da Páscoa para imprimir

Símbolos da Páscoa para imprimir
Símbolos da Páscoa para imprimir

Símbolos da Páscoa para colorir

Símbolos da Páscoa para colorir
Símbolos da Páscoa para colorir

Mais em: O Coelho Joaquim – História de Páscoa

Os símbolos da páscoa e seus significados para imprimir e colorir

Símbolos da páscoa e seus significados
Símbolos da páscoa e seus significados
Símbolos da páscoa e seus significados
Símbolos da páscoa e seus significados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *