Atividades com tirinha

Confira diversas Atividades com tirinha prontas para copiar, imprimir e aplicar em sala de aula.


Selecionamos nesta postagem diversas Atividades com tirinha prontas para imprimir e trabalhar com alunos das series iniciais.

São excelentes sugestões para trabalhar em sala de aula ou como tarefa para casa.

O que são tirinhas?

Uma tira de banda desenhada (chamada ainda de tira cômica ou tirinha/tira de quadrinhos) é o equivalente em português do termo inglês comic strips, o qual se refere a uma apresentação possível de banda desenhada, caracterizada por uma série de vinhetas, publicada regularmente (normalmente diariamente ou semanalmente) em jornais , revistas e mais recentemente nas páginas da Internet (webcomics).

Estrutura-se em enunciados curtos, e traz um conteúdo em que predomina a crítica, com humor, a modos de comportamento, valores, sentimentos, destacando-se, portanto, nessa composição, códigos verbais e não-verbais.

Atividades com tirinha para imprimir

Atividades de Leitura e Interpretação com Tirinhas

(Caulos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 4 jul. 1975. Caderno B.)

Observe com atenção o cartum e leia os quadrinhos:

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO

  1. O cartum, de Caulos, nos mostra duas pessoas.
    a) O que elas estão fazendo?
    b) Como sabemos disso?
  2. O que o encaixe dos balões de fala sugere, considerando a situação que o cartum mostra?
  3. Compare os balões do cartum com os balões dos quadrinhos.
    O que os balões dos quadrinhos têm que os do cartum não têm?
  4. No 1º quadrinho da história da Mônica, alguém a chama de dentuça.
    a) Como ela reage a isso no 2º quadrinho?
    b) Por que você acha que ela reagiu assim?
    c) O que ela provavelmente faria, se o autor da frase fosse o Cebolinha?
  5. No último quadrinho, Mônica surpreende o leitor com sua reação. Dê uma razão para ela não ter reagido como esperávamos.
  6. Nos quadrinhos, embora os balões estejam separados, como sabemos que há comunicação entre Mônica e a personagem Titi?
  7. No cartum, as peças do quebra-cabeça se encaixam perfeitamente. Associe as peças do quebra-cabeça à comunicação e indique em seu caderno a alternativa que completa corretamente a afirmação
    a seguir.
    Para que a comunicação se realize é necessário:
    a) que uma pessoa tenha muita paciência com a outra.
    b) que uma das pessoas seja muito inteligente.
    c) que uma pessoa entenda o que a outra diz.
    d) que uma das pessoas seja sensível e crítica.
  8. Se no cartum as peças do quebra-cabeça não se encaixassem, o que isso significaria?
  9. No cartum, uma peça de quebra-cabeça se encaixando perfeitamente na outra simboliza a
    comunicação. Uma pecinha de Lego se encaixando em outra, uma fita de game sendo introduzida
    num videogame ou um garoto beijando uma garota poderiam também representar a comunicação.
    Que outros símbolos você sugere para representar a comunicação?

Respostas:

1) a) Conversando
b) Pelos balões de fala.
2) Que eles estão se entendendo.
3) Palavras.
4) a) Ficou furiosa e foi tirar satisfação.
b) Porque ela pensou que fosse o Cebolinha.
c) Bateria nele.
5) Ela deve gostar do Titi.
6) Por causa da extensão do balão até o quadrinho ao lado.
7) c) que uma pessoa entenda o que a outra diz.
8) Que eles não estão se comunicando.
9) Resposta Pessoal

____

Leia a tirinha:

O humor da tirinha decorre

A) do conteúdo educativo do programa a que Mafalda assiste na televisão.
B) de seu entendimento equivocado a respeito da mensagem da televisão.
C) dos conselhos indesejáveis ditos pela apresentadora do programa da TV.
D) da tristeza de Mafalda por ter se esquecido de que era dia dos pais.
E) da compreensão exata que Mafalda teve da mensagem do programa.

Atividades com tirinha para produção de texto

Atividades com tirinha para produção de texto
Atividades com tirinha para produção de texto
Atividades com tirinha para produção de texto
Atividades com tirinha para produção de texto
Atividades com tirinha para produção de texto
Atividades com tirinha para produção de texto

Atividades com tirinha – Formação de Palavras

Confira estas Atividades com tirinha para trabalhar a formação de palavras. Excelentes exercícios com gabarito.

1 – Observe a palavra pernilongo no quadrinho e responda:

Tirinha Ivo viu a Uva

Qual o processo de formação dessa palavra?

2 – O texto, a seguir, é o trecho de um poema do Arcadismo brasileiro.

“Não sei, Marília, que tenho,
Depois que vi o teu rosto;
Pois quanto não é Marília,
Já não posso ver com gosto.
Noutra idade me alegrava,
Até quando conversava
Com o mais rude vaqueiro:
Hoje, ó Bela, me aborrece
Inda o trato lisonjeiro
Do mais discreto pastor.”
[…]

(GONZAGA, Tomás. In: MOISÉS, Massud. A literatura brasileira atravésdos textos. São Paulo: Cultrix, 1977. P. 64-65)

A) A palavra vaqueiro (verso 7) foi formada por derivação:
a) Prefixal
b) Sufixal
c) Parassintética
d) Imprópria

B) Qual a palavra primitiva que a originou?

C) A palavra lisonjeiro (v. 9), significa aquele que adula, que agrada alguém. Ela foi formada por derivação sufixal, através do sufixo –eiró, que dentre outros, apresenta ideia de ofício, ocupação, profissão. Utilizando o mesmo sufixo e a ideia nele contida, forme novas palavras derivadas.

__

Respostas:

1. Pernilongo é uma palavra composta (perna+ longa), portanto, uma composição, e já que perdeu elemento fonético em sua formação, é uma composição por aglutinação.

2.a)  Por meio do sufixo -eiro agregado `a palavra vaca, foi formada a palavra vaqueiro, sendo portanto a opção correta, letra B

b) Como foi mencionado na questão anterior, a palavra primitiva que deu origem à palavra vaqueiro é vaca.

c) O sufixo –eiro é muito produtivo em nossa língua, palavras como lixeiro, padeiro, sorveteiro, engenheiro, pedreiro, são alguns exemplos de palavras derivadas que agregam a ideia de ofício, ocupação.

Atividades com tirinha variada

Atividades com tirinha variada

Objetivos:

  • Perceber a Tirinha como forma de expressão;
  • Produzir pequenos textos, por meio de tirinhas;
  • Apresentar o cartunista brasileiro Maurício de Sousa;
  • Desenvolver o gosto pela leitura e escrita;
  • Explorar a criatividade;
  • Identificar os fonemas;
  • Observar a ortografia;

Conhecimento prévios

  • Leitura;
  • Interpretação de texto mais
  • elementar;
  • Saber produzir pequenos textos;

Estratégias e recursos

I momento: Apresentação do cartunista

Biografia Mauricio de Sousa

II momento Distribuição de várias tirinhas para cada aluno ler e compreender a mensagem;

III Momento Distribuir metade de uma cartolina com três quadros para cada aluno montar uma tirinha engraçada.

IV Momento Levar o aluno ao laboratório de informática para confeccionar no computador a sua tirinha.

Avaliação

  • Análise e registro individual de cada atividade;
  • Exposição dos trabalhos realizados;

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.