Atividades Educativas, Datas Comemorativas, Educação Infantil

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil


Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Desenhos, Brincadeiras lúdicas e Atividades Copa do Mundo Educação Infantil, prontas para imprimir e colorir.

Copa do Mundo FIFA de 2018  será realizada na Rússia entre os dias 14 de junho e 15 de julho. A competição contará com a participação de 32 seleções nacionais. Ao todo, serão realizadas 64 partidas. Será a 21ª edição deste que é o mais importante campeonato internacional de futebol do mundo.

A cerimônia de abertura e o primeiro jogo, assim como a final, ocorrerão no Estádio Olímpico Luzhniki em Moscou.

A Copa do Mundo de Futebol é um evento organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que mobiliza atenção da grande maioria dos países do mundo.

Em escola de todo o Brasil não é diferente, professores e demais funcionários da instituição utilizam este tema para trabalhar em sala de aula. E foi pensando nisso que selecionamos várias Atividades Copa do Mundo Educação Infantil, confira:

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Algumas das inúmeras atividades que podem ser trabalhar no mês da Copa do Mundo:

  • Cruzadinhas e Caça Palavras com nomes das seleções;
  • Produções Textuais sobre futebol e os jogos da Copa do Mundo (Individual ou coletivo);
  • Desenhos para colorir;
  • Trabalhar ordem alfabética com os nomes das seleções;
  • Realizar uma Mini copa do mundo entre as classes (Inter Classe);
  • Decorar a escola ou sala de aula junto com os alunos;
  • Confeccionar lembrancinhas;
  • Confeccionar Murais e Painéis;
  • Mural com frases de incentivo;
  • Trabalhar a letra do hino nacional Brasileiro;
  • Trabalhar Fauna e Flora dos países participantes da copa;
  • Trabalhar as cores dos uniformes das seleções ou Bandeiras dos Países;
  • Entre outros…

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil para series iniciais

Quando falamos em futebol, do que você lembra? Vamos fazer uma lista!

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil – Pinte

O papai gosta de jogar futebol, não é? Pinte tudo aquilo que ele usa para participar de um jogo de futebol com os amigos.

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil – Palavras

Quantas vezes você abre a boca para falar essas palavras?

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil – Observe

Observe o campo de futebol e complete com as palavras ponto ou reta:

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil para colorir

Confira alguns desenhos a seguir relacionados a Copa do Mundo 2018 da Russia e Futebol: Mascotes

Atividades Copa do Mundo 2018 - Desenhos para colorirAtividades Copa do Mundo 2018 - Desenhos para colorirAtividades Copa do Mundo 2018 - Desenhos para colorir

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil – Mapa da Russia para colorir

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil – Murais e Painéis

Vai lá Brasil:

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Menino com uniforme da seleção brasileira Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Todos juntos rumo ao hexa Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Todos juntos pelo Brasil Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil – Lembrancinhas

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil Atividades Copa do Mundo Educação Infantil Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil – Brincadeiras com bola

Muito além do futebol, a bola pode proporcionar diversos momentos lúdicos com as crianças. Então vamos aproveitar o tema Copa do Mundo e trabalhar essas brincadeiras, confira:

Vôlei do Alfabeto

  • Primeiro deve ser escolhido um tema, como por exemplo, frutas. Em seguida as crianças formam um círculo e jogam vôlei, só que a cada lance, devem falar uma letra seguindo a ordem alfabética.
  • Quem deixar a bola cair deverá falar uma fruta que comece com a letra da vez, por exemplo se a bola caiu ao falar a letra “m”, quem deixou cair poderá falar mamão, maçã ou melancia, por exemplo. Em seguida retorna-se ao jogo com a letra seguinte.

Cabriola, cadê a bola?

  • As crianças devem escolher uma outra criança para ser o Cabriola, após, o Cabriola deve ficar na frente, virado de costas para o grupo e com uma bola na mão.
  • Para começar a brincadeira, o Cabriola precisa jogar a bola para o alto e para trás, e uma outra criança do grupo a esconde. Após, o grupo pergunta “Cabriola, cadê a bola?”, e o Cabriola tem que adivinhar com quem ela está.
  • Se ele conseguir adivinhar, a criança que escondeu a bola vira o novo Cabriola.

Gol a Gol

  • Neste jogo só brincam duas pessoas por vez. O objetivo é marcar gol no adversário. Só pode chutar, no máximo, do meio de campo. O campo deve ser dividido ao meio e cada jogador fica em um gol.
  • As regras são simples: se a bola bater na trave ou no travessão, o adversário bate pênalti; se passar do meio de campo para chutar, o adversário também bate pênalti e, se a bola sair pela lateral, é chute de bola parada de onde a bola saiu. São dois tempos de 25 lances cada.

Palavras cruzadas

  • Três ou mais crianças fazem uma roda e escolhem uma letra do alfabeto. Após, elas precisam jogar a bola uma para outra, dizendo palavras com a letra escolhida. A criança que errar sai da roda. Ganha quem ficar por último

Paribola

  • Primeiro as crianças se reúnem em grupo e ficam de frente para uma criança, que está segurando uma bola. Ela escolhe um tema, por exemplo “cores”, e as outras crianças têm que dizer palavras dentro desse tema.
  • Após, a criança que está com a bola fala uma das palavras que já foi dita por alguém (por exemplo: amarelo), joga a bola para cima e sai correndo. Os outros participantes também correm.
  • Mas a criança que disse “amarelo” antes deve pegar a bola rapidamente e dizer: “Paribola”.
  • Quando ela diz isso, todas as crianças têm que ficar paradas onde estão. Depois disso, a criança que está com a bola tem que dar três passos para tentar queimar alguém.
  • Caso ela consiga, a brincadeira recomeça com a outra pessoa no lugar. Se não conseguir, ela volta a brincadeira.Ameba de equipe
  • Divididos em dois times, a brincadeira funciona como uma queimada tradicional, em que o jogador que estiver com a bola tem que tentar acertar o jogador do time adversário.
  • Assim, quem for queimado senta e, sem sair do lugar, tenta queimar uma criança do outro time. Ganha a equipe que queimar todo o time adversário primeiro.

Boliche de perguntas

  • Para começar a brincadeira é necessário formar dois grupos e cada um tem que derrubar 10 garrafas do campo adversário.
  • As garrafas devem ser derrubadas com uma bola; dentro das garrafas há perguntas para os participantes. Ao derrubar as garrafas os participantes precisam responder as perguntas das garrafas derrubadas. A equipe que acertar mais respostas ganha o jogo.

Futebol cego

  • Para brincar, é preciso duas duplas. A perna direita de uma criança é amarrada à perna esquerda da outra, e uma delas vai ter os olhos vendados. Quem estiver com os olhos abertos tem que dar direções para levar a criança vendada até a bola. Ganha a dupla que conseguir acertar a bola no gol.

Gulu

  • Os participantes ficam passando uma bola de um para o outro com os pés ou com as mãos, a escolha fica a critério do grupo. Enquanto uma criança fica como “gulu” ou “maluquinho”, tentando capturar a bola. Quando a criança conseguir pegar a bola, deixa de ser o “gulu” e troca de lugar com o último participante que tocou na bola.

Palavras cruzadas

  • Três crianças ou mais fazem uma roda e escolhem uma letra do alfabeto. Depois da escolha, elas têm que jogar a bola uma para outra, dizendo palavras com a letra escolhida. Quem errar sai da roda. Ganha quem ficar por último.

Queima coração

  • Para brincar, é preciso separar os amigos em dois times, que vão participar de um jogo de queimada. Antes de a brincadeira começar, cada time precisa decidir, em segredo, quem vai ser o “coração” do grupo. O “coração” é aquele que não pode ser queimado e tem que ser secretamente protegido pelo grupo. Ganha a equipe que queimar primeiro o “coração” do grupo adversário.

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil para imprimir

Pinte as letrinhas de seu nome:

Atividades Copa do Mundo 2018

Resolva os problemas:

Atividades Copa do Mundo 2018

N copa do mundo torcemos pelo:

Atividades Copa do Mundo 2018

Confederação Brasileira de Futebol

Atividades Copa do Mundo 2018

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil – Desenhos para colorir

Confira alguns desenhos a seguir relacionados a Copa do Mundo 2018 da Russia e Futebol: Mascotes e Bolas.

Mais em: Desenhos para Colorir Copa do Mundo

Atividades Copa do Mundo 2018 - Desenhos para colorirAtividades Copa do Mundo 2018 - Desenhos para colorirAtividades Copa do Mundo 2018 - Desenhos para colorirAtividades Copa do Mundo 2018 - Desenhos para colorirAtividades Copa do Mundo 2018 - Desenhos para colorirAtividades Copa do Mundo 2018 - Desenhos para colorirAtividades Copa do Mundo 2018 - Desenhos para colorir

Curiosidades

  • A primeira bola de futebol que rolou nos campos brasileiros foi trazida em 1884, por Charles Miller e era feita de capotão, ou seja, de couro curtido e a câmara de ar era uma bexiga de boi. Essas bolas tem o inconveniente de pesarem mais em dias de chuva porque o couro fica encharcado.
  • Somente em 1994 esse problema foi resolvido porque as bolas começaram a ficar mais leves e sem possibilidade de encharcar, graças à utilização de material sintético, como os polímeros.

Atividades Copa do Mundo Educação Infantil – Jogadores de Futebol

Jogador de futebol dando uma bicicletinha:

Desenhos para colorir Copa do Mundo

Dois jogadores disputando a bola:

Desenhos para colorir Copa do Mundo

Menino correndo com bola:

Desenhos para colorir Copa do Mundo

Menino com bola:

Desenhos para colorir Copa do Mundo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *