Atividades de Coordenação Motora, Atividades Educativas, Educação Infantil

Atividades de Coordenação Motora Grossa


Selecionamos nesta publicação algumas sugestões de Atividades de Coordenação Motora Grossa, prontas para aplicar em sala de aula em alunos da Educação Infantil.

A coordenação motora grossa diz respeito a atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, resultando em movimentos maiores, tais como: Sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e correr são exemplos disso. Rolar morro abaixo, empurrar um velocípede… Toda vez que usamos grandes músculos, o nosso corpo todo ou várias partes dele ao mesmo tempo, estamos colocando em ação a nossa capacidade motora grossa. Por isso o tônus muscular é fundamental para exercê-la. Se o corpo reage de maneira muito constrita, os movimentos saem estranhos ou desconectados. Se ele reage de modo muito solto, os movimentos parecem lentos e é preciso usar mais força para realizá-los.

Veja mais em:

Para auxiliar no desenvolvimento da Coordenação Motora Grossa nas crianças, selecionamos essas dicas e sugestões de Atividades de Coordenação Motora Grossa, confira:

Atividades de Coordenação Motora Grossa na pré escola

Atividades de Coordenação Motora Grossa: Brincando com Bolas

Futebol, basquete, ou qualquer outra brincadeira que envolva chutar, correr em várias direções, agarrar ou arremessar  são excelentes para o desenvolvimento da coordenação grossa. Algo que eu fazia bastante com meu filho era brincar de jogar a bola um no outro.

Atividades de Coordenação Motora Grossa: Brincando com Bolas

Ele corria atrás de mim e me acertava com a bola, depois era a minha vez de correr  atrás dele para acertá-lo. Com certeza das brincadeiras com bolas, essa foi a que mais gostávamos.


Atividades de Coordenação Motora Grossa: Imitando animais

Brincar de imitar animais é uma das brincadeiras que considero perfeitas, são tantas as possibilidades que é impossível enjoar. Quando o Caio[meu filho] tinha 1 indo para 2 anos, brincávamos muito de imitar macacos e leões. Engatinhar, rolar, pular,… Hoje ele tem 3 anos, e continuamos brincando muito de imitar animais, só que em um contexto de faz de conta. Agora eu costumo ser uma “minhoca gigante”, e ele o “homem de ferro que se transforma num tubarão azul”. [A imaginação de uma criança é algo espetacular mesmo.


Atividades de Coordenação Motora Grossa: Dançar

Atividades de Coordenação Motora Grossa: Dançar

Dançar dispensa comentários. Confesso que apesar de ser uma unanimidade nos aspectos positivos do desenvolvimento motor, brincar de dança nunca foi de grande interesse pelo Caio, e nem por mim. Mas fica a dica, caso goste, vá dançar.

Veja também: Ideias para trabalhar cores e coordenação motora

Atividades de Coordenação Motora Grossa: O jogo do Espelho

No jogo do espelho você fica de frente para o seu filho, como se fosse um espelho mesmo. Finja que você é o reflexo dele e imite cada movimento que ele fizer. Se ele deitar, deite também. Se ele pular, pule também. Sempre o mais igual possível. A beleza dessa brincadeira é que criança vai sozinha buscando movimentos mais complexos. Essa brincadeira foi uma experiência muito positiva para mim, era visível a ânsia do Caio em fazer movimentos mais complexos só para me desafiar, e ele nem tinha 2 anos ainda.

Mais ideias no link a seguir: Atividades Coordenação Motora para Imprimir

Atividades de Coordenação Motora Grossa: Caixas de papelão

Atividades de Coordenação Motora Grossa: Caixas de papelão

Essa é um verdadeiro clássico! Qual pai/mãe não comprou um eletrodoméstico, móvel ou brinquedo grande e deixou a criança curtir dentro da caixa de papelão do produto? Pode parecer simples, mas o processo de entrar e sair dela é bem complexo para eles.  Cansei de guardar caixas de papelão para brincar com o Caio. Hoje ele não dá a mínima, mas foi divertido enquanto essa fase durou.


Atividades de Coordenação Motora Grossa: Circuito de obstáculos.

Essa é outro clássico. Faça um percurso de almofadas no chão da sala. Realize o percurso e peça para seu filho repetir.  Ainda brinco de obstáculos até hoje, só que a complexidade aumentou bastante.


Atividades de Coordenação Motora Grossa: Navio Humano.

A criança deita de barriga para cima com os joelhos dobrados e segurando o tornozelo. Coloque alguns brinquedos na barriga dela e peça para começar a se balançar para frente e para trás, como se fosse um navio na água. Essa deu muito certo comigo, como muitas das nossas brincadeiras eram num contexto de faz de conta, imaginar que eu e ele éramos dois navios no mar foi bem divertido.


Atividades de Coordenação Motora Grossa: Quebra-Cabeça

Atividades de Coordenação Motora Grossa: Quebra-Cabeça

Além de estimular a cooperação, a comunicação e o pensamento, a montagem de um quebra-cabeças ajuda a desenvolver a coordenação motora fina das crianças. Essa atividade demanda firmeza nas mãos e estimula a coordenação entre olhos e mãos para encontrar o encaixe certo de cada peça. Escolha um quebra-cabeça de acordo com a idade da criança. Depois, é possível ir avançando na complexidade, com peças cada vez mais numerosas e menores, trabalhando ainda mais as habilidades exigidas.

Confira ainda: Atividades simples para coordenação motora das crianças

Atividades para trabalhar o cognitivo, motricidade fina e ampla, noções de lateralidade e coordenação motora:

Algumas atividades que podem ser feitas, que contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo da criança, trabalhando sua motricidade fina e ampla, sua ludicidade e também suas noções de lateralidade e coordenação motora.

  • Jogos de memória
  • Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
  • Rasgar papéis com as mãos.
  • Amassar os papéis picados.
  • Confecção de colares.
  • Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
  • Massinhas de modelar.
  • Argila
  • Brincar de faz-de-conta.
  • Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
  • Dançar.
  • Correr com e sem apoio.
  • Equilibrar-se num pé só.
  • Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.
  • Brincar com água, terra, argila,areia, barro.
  • Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
  • Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
  • Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
  • Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente.
  • Observar e explorar o ambiente através do tato.
  • Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
  • Identificar cores.
  • Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
  • Rodinha para conversação.
  • Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.
  • Morto-vivo (jogo)
  • Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
  • Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial.
  • Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.
  • Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir.
  • Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais.
  • Exercícios para desenvolver a lateralidade ( andar em linha reta; curva; zigue-zague, andar em pistas limitadas com fita, etc…)
  • Desenho espontâneo com lápis de cera.
  • Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas.- Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.
  • Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
  • Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.
  • Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
  • Manipulação de material de sucata.
  • Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *