<

Atividades De Geografia 2 Ano

Preparamos uma lista com diversas sugestões de Atividades de Geografia 2 ano do Ensino Fundamental.

Assuntos que podem ser trabalhados no segundo ano do ensino fundamental:

Planeta onde vivemos:

  • A Terra (Dia e noite)
  • As estações do ano
  • Os pontos cardeais
  • Paisagem natural e paisagem cultural
  • Paisagens observadas de diferentes pontos de vista
  • Lugares e modos de vida diferentes: Região polar ártica / deserto do Saara / Floresta Amazônica

Paisagens:

  • Litoral
  • Campo
  • Cidade (bairro /localização.)
  • O trabalho na cidade
  • O trabalho na fábrica
  • Comprando e vendendo
  • Os serviços da cidade
  • Relações entre campo e cidade

Transportes e comunicações:

  • Meios de transporte
  • Meios de comunicação
  • O trânsito
  • Cuidados com o meio ambiente:
  • Cuidando do lugar onde você vive
  • É preciso cuidar dos rios
  • Reciclando o lixo

Atividades De Geografia 2 Ano

Pensando sempre em maneiras de facilitar para vocês, nós do Educação e Transformação, selecionamos algumas atividades para trabalhar geografia com seus alunos, confira:

Atividade De Geografia 2 Ano para casa

Atividades De Geografia 2 Ano - Atividade para casa

1) Pergunte aos seus pais, seus avós ou outras pessoas mais velhas, quais eram as brincadeiras que elas mais gostavam quando eram crianças.

Peça-lhes que contem para você como eram essas brincadeiras. Escreva os nomes das brincadeiras.

2) Faça um desenho ilustrando a brincadeira que você achou mais interessante.

___

Identidade

___

Avaliação

Atividades De Geografia 2 Ano

O objetivo desta avaliação de Geografia é verificar se o aluno despertou seu olhar para realidades sociais, diferentes de sua própria experiência de vida.

Procedimentos

Primeira etapa: O professor deverá formar duplas entre os alunos da sala.

Segunda etapa: O professor deverá explicar que cada um fará um desenho sobre a vida do colega, mas, antes, deverá entrevistá-lo, com as seguintes questões: (O professor poderá ditar a questão e pedir para que eles a repitam e respondam um para o outro)

  • O que você gosta de fazer?
  • Quais são as coisas mais interessantes que você já fez?
  • O que você gostaria de fazer e ainda não fez?

Terceira etapa: A cada um será dada uma folha em branco e material de desenho. Peça para que desenhem a vida do seu colega, a partir do que ele respondeu na entrevista. Durante essa etapa, os alunos poderão se consultar livremente caso sentirem necessidade de saber detalhes da vida do outro que contribuam para tornar o desenho melhor.

Quarta etapa: Após a execução dos desenhos, cada aluno será convidado pelo professor a repetir as suas respostas da entrevista para toda a classe. Em seguida, o seu colega deverá exibir o seu desenho. Todos irão avaliar se o desenho corresponde ao que o aluno disse sobre sua vida.

Veja também: Atividades de Geografia.

Como aplicar notas a esta avaliação

  • As capacidades motoras não são o foco da avaliação. É importante que o professor não avalie principalmente as capacidades técnicas, mas sim o que o aluno quis significar com sua própria forma de expressão.
    O que deve ser avaliado é a capacidade de elaborar significados próprios a partir das noções trabalhadas ao longo do bimestre. Nesse sentido, o aluno deve ser avaliado pela sua capacidade de compreensão da atividade proposta como um todo e pelo seu nível de envolvimento (receptividade da atividade proposta, concentração etc.).
  • O aluno deve ser avaliado não apenas pela sua capacidade de relembrar, mas de estabelecer uma relação criativa entre seu universo interior e as noções sociais básicas desenvolvidas nas aulas de História.
  • Dessa forma, as notas não devem medir apenas o conhecimento produzido nem se as relações que o aluno estabelece estão de acordo com algum modo de pensar padronizado. A nota pode se basear no grau de capacidade do aluno em transpor a realidade social do outro, por meio do nível de detalhamento e clareza das atividades representadas (brincadeiras, trabalhos, símbolos que aludam a formas de ocupar o tempo), e não pela qualidade técnica de representar um objeto físico.

__

Atividades De Geografia 2 Ano: Desenvolvendo a percepção

O objetivo desta atividade é desenvolver a percepção dos alunos para os diferentes tipos de representação espacial, como plantas baixas, e representação de atividades humanas diversas.

O teatro é um recurso especial para realizar esta finalidade, pois o ator-aluno deve ser capaz de se orientar num espaço convencionado, imaginando atividades correspondentes para os mais diversos tipos de ambientes. O teatro exige um engajamento corporal que permite ao aluno-ator vivenciar na tridimensionalidade uma representação bidimensional, como um mapa ou uma planta baixa.

Para imprimir:

Atividades De Geografia 2 Ano - Desenvolvendo a percepção

__

Ambiente: trabalhando com argila

Ambiente: trabalhando com argila - Atividades De Geografia 2 Ano

Com o objetivo de desenvolver a capacidade de idealização do objeto ou ambiente e a sua concretização através das formas dadas à argila, esta atividades é um excelente recurso para trabalhar com seus alunos.

Material a ser utilizado

  • Argila
  • Palitos de sorvete
  • Jornal
  • Material para desenho

Procedimentos

  • Num lugar amplo, preferencialmente forrado com plástico ou jornal, o professor irá distribuir pedaços de argila para cada aluno.
  • Cada estudante deverá recriar um objeto de sua escola que esteja visível. O trabalho de observação e modelagem permitirá ao professor avaliar o grau de apreensão dos alunos quanto aos conceitos estudados ao longo do bimestre, como visão frontal, traseira e lateral, proporção etc.
  • Durante a elaboração dos objetos, o professor poderá orientar os alunos a perceber os detalhes, rodear os objetos-modelo, avaliar sob várias perspectivas visuais e táteis.
  • Após a criação dos objetos, cada aluno deverá escolher uma posição para o seu objeto e desenhá-lo numa folha de papel.
  • Após a execução dos desenhos, cada um deverá apresentar a sua escultura e sua pintura para toda a turma.

Orientações ao professor

O que diferencia esta atividade de modelar argila e desenhar de outra comum é que durante a execução o professor sempre conduzirá o olhar dos alunos para os aspectos técnicos de representação espacial. É esperado que o aluno tenha sido capaz de ampliar sua capacidade expressiva quanto às proporções.

___

Onde eu estou? Visão de Telescópio

O objetivo desta atividade é sensibilizar o aluno para os mais diversos níveis de percepção espacial: corporal, individual, familiar, escolar, mundial e universal.

Esta atividade também propicia a observação e a interação de uma rede de relações mais extensa, do aluno junto ao espaço geográfico no qual ele está inserido.

___

Meios de Comunicação

Meios de Comunicação
Meios de Comunicação

Com o objetivo de reconhecer as comunicações como sistema de transmissão rápida, identificar os meios de comunicação usados no passado e nos dias de hoje e também Compreender a importância da conservação dos meios de comunicação públicos, esta atividades educativa de geografia é maravilhosa, confira:

Material a ser utilizado

  • Textos, fotos, aparelhos, listas telefônicas para pesquisa dos meios de comunicação.
  • Fotos de meios de comunicação antigos.
  • Recortes de jornais e revistas sobre os temas atuais referentes aos meios de comunicação.
  • Cartolinas, canetas, cola para os cartazes.

Procedimentos

Realize debates e pesquisas em grupos:

  • Como eram os meios de comunicação usados antigamente?
  • Quais são os meios de comunicação atuais?
  • Para que eles são utilizados?
  • Qual é o recurso utilizado para pesquisas de informações pela rede mundial de computadores?
  • Divida a classe em grupos e faça um levantamento da história dos meios de comunicação. Observe as fotos e os documentos das pesquisas. Confeccione uma “Linha de Tempo das Comunicações”, mostrando sua evolução com base na conclusão da pesquisa, com textos, fotos e datas, para mural ou exposição.
  • Incentive o debate e o levantamento dos problemas causados pela falta de aparelhos para a comunicação. Elabore com os alunos sugestões para uma campanha de conscientização para conservar os meios de comunicação coletivos. Oriente a criação de faixas para a campanha de conscientização. Cole as figuras em cartazes.

Atividades De Geografia 2 Ano – Para imprimir

Diversas atividades educativas prontas para imprimir e aplicar:

Marque SIM ou NÃO colorindo os quadrinhos:

Atividades de Geografia 2º Ano - Minha casa

O trabalho na indústria;

Os serviços públicos:

Entrevistando você: Você é atendo aos acontecimentos de sua rua? Então, responda as peguntas:

Atividades de Geografia 2º Ano - Entrevista

A cidade e seus bairros

Relacione corretamente:

Atividades de Geografia 2º Ano - O Mundo em que vivemos

Veja também: Atividades de Geografia 1 ano.


    1. Margaret Guse

    Deixe um comentário