Atividades Educativas, Educação Infantil, Volta às Aulas

Atividades de volta às aulas


Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Atividades de volta às aulas, prontas para imprimir e aplicar em alunos das series iniciais.

Sabemos que o ambiente escolar deve ser atraente e chamar a atenção dos nossos alunos para que eles tenham interesse em aprender. Mas nem sempre isso é o suficiente para a criança se sentir confortável em sala de aula, principalmente nos primeiros dia de aula. 

E pensando nisso selecionamos a seguir algumas dicas de Atividades de volta às aulas, com sugestões de dinâmicas e brincadeiras divertidas, que são excelentes recursos para o acolhimento no inicio do ano letivo.

 Atividades de volta às aulas – Brincadeiras Divertidas

Gangorra

Faixa etária: 4 a 6 anos

Dois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e
apoiam as plantas dos pés.
Eles devem ter mãos um bastão seguro com as duas mãos.
Ao soar o sinal, eles devem puxar o bastão cada um para seu lado tentando tirar o amigo do chão. Aquele que conseguir levantar o amigo ganha.

Troque os pares e comece de novo.
Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que está na frente, observem a força que têm que fazer para levanta-lo, os músculos que se movem para que isso aconteça.
Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças de cada lado, o grupo que conseguir levantar o outro, ganha.


Jogo da risadinha

Faixa etária: 4 a 6 anos

As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro da sua esquerda dará duas risadas. O terceiro, três risadas. E assim, sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo.


Rouba rabo

Faixa etária: 4 a 8 anos

Os jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de barbante preso atrás. Dois jogadores serão os pagadores. Ao sinal eles deverão tirar os rabos das crianças. Quem conseguir pegar mais rabos será o vencedor.

Atividades de volta às aulas – Para imprimir

Vamos reescrever os numerais que aparecem na mesa da professora?

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

Marque um x no quadrinho que corresponde a resposta certa com a relação a sua escola

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

Observe a posição que sua mesa ocupa na sala e escreva nas carteiras a primeira letra dos nomes dos colegas que se assentam perto de você.

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

Pinte sua maneira preferida de trabalhar em sala de aula

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

Hora do Recreio:

Cubra as linhas tracejadas e depois vamos colorir com muito carinho:

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

Meu primeiro dia de aula:

Como foi o seu primeiro dia de aula? Pinte a expressão abaixo que demonstre como você se sentiu.

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

Materiais Escolares:

Pinte somente o material que você utiliza na sua sala de aula

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

A escola:

Faça um x nos quadrados que representam o que você faz na escola.

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

Pinte seguindo as cores:

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

Pinte seguindo as cores:

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

Atividades de Volta às Aulas para Series Iniciais

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e BrincadeirasAtividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e BrincadeirasAtividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.

Também veja: Dicas para a Volta às Aulas

Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.

Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.

Também veja: Modelo Semanário volta às aulas

Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.

Não deixe de conferir: Lembrancinha volta às aulas – Polvo Doce

Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.

Recomendo também: Atividades passa tempo para volta ás aulas

Atividades Volta às Aulas para imprimir - Atividades para Inicio do Ano Letivo.

Atividades Volta às Aulas em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar todas as “Atividades Volta às Aulas”mostradas acima para download em PDF. Para ter acesso ao material completo, confira o link a seguir:


Atividades de volta às aulas – Brincadeiras e Dinâmicas

As Brincadeiras e Dinâmicas Infantis de grupo para educação infantil, muito mais do que apenas uma brincadeira para passar o tempo e divertir, possuem um grande valor como instrumento educacional e pode ser uma ferramenta de trabalho para o processo de ensino e aprendizagem.

Confira a seguir algumas sugestões de atividades de volta às aulas com brincadeiras e dinâmicas:

Não deixem as bexigas caírem

Essa atividade promove um momento de descontração e colaboração que aproxima os alunos e pode ser trabalhada com diferentes faixas etárias.

Sugestão:

O professor convida todo o grupo a se dispor em uma sala com o intuito de não deixar as bexigas que serão jogadas caírem no chão. Em seguida, o professor começa a jogar bexigas cheias para que o grupo as mantenha no ar. A quantidade de bexigas deve ser definida de acordo com o número de alunos no grupo, de modo que haja uma bexiga para cada cinco alunos. Então, o professor começa a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira (explique isso antes para não causar chateações), até que não restem alunos suficientes que consigam manter as bexigas no ar.

A ideia é mostrar que todos são fundamentais para o grupo e assim estreitar os vínculos entre os alunos.

Atividades de volta às aulas para imprimir - Dinâmicas e Brincadeiras

O comprimento

Por fim, que tal promover uma dinâmica para, além de integrar o grupo, desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida por meio de comparações.

Sugestão:

Começar a brincadeira organizando os alunos em quatro grupos. Cada um deles deve receber ou escolher um objeto que substituirá a régua como unidade de medida. Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro ou até alguma parte do corpo da criança. Deixe que cada um escolha o objeto desejado.

Em seguida, será o momento de definir o que cada grupo deve medir, como, por exemplo, a carteira, a porta, a lousa, a altura da parede onde começa a janela, a altura do colega etc.

Porém, antes que a turma inicie as medições, as crianças deverão fazer estimativas, como, por exemplo: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura? Etc.

Após a medição, os resultados das estimativas podem ser comparados e utilizados para incentivar a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.


APANHAR O LENÇO

IDADE: 7 anos em diante
Objetivos específicos: Agilidade, destreza
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras
Organização: duas fileiras numeradas frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros
Execução: o professor chamará um número. Os alunos correspondentes ao número chamado deverão correr ao centro, tentando levar o lenço consigo. Se o adversário não o tocar, sua equipe terá dois pontos, se for tocado, terão somente 1 ponto. Vencerá a equipe que obtiver maior número de pontos em determinado tempo ou quem chegar a um determinado no primeiro.


CORRIDA DE DUPLAS

IDADE: Ambos
Objetivos específicos: Rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: uma bola colocada à frente de cada coluna distante 7 m, alunos atrás da linha de partida.
Execução: o 1º aluno de cada fila, ao sinal, corre em torno da bola, volta ao seu lugar, toma o 2º pela mão, correm ambos em redor da bola e retorna ao ponto de partida. O 1º se coloca à retaguarda de sua coluna enquanto o 2º toma o 3º pela mão repetindo o percurso. Até que todos tenham corrido 2 a 2. vencerá a equipe que completar o percurso em 1º lugar.


COMPANHEIROS ÁGEIS

IDADE: 10 anos
Objetivos específicos: Rapidez e agilidade
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: círculos
Organização: círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância um do outro. Alunos de mãos dadas (de cada círculo). Os alunos do círculo A terão seu par no círculo B, e vice-versa.
Execução: os alunos de mãos dadas se deslocarão saltando. Ao sinal os dois círculos se dissolvem a cada aluno procura o seu par e ambos tomam posição de cócoras. O último par a se encontrar pagará prenda.

Confira outras sugestões de Brincadeiras e Dinâmicas Infantis


One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *