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Atividades de Geografia 3 ano

Preparamos uma lista com diversas sugestões de Atividades de Geografia 3 ano do Ensino Fundamental prontas para imprimir e aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa.

Assuntos que podem ser trabalhados no segundo ano do ensino fundamental:

O município

  • O que é município
  • A administração do município
  • Todo município tem uma história
  • Paisagens do município

Orientação geográfica

  • Orientando-se no município: pontos cardeais
  • Orientando-se no município: pontos colaterais
  • Observando o município de diferentes pontos de vista
  • Representando o município

Indústria, comércio e serviços

  • A atividade industrial
  • Transformando a matéria-prima
  • O comércio e os serviços
  • Relações entre campo e cidade

A água no município

  • Os rios
  • O aproveitamento dos rios
  • A água que consumimos
  • É preciso cuidar dos rios
  • Fertilizantes e agrotóxicos contaminam os rios

Degradação ambiental

  • Problemas ambientais no campo
  • Problemas ambientais na cidade

Entre outras..

Avaliação de Geografia 3 ano

O objetivo desta avaliação de Geografia é verificar se o aluno despertou seu olhar para as transformações no meio ambiente, em conformidade com os conceitos trabalhados no primeiro bimestre.

O aluno deverá estar capacitado para reconhecer meios pelos quais o homem intervém na natureza, bem como os modos pelos quais fenômenos da natureza interferem na paisagem.

Avaliação de Geografia 3 ano

 Veja ainda: Mapa do Brasil para colorir.

Atividades de Geografia 3 ano – Para imprimir e Copiar

Para trabalhar com seus alunos do terceiro ano do ensino fundamental, reunimos diversas sugestões com atividades educativas, confira:

O Brasil e a América do Sul: Observe que o Brasil só não faz limite com o Chile, Equador e Trinidad e Tobago

Atividades de Geografia 3º Ano - Imprimir

Terra: O mundo em que vivemos – Faz parte do nosso sistema solar.

Atividades de Geografia 3º Ano - Imprimir

Troque os desenhos por palavras e reescreva as frases. Depois pinte o mapa.

Atividades de Geografia 3º Ano - Imprimir

O Relevo:

A superfície da Terra não é igual em toda sua extensão. Alguns lugares são mais planos e outras mais acidentadas também apresentam regiões altas e regiões baixas.

Atividades de Geografia 3º Ano - Imprimir - Relevo

O trabalho na Indústria.

Atividades de Geografia 3º Ano - Imprimir

Os serviços públicos: Os municípios pagam taxas de:

A Terra: é um plante de forma arredondada, ligeiramente achatado nos pólos. Há dois pólos: o Pólo norte e o Sul.

Atividades de Geografia 3º Ano - Imprimir - A terra

Os meios de transportes permitem as pessoas se locomoverem de um lugar para o outro. Eles podem ser terrestres, aéreos e marítimos.

Atividades de Geografia 3º Ano - Imprimir - Meios de Transporte

Avaliação Bimestral de Geografia 3 ano

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Atividade de Geografia para o 3 ano – Mapa

Mapa da Europa

Esta Atividade de Geografia 3 ano educativa tem como principal objetivo permitir ao aluno perceber e identificar diferentes tipos de mapas.

Com o intuito de que seus alunos percebam o que se quer representar em cada mapa, e até que ponto eles podem distorcer ou ocultar dados reais.

Material a ser utilizado

  • Um mapa político moderno
  • Um mapa antigo
  • Uma foto de satélite

Procedimento

Primeira etapa

O professor deverá apresentar primeiramente o mapa político moderno, chamando a atenção dos alunos para os seguintes pontos:

  • A que dizem respeito às divisões internas.
  • Se há distorção na forma dos países.
  • Quais são as formas de se representar superfícies esféricas em superfícies planas.
  • Quais os usos deste mapa? A quem se destina?

Segunda etapa

  • O segundo mapa a ser apresentado será o mapa antigo. Este tipo de mapa geralmente revela elementos muito fortes do imaginário da época em que foi criado.
  • Valorize os seguintes pontos na hora da apresentação:
  • O que a pessoa que criou este mapa queria representar?
  • Quais os usos deste mapa? A quem se destina?
  • Que tipos de caminhos são apresentados no mapa? Caminhos marítimos, fluviais?
  • Qual o tamanho de um continente com relação a outro? Existe supervalorização de alguma região, enquanto outra é desprezada ou desconhecida?
  • Que outros elementos curiosos o mapa apresenta?

Terceira etapa

  • Apresente a foto de satélite e peça para os alunos compararem com a realidade apresentada no mapa.
  • Peça para eles tentarem identificar se a presença humana é visível na foto.
  • Há pontos de luz? O que são esses pontos? Onde mais a presença humana pode ser identificada?
  • É possível identificar as áreas poluídas e as áreas verdes?
  • Que tipo de paisagens pode identificar?
  • Mesmo uma foto pode ser considerada uma representação da realidade?
  • É possível ver as fronteiras e limites territoriais incluídos no mapa político? Por que não?

Quarta etapa (opcional)

  • Os mapas apresentados também podem servir para encaminhar uma atividade interdisciplinar com algumas noções matemáticas como:
  • Projeção
  • Escala
  • Proporção, etc.

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Atividades de Geografia 3 ano: Os meios de transporte e o caminho para a escola

O objetivo desta atividade de geografia para 3 ano é permitir ao aluno conhecer e identificar os diversos tipos de meios de transporte, desde os mais antigos até os mais modernos.

Esta atividade também proporcionará ao aluno conhecer realidades escolares de outras culturas. Pode ser trabalhada também a disciplina de História.

Material Utilizado

Filme: Filhos do Paraíso, de Majid Majidi, Irã, 1997

Este filme conta a história de um garoto que perde os únicos sapatos da irmã, e se vê obrigado a dividir seu único par com ela, para que possam ir à escola adequadamente. Muitas situações curiosas são geradas a partir dessa situação, já que o menino estuda de manhã e sua irmã à tarde. Assim, ele tem que correr todos os dias entre a escola e sua casa para entregar os sapatos a tempo para sua irmã. No caso, o meio de transporte utilizado são os próprios sapatos. Este filme permitirá ao aluno perceber que, apesar de o percurso para a escola ser o mesmo todos os dias, muitas coisas podem mudar de um dia para o outro neste trajeto. Ele desenvolverá melhor sua percepção do espaço e do tempo, da Geografia e da História.

Procedimentos

Primeira etapa

Exibição do filme para os alunos

Segunda etapa

Após o filme peça aos alunos para fazerem críticas e comentários sobre o filme assistido. Estimule as observações.

Após ouvir os comentários gerais dos alunos sobre o filme, o professor poderá instigar as seguintes reflexões:

  • Quais eram os meios de transporte utilizados pelas pessoas no filme?
  • Será que ir de carro não pode levar mais tempo que ir a pé?
  • Quais as vantagens e descobertas que o personagem do filme encontrou por andar a pé?

Terceira etapa

O professor poderá estimular seus alunos a criarem uma história em quadrinhos sobre um dia no caminho de casa para a escola. Pode ser uma história verídica ou imaginária.

Quarta etapa

O professor deverá estimular a comparação entre as histórias produzidas por alunos que fazem o mesmo percurso para a escola, constatando diferenças e semelhanças de olhar sobre o mesmo bairro ou ambiente.

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Os sons dos ambientes e a música

O objetivo desta atividades de geografia 3 ano é permitir ao aluno perceber e identificar a relação do homem com o ambiente a partir da música.

Material a ser utilizado

  • Sons de diversos ambientes: urbano, rural, rua, casa etc. Estes sons podem ser coletados com um gravador de mão, ou coletados na internet.
  • Diversas músicas de estilos musicais relacionados aos ambientes representados nos sons coletados.

Procedimentos

Primeira etapa

  • O professor deverá mostrar os diversos tipos de sonoridades coletadas e os alunos deverão ser capazes de reconstruir, com a imaginação, os seus ambientes de origem.
  • Os alunos devem ser estimulados a reconhecer a origem de todos os pequenos sons que compõem cada ambiente.

Segunda etapa

  • O professor deverá estimular o aluno a comparar a sonoridade de ambientes distintos.
  • Qual som é mais rápido? Qual é mais lento?
  • Qual é o som mais simples? Qual o ambiente que contém mais sons diferentes?
  • Qual ambiente revela mais a presença humana?
  • Qual ambiente tem a presença da natureza mais preservada?

Terceira etapa

A partir dessas observações, o professor deverá apresentar trechos das músicas relacionadas aos ambientes anteriormente apresentados.

Exemplos:

  • Sons de floresta – música indígena
  • Sons urbanos – rock, música eletrônica.
  • Ambientes rurais – músicas folclóricas, regionais, etc.

Quarta etapa

  • Os alunos deverão relacionar as músicas aos respectivos ambientes que as produziram.

Quinta etapa  

  • O professor poderá apresentar a sons de m novo ambiente para que os alunos imaginem que tipo de música será produzida num ambiente desses.
  • O professor poderá estimular os alunos a produzirem a musicalidade específica para o tipo de ambiente apresentado.
  • O inverso também poderá ser feito: o professor poderá apresentar um estilo musical e pedir para os alunos imaginarem que tipo de ambiente aquela música reflete.

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Atividades de Geografia 3 ano para casa (Tarefas)

1) Para a convivência em sociedade, é importante a existência de normas e sentimentos comuns entre as pessoas, tais como:

RESPEITO GENTILEZA
AMIZADE COMPANHERISMO

2) Faça uma frase com cada palavra acima.

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3) Desenhe uma paisagem natural, sem transformações provocadas pela natureza ou pelo homem (asfalto, construções, postes).

Vamos transformar esta paisagem?

4) Desenhe, agora, a mesma paisagem e complete com elementos construídos pelo homem (culturais).

3) Desenhe ou cole uma paisagem que foi modificada por fatores naturais. Pode ser alguma reportagem de inundação causada pela chuva, por exemplo.