<

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental, prontas para imprimir e aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa.

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental para imprimir

Escreva com suas palavras um pouco da sua história preferida:

Atividades Dia do Livro Infantil

Vamos ligar os pontos e descobrir qual personagem do sítio do pica pau amarelo irá aparecer. Depois escreva o nome:

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental

A Emília ficou toda enrolada e misturou as bolinhas, e agora não consegue descobrir a frase que estava escreta. Vamos colocar os números pares na ordem certa e descobrir a frase:

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental

Mais ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental

Outras sugestões em:

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental: Diversas

  • Organização da Biblioteca da turma – os alunos levarão livrinhos para deixar na sala de aula, complementando o material que eu já disponibilizo.
  • Vídeo do Sítio do Pica Pau Amarelo – levado por uma aluna.
  • Personagens do Sítio – confecção de máscaras, fantoches, dramatização, produção textual, atividades de alfabetização, …
  • Hora do Conto Especial – com uma esquete organizada pela bibliotecária da escola.
  • Hora da Leitura – projeto da escola, quando todos param para 30 minutos de leitura.

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental: Produção de Texto

Uma maravilhosa alternativa para trabalhar o Dia do Livro, são as Atividades sobre o Dia do Livro de Produção de Texto:

Atividades Dia do Livro para Ensino FundamentalAtividades sobre o Dia do LivroAtividades sobre o Dia do LivroAtividades sobre o Dia do LivroAtividades sobre o Dia do Livro

Outras dicas em: Atividades Dia do Livro Infantil – Monteiro Lobato

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental inicial

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental

  • Promova visitas a livrarias e a bibliotecas de grande porte que existam em sua cidade. É fundamental que se verifique antes se há alguma programação especial (comumente organizadas por estas instituições) para que a turma possa participar.
  • Realize uma visita planejada, com instrutores dos próprios locais e, se possível, oriente seus alunos a se cadastrarem nessas bibliotecas, a fim de que possam realizar empréstimos posteriores.
  • Nas livrarias, os alunos poderão realizar um levantamento de preços de alguns livros que mais lhes chamaram a atenção e posteriormente voltarem com os pais para a aquisição.
  • A visita a livrarias e bibliotecas deve iniciar o mais cedo possível, pois, dessa forma, se desenvolverá o hábito da freqüência a esses locais.
  • Explique aos alunos que, com o advento da Internet, alguns livros passaram a ser divulgados virtualmente, os chamados e-books. Oriente-os que acessem alguns dos endereços sugeridos a seguir, observando com atenção os personagens, o enredo, conhecendo os autores, etc.
  • – O reconhecimento dos ambientes onde se desenvolve uma história são fundamentais para a posterior criação de novas histórias. Além dos ambientes, também a caracterização dos personagens é parte do processo de criação.
  • Proponha aos alunos que pesquisem na biblioteca da escola ou em casa, livros que possuam um mesmo personagem (bruxas, princesas, mães, animais, monstros, etc.) e determinem as características comuns a cada um desses personagens.
  • A seguir, oriente-os para que escolham um desses personagens e criem novas características para ele. O personagem deverá ser representado por meio de desenhos, ou confeccionado com material de sucata.
  • Para encerrar, os alunos deverão criar uma história com esse personagem, ilustrando-a de acordo com as situações descritas, observando as expressões faciais dos personagens.
  • Essas histórias deverão compor um livro coletivo da turma, que poderá ser reproduzido para ser entregue aos pais e amigos.
  • Para a entrega, organize uma sessão de autógrafos, em que os alunos assinam sua obra e fazem uma dedicatória aos visitantes.
  • Esta atividade, além de estimular a leitura, faz com que os alunos percebam que todos podem ser escritores.
  • Proponha aos alunos a confecção de marcadores de livros, com materiais diversos e diferentes técnicas (dobradura, pintura, recorte e colagem de papéis, barbantes, ilustrações, etc.).
  • Os alunos poderão produzir uma quantidade maior de marcadores para presentear colegas de outras turmas. Na aba “Especial dia do livro infantil” há modelos de marcadores de livros para confeccionar”

Confira também: Projeto: Dia do Livro

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental: 5º ao 9º ano

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental

  • Ao estimular o gosto pela leitura, a escola deve criar condições para que os alunos aprendam a cuidar dos livros, a organizá-los nas prateleiras, a mantê-los em bom estado. Não basta apenas
  • oferecer bibliotecas com um acervo variado, se os alunos não se encontram preparados para utilizá-lo.
  • Oriente-os para que elaborem cartazes com dicas de como preservar o acervo da biblioteca. Esses cartazes deverão ser colocados na própria biblioteca e distribuídos por outros ambientes da escola.
  • Proponha aos alunos a elaboração de uma galeria com a fotografia, e dados sobre a vida e as obras de escritores brasileiros.
  • Para isso, cada aluno poderá escolher um escritor, realizar a pesquisa e registrar os dados solicitados.
  • Os trabalhos poderão ser organizados em forma de uma linha do tempo, de acordo com a data de nascimento do escritor.
  • Se possível, realize a exposição dos trabalhos em um local próximo à biblioteca, ou ainda, deixe-os expostos nesse ambiente.
  • Em todos os lugares existem escritores, alguns já famosos, outros anônimos. Procure valorizar os escritores da comunidade e convide-os para divulgarem suas obras e para uma entrevista.
  • Prepare o grupo para a realização da entrevista, lembrando-o de que é importante que busquem saber como iniciou a produção do escritor, qual o gênero preferido, qual o tempo necessário para cada tipo de produção, etc.
  • Solicite aos alunos a elaboração de um jornal com sugestões de livros, indicações de acordo com faixas etárias diferenciadas, gêneros variados, bem como biografias de escritores.
  • Esse jornal poderá ser realizado semanalmente por grupos diferentes da turma e divulgado entre os alunos da escola, na biblioteca e ainda para pessoas da comunidade
  • Proponha aos alunos a confecção de caixas de histórias. Cada caixa deverá conter um livro de literatura infantil, o cenário e os personagens correspondentes à história selecionada. Os personagens e cenário poderão ser confeccionados com material de sucata.
  • Essas caixas deverão ser utilizadas pelos alunos para contar histórias para as crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.
  • Para isso, leve todos os alunos para um espaço amplo da escola e organize pequenos grupos de crianças, para que possam ouvir os contadores de história.

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental

  • Se possível, comece a atividade distribuindo livros infantis para os alunos. É importante que os livros sejam adequados à faixa etária.
  • Na falta de livros infantis sem texto, selecione outros com texto nos quais as ilustrações possam servir de roteiros de leitura.
  • O ideal é permitir que os próprios alunos escolham os livros, que podem ficar dispostos numa mesa. Se houver disputa pelo mesmo livro, ajude-os a estabelecer uma ordem: primeiro um aluno, depois o outro.
  • Junto com a turma, escolha um dos livros e leia a historia em voz alta, de maneira expressiva para despertar o interesse.
  • Leia para os alunos o texto informativo sobre Monteiro Lobato. Pergunte se conhecem os personagens mais famosos desse escritor: Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, o Saci, a Cuca, o Marquês de Rabicó, o Visconde de Sabugosa (personagens do Sitio do Pica-Pau Amarelo).
  • Cante com os alunos a música Sitio do Pica-pau Amarelo.
  • Depois das atividades introdutórias propostas, os alunos farão um livro, conforme as orientações descritas.
  • Monte uma exposição na escola com os livros produzidos.

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental – Confecção de Personagens

Inspirados nos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, os alunos podem inventar seus próprios personagens. Estimule as crianças a inventar o nome dos personagens e falar um pouco sobre eles.

Atividades Dia do Livro para Ensino Fundamental

Alguns materiais que você pode oferecer:

  • Rolinhos vazios de papel higiênico
  • Copos plásticos
  • Pratos de papelão
  • Bolinhas de isopor
  • Caixas de papelão de tamanhos e formatos variados

    1. Jeane da Silva Oliveira Santos

    Deixe um comentário