<

Atividades do folclore

Selecionamos nesta postagem excelentes Atividades do folclore, prontas para trabalhar com alunos das series iniciais em sala de aula ou tarefa para casa.

São diversas sugestões de Atividades do folclore educativas para trabalhar o Dia do Folclore, data que é celebrada anualmente no Brasil no mês de Agosto, no dia 22.

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.

Atividades do folclore – Viagem na imaginação infantil

Atividades do folclore - Viagem na imaginação infantil

Primeira parte da atividade:

  • Em rodinha apresentar um baú para as crianças.
  • Incentivá-las então, a pensarem no conteúdo deste. Após ouvir as ideias do grupo abrir o baú e um a um ir retirando os objetos que estão dentro dele ( tapete de retalhos, trabalho em crochê, guarda-chuva de frevo, livros de literatura infantil sobre personagens folclóricos , anel, pé de lata, peteca, telefone de barbante, roupa de quadrilha, chapéu, etc.).
  • As crianças deverão ser estimuladas para dizer quais são os objetos, o que se faz com os mesmos, se já conheciam estes objetos.
  • Depois de explorarem o conteúdo do baú o/a professor/a revela para as crianças que tudo o que estava dentro do baú faz parte do folclore. Esta palavra costuma gerar muita estranheza pelas crianças, então, é um ótimo momento para explorar o seu significado, relacionando à cultura popular.
  • Para finalizar este momento o professor pode propor uma brincadeira com um dos elementos do baú, como “Passar anel”.Saiba como brincar de passar anel acessando o link disponível na área dos recursos complementares.

Segunda parte da atividade:

  • Realizar um passeio em um local como um mercado municipal, museu da cultura, tecelagem, ou outro espaço que exista na cidade onde as crianças possam conhecer mais sobre a cultura local e/ ou sobre as diferentes culturas.
  • Este momento deve ser fotografado.

Terceira parte da atividade:

  • Em rodinha, ouvir as crianças sobre suas observações e sentimentos durante o passeio.
  • Explorar a ideia de que as produções que conheceram são fruto do trabalho das pessoas e trazem elementos da sua região, e que muitos destes trabalhos são ensinados de geração para geração.
  • Outra estratégia interessante é levar as fotos do passeio para relembrar o momento.
  • Ao final, as crianças podem retratar suas impressões com desenhos e colagens.

Quarta parte da atividade:

  • Realizar uma oficina de brinquedo, explorando um dos brinquedos que estava dentro do baú.

Sugestão: peteca

Para a confecção deste brinquedo você vai precisar de:

  • Uma folha de jornal;
  • Um pedaço de barbante ou fita Adesiva;
  • Tinta guache de variadas cores.
Atividades do folclore

Atividades do folclore

Como fazer:

  • Amassar meia folha de jornal, fazendo uma bola achatada. Colocar a bola no centro da outra metade da folha e envolvê-la, deixando as pontas soltas.
  • Torcer a folha na altura da bola e amarrar um barbante ou colocar um durex.
  • Depois é só deixar as crianças usarem a criatividade e pintarem as petecas com tinta guache.

Confira outras Ideias para trabalhar o folclore na escola

Atividades do folclore para imprimir

Organize as frases

  • Mistura de homem e lobo, ataca em lua cheia.
    Iara encanta os homens com seu canto.
    É uma mula que não tem cabeça e solta fogo pelo pescoço.
  • Um boto que vira jovem, bonito e charmoso que encanta as mulheres.
    Cuca é uma bruxa feia em forma de jacaré.
    Negrinho do pastoreio era um escravo espancado pelo dono.
  • O saci adora fazer travessuras.
    Curupira é o protetor das matas.
    Não desrespeita a mata boitatá está de olho.

Atividades sobre o folclore

Atividades sobre o folclore – Quebra Cabeça com personagens folclóricos

Atividades sobre o folclore

Atividades de Interpretação de Texto folclore

Vamos pintar o nome do personagem:

Atividades sobre o folclore

Vamos colocar a letra inicial de cada figura e descobrir o que é comemorado no dia 22 de agosto.

Atividades sobre o folclore

Desenhar o número de cachimbos que se pede:

Atividades sobre o folclore

Jogos dos 5 Erros: Encontre entre os dois desenhos cinco erros:

Atividades sobre o folclore

Caça Palavras – Na tabela ao lado tem uma relação de animais. Encontre seus filhotes no quadro abaixo!

Atividades sobre o folclore

Cruzadinha:

Atividades sobre o folclore

Matemática – Quais são os números que vão nos quadrinhos em branco? Resolva esta matemática.

Atividades sobre o folclore

A Mula sem Cabeça

  • Para imprimir

Atividades de Interpretação de Texto folclore

  • Para copiar

Existem muitas versões sobre a mula-sem-cabeça. Uma delas conta que uma mulher se apaixonou por um padre.

Esta mulher se transformou em mula-sem-cabeça, que nas noites de quinta para sexta feira, aparece relinchando, para assustar a todos que encontrar.

Apesar do nome, a mula tem cabeça sim, é que ela solta tanto fogo pelo nariz e pela boca que não dá para ver esta parte do seu corpo.

Se alguém for bastante corajoso para lhe arrancar o freio de ferro, ou então picá-la com um alfinete para fazê-la sangrar, conseguirá quebrar o encanto.

A mula toma forma de mulher e chora muito.

Responda:

  1. Segundo a lenda, quando uma mulher se transforma em mula-sem-cabeça?
  2. O que a mula-sem-cabeça faz?
  3. Quando é que ela aparece?
  4. Por que as pessoas não conseguem ver a cabeça da mula?
  5. Qual a maneira de quebrar o encanto da mula-sem-cabeça?
  6. O que acontece com a mulher quando ela se livra do encanto?

Atividades do folclore para ensino fundamental

Atividades do folclore

Atividades do folclore

Conhecer os seguintes mitos ou seres:

  • Saci Pererê
  • Mula sem cabeça
  • Bicho Tutu ou Tutu Marambá
  • O Curupira
  • Lobisomem

Estratégias: 

  • Roda de conversa:

– Levantamento do conhecimento prévio das crianças a cerca do assunto
– Apresentação da proposta de trabalho para a semana – um mito por dia

  • Dobraduras
  • Cartaz para a apresentação de cada personagem
  • Desenhos
  • Pintura
  • Trabalho manual (saci na garrafinha)
  • Exposição dos Trabalhos
  • Livrinhos dos Mitos
  • Laboratório de informática – jogo da memória, quebra cabeça

Sugestões para a realização destas atividades do folclore:

Na primeira semana – O professor apresenta um cartaz por dia e trabalha com ele:

  • Saci – Pererê (dobradura e saci na garrafa)
  • Lobisomem (desenho e texto)
  • Mula sem cabeça (colagem e dramatização)
  • O curupira ( desenho para colorir)
  • Bicho Tutu ou Tutu Marambá ( modelagem – massinha de modelar – e música)

Na segunda semana:

  • Conhecendo todos os mitos as crianças farão o trabalho de ilustração de um pequeno livro com algumas curiosidades sobre cada personagem.
  • O professor levará os alunos ao Laboratório de Informática – jogo da memória e quebra cabeça

Atividades do folclore –  Pau de Fita (A dança folclórica).

Que dança é essa?

Como fazer: Para dar início à aula sobre a dança folclórica do “pau-de-fitas” o professor poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que mostram como essa dança é praticada em diferentes contextos no Brasil.

Sugestões de vídeos:

  • Vídeo 01:

  • Vídeo 02:

  • Vídeo 03:

Preparando o material:

  • Para dar início às atividades o professor poderá construir o pau-de fitas com o auxílio das crianças (Figura 1).
  • Cada uma delas escolherá a cor de sua fita e com a ajuda do(a) professor(a) irá cortá-la com um comprimento de 3 metros.
  • Em seguida, o professor fará a fixação de cada uma das fitas em um poste de aproximadamente 2 metros de altura (ex.: poste da rede de vôlei).
  • Após fixadas, cada criança esticará sua respectiva fita e formarão um círculo entorno do potes para iniciar o ensaio da dança.

Pau de fita passo a passo:

Sugestões de músicas para a realização desta atividade:

  • “Expresso da Rancheira” do Grupo Chiquito e Bordoneio
  • “Dança do Universo” do grupo De braços Abertos.
  • “Encontro das águas” do grupo De Braços Abertos.

Atividades do folclore – Os mitos e as Histórias

Está atividade é um excelente recurso para as series iniciais. Vamos explorar e conhecer os personagens do folclore brasileiro.

Primeira parte da Atividade:

  • Promover a contação de história “Curupira e a árvore dos desejos”.

  • Esta história apresenta o Curupira como guardião das florestas e trata da questão das diferenças abordando as características do personagem.
  • A partir da história, apresentar o Curupira como um personagem do folclore brasileiro, contando para as crianças que desde o descobrimento do Brasil, quando os índios moravam nas terras brasileiras já se conhecia histórias deste personagem.
  • Ressaltar a importante missão que este personagem possui: “ preservar a natureza”. E então, propor para as crianças a construção de uma árvore dos desejos utilizando materiais recicláveis. Para isso, será preciso: um galho seco de árvore (procurar nas proximidades da escola); garrafas pet, tinta para artesanato (pintura em garrafa pet,) tinta guache, pincéis, um vaso ou um balde, pedra ou areia.
  • As crianças podem pintar o galho com tinta guache verde. E para fazer os frutos deverão utilizar o fundo da garrafa pet e depois pintá-los com tinta para artesanato. As crianças podem realizar tentativas de escrita contando seus desejos e posteriormente colocá-los dentro das frutinhas. Então, é só pendurá-las na árvore e está pronta a árvore dos desejos da turma.
  • Coma fazer a fruta: cortar a parte superior da garrafa (gargalo) e desprezar esta parte.
  • Depois cortar a garrafa fazendo cinco tiras de cima para baixo até o início da curvatura do fundo da garrafa, mantendo o fundo. Então é só dobrar as tiras para baixo, uma sobre a outra fechando a garrafa.

Veja a foto abaixo:

Atividades do folclore

Atividades do folclore

Segunda parte da Atividade:

  • Realizar uma brincadeira chamada “ Trilha do folclore”. Para isso, o professor deve montar uma trilha utilizando EVA;
  • Cada casa deverá ter o desenho de um personagem do folclore e cada personagem deverá apresentar vários desafios. As crianças serão sinalizadas no jogo por tampinhas de garrafa pet de diferentes cores.
Atividades do folclore

Atividades do folclore

Como jogar:

  • A criança em sua vez deve jogar o dado e avançar na trilha o número de casas que o dado apontar.
  • Ao chegar na casa correspondente a criança receberá um desafio que está dentro do envelope identificado com o personagem do folclore que marca a casa que parou.
  • O jogo é encerrado quando a primeira criança chegar ao final da trilha.
  • Os desafios apresentados podem ser advinhas, trava- línguas ou perguntas relacionadas aos personagens.

Atividades do folclore

Dicas extras para realização dessas atividades do folclore:

  • Em noites de lua cheia, costuma uivar. É uma mistura de homem e lobo ele é o: (Lobisomem);
  • De noite é um moço bonito que gosta de namorar, de dia vive no rio, ele é o: (Boto cor de rosa);
  • É uma mula que não tem cabeça e no lugar desta sai fogo, ela é a (Mula sem cabeça);
  • É um negrinho de uma perna só que usa uma carapuça vermelha, ele é o: (Saci Pererê);
  • Ele protege os animais e as florestas dos caçadores, ele é o: (Curupira);
  • O que é que dá um pulo e se veste de noiva? E a mamãe estrala na panela? (pipoca)
  • O que é o que é que tem asa e tem bico, mas não é galinha, e as pessoas usam para fazer café? (bule)
  • O que é o que é: de leite é feito, muito bom e nutritivo. Seu nome rima com beijo. (queijo) O/a professor/a pode ir dando dicas para ajudar as crianças a descobrirem as respostas. –
  • O doce perguntou pro doce, qual é o doce mais doce. E o doce respondeu pro doce que o doce mais doce é o doce de batata doce;
  • O dedo do Dudu é duro.

Terceira parte da Atividade:

  • Contação da história sobre o personagem Boitatá. Sugestão de livro: “ Quem é o Boitatá?”
  • Esta história apresenta em um texto rimado, o personagem Boitatá como um aliado na proteção do campo contra os incêndios.

Atividades do folclore

  • Após a história, o professor deverá promover uma oficina para ensinar as crianças a construírem uma cobrinha com embalagens de Danoninho.
  • O material para a confecção do brinquedo é reciclável e deverá ter sido solicitado às crianças e famílias anteriormente.
Atividades do folclore

Atividades do folclore

Materiais necessários:

  • embalagens de Danoninho;
  • 10 tampinhas de garrafa pet;
  • barbante.

Como fazer:

  • Faça um furo central nas tampas e nas embalagens de Danoninho;
  • – Em uma das pontas do barbante faça um nó bem grosso que não passe pelo buraco das tampinhas. Pelo outro lado do barbante passe uma das tampas;
  • – Passe, então, outra tampinha, de forma que a abertura dela fique de frente para a abertura anterior;
  • – Passe pelo fio duas das embalagens de iogurte, de modo que a abertura delas fique uma de frente para a outra;
  • – Repita o procedimento até finalizar com os materiais solicitados. Depois é só colar os olhos da cobra. As crianças adoram não somente o resultado, como a atividade de produção da cobrinha, pois elas mesmas separaram a quantidade de material necessário.
  • O professor deve disponibilizar os materiais já furados ( tampinhas e potes).

Quarta parte da Atividade:

  • Contação da história sobre o personagem Saci Pererê. Sugestão de livro: “Quem é o Saci Pererê?”
  • Esta história destaca as características do Saci e conta sobre as lendas que existem sobre este personagem.

Atividades do folclore

Após a história, o professor deverá promover uma oficina para ensinar as crianças a construírem um Saci.

Para isso, as crianças vão precisar de:

  • uma embalagem de desodorante anatômica;
  • uma bola de isopor; – um rolo de papel higiênico;
  • pincel;
  • retalho de tecido na cor vermelha ou feltro;
  • uma rolha pequena;
  • um palito de dente;
  • cola de isopor;
  • tinta guache na cor preta e tinta acrílica também na cor preta.

Atividades do folclore

Como fazer:

  • As crianças irão pintar com a tinta guache a bola de isopor e a embalagem de desodorante e o rolo de papel higiênico com tinta acrílica.
  • Com o auxílio do professor as crianças irão colar as partes: a bola de isopor para a cabeça, o rolo de papel higiênico para o corpo e a embalagem de desodorante para a perna; montando o Saci e também a sua roupa.
  • Para fazer o cachimbo é só encaixar a rolha no palito de dente.

Uma sugestão é após esta atividade o professor propor a construção de um texto coletivo falando sobre o hábito do Saci fumar, apontando os prejuízos do fumo para a saúde e propondo outras alternativas ao Saci, que não incentivem ao hábito de fumar.


    1. Carolina de Jesu Rodrigues

    Deixe um comentário