Brincadeiras e Dinâmicas, Educação Infantil, Volta às Aulas

Dinâmicas de Adaptação


Selecionamos nesta postagem algumas dicas e sugestões de Dinâmicas de Adaptação para trabalhar com alunos das series iniciais e educação infantil.

As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento. Estamos dispondo dinâmicas que foram extraídas de algumas apostilas e livros. Esperamos que sejam de grande utilidade.

Veja ainda:

Para levantar a prática:

  • Para levantar a prática: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem.
  • Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
  • Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.
  • Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.

OBJETIVOS

  • Proporcionar um ambiente acolhedor;
  • Proporcionar integração para criação de vínculo;
  • Enfatizar aos pais que a vida escolar é um acontecimento significativo para toda a família;
  • Aprender a compartilhar de forma harmoniosa;
  • Identificar seus direitos e deveres nas regras de convivência;
  • Perceber que a rotina atua como organizadora das experiências do cotidiano;
  • Estimular o hábito de trabalhar em grupo;
  • Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
  • Explorar diferentes jogos e brincadeiras;
  • Identificar o próprio nome e o do colega;
  • Identificar a si mesmo, o próximo, o ambiente em que vive e o ambiente escolar;
  • Estabelecer relação com a escola e a família.

ATIVIDADES DO PROFESSOR:

  • Planejar uma recepção de boas vindas com alegria e organização;
  • Confeccionar mural;
  • Elaborar palestra para os pais sobre a importância da participação na educação dos filhos, nas atividades da escola e junto à comunidade;
  • Promover jogos, brincadeiras e atividades em grupo;
  • Compor com os alunos, as regras de convivência;
  • Confeccionar um quadro de rotinas;
  • Programar atividades interativas que incluam professores, pais e funcionários;
  • Organizar passeio pela escola para os alunos conhecerem as instalações;
  • Selecionar músicas alusivas à apresentações;
  • Confeccionar crachás, junto com os alunos;
  • Organizar roda da conversa com sugestões e expectativas dos iniciantes;
  • Estipular horário especial para a semana de adaptação;
  • Confeccionar lembrancinhas.

Dinâmicas de Adaptação para Educação Infantil

Dança da Cadeira com Nomes

Dinâmicas de Adaptação para Educação Infantil - Dinâmicas para sala
Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
Materiais:
  • Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras. Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas cadeiras. Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome. Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.

Dinâmicas de Adaptação – CHAMADA COM FOTO

Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano e meio.

Material:



  • Cartolina ou papel-cartão;
  • foto individual das crianças;
  • caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.

Objetivo: Conhecer o colega.

Preparação: Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela. Plastifique para ter maior durabilidade (use Contact®).

Descrição:
Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.


Dinâmicas de Adaptação – História coletiva

Dinâmicas de Adaptação para Educação Infantil - Dinâmicas para sala

Finalidade: desenvolver a fantasia e reflexão quanto ao entrosamento do grupo.
Característica: imaginação, verbalização, rapidez, espírito de equipe.

Descrição:

  1. Sentados em roda, alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante).
  2. A história vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição a essa história maluca.
  3. Termina quando todos já tiverem contribuído para a história.

Comentários:

O educador (coordenador) deve frisar que uma regra fundamental do jogo é a não-interrupção da história, ou seja, ao receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda, o participante deve imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.

Confira também: Dinâmica do Terremoto para volta às aulas para ensino fundamental


Dinâmicas de Adaptação – Bola dos sentimentos

Dinâmicas de Adaptação para Educação Infantil - Dinâmicas para sala

Objetivo: promover a integração do grupo.

Descrição:

  • Listar virtudes e sentimentos e escrever em papéis ou etiquetas para colar em uma bola. Ex: amor, perdão, tolerância, raiva, alegria, tristeza, paz, rancor, solidariedade etc.
    Em círculo, jogar a bola para o colega que retira uma etiqueta colada e fala sobre aquele sentimento ou virtude e por que o escolheu.

Dinâmicas de Adaptação – CRACHÁS e/ou FICHAS COM NOME PRÓPRIO

Dinâmicas de Adaptação para Educação Infantil - Dinâmicas para sala

  1. O professor mostra o crachá, lê o nome e entrega ao aluno.
  2. Os crachás são colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o seu pegando -o no conjunto dos demais.
  3. O professor vira o crachá para baixo no chão e brinca com os alunos de jogo da memória.
  4. Chamada individual, onde o professor apresenta o crachá e cada aluno reconhece o seu.
  5. O professor apresenta a ficha com o nome próprio de cada aluno para fazer a chamada.
  6. As fichas estão no cartaz de pregas. O professor diz o nome do aluno e ele busca a sua ficha no cartaz.
  7. O professor entrega ao aluno a ficha de seu nome e as letras móveis correspondentes. A criança à vista do modelo forma seu nome.

Confira ainda: Como tornar as aulas mais dinâmicas na Educação Infantil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *