Datas Comemorativas, Plano de Aula

Plano de Aula de Natal


Confira nesta postagem uma excelente sugestão de Plano de Aula de Natal para trabalhar com alunos do Ensino Fundamental. Você sabe como essa data comemorativa surgiu?

Veja Ainda:

Plano de Aula de Natal – Você sabe como essa data comemorativa surgiu?

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre os aspectos históricos do Natal, em especial, como ele surgiu e como é comemorado em alguns países. Em termos cognitivos serão trabalhadas as seguintes competências:

  • Conhecimentos históricos;
  • Leitura e Interpretação de textos;
  • Língua escrita (elaboração de uma redação);
  • Linguagem Oral;
  • Pesquisa em diferentes fontes;
  • Organização de trabalhos em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:



  • Aula interativa;
  • Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Para iniciar as discussões acerca do tema destas aulas, o professor deverá mostrar aos alunos as imagens a seguir (Figs.1 e 2) e perguntar o que eles sabem sobre estas e o que significam.

Plano de Aula de Natal - Você sabe como essa data comemorativa surgiu?

pós ouvir os conhecimentos que os alunos têm sobre estas duas figuras, sobre o que elas representam para eles, o professor deverá fazer uma pergunta, com o objetivo de deixá-los instigados em saber a resposta, a qual segue abaixo:

“Vocês sabem como surgiu a comemoração do Natal? Será que em todos os lugares do mundo o Natal é comemorado da mesma forma que comemoramos aqui no Brasil?”

O professor ouvirá as respostas dos alunos, e dirá a eles que após o desenvolvimento das próximas atividades responderão esta mesma pergunta embasados nos resultados de pesquisas que farão.

Em seguida, os alunos deverão se dirigir ao Laboratório de Informática para efetuar pesquisas em diferentes fontes, inclusive Internet, para então responder as questões feitas pelo professor.

Atividade 1

Sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos, duplas ou trios, para efetuar as pesquisas sobre o tema Natal.
O professor deverá, além de indicar alguns sites para pesquisa, entregar aos alunos outras fontes de consulta e pesquisa, tais como: jornais, revistas, livros, folhetos entre outros materiais que abordar o assunto do Natal.

Os temas para a pesquisa são:

  • Como surgiu o natal?
  • Como é a comemoração do Natal em diferentes países?

Após o desenvolvimento das pesquisas, e debatê-las com o professor e os demais alunos, as perguntas feitas no início destas aula deverão ser retomadas e discutidas com os alunos. Além disso, os alunos deverão, ainda em grupos elaborar uma reportagem sobre o “Natal no mundo”. Esta reportagem poderá ser filmada e em outra oportunidade transmitida aos demais alunos da escola. Cada grupo, poderá ficar responsável por falar de um país, como é feita a comemoração do Natal, como é a frase “Feliz Natal” na língua falada pelo país que fica ram responsáveis, entre outras informações que considerarem relevantes.

Atividade 2

Com o objetivo de finalizar estas aulas, cada aluno deverá escrever, individualmente, uma redação sobre o Natal. Esta redação poderá ser no estilo “Carta” e deverá conter informações sobre os assuntos pesquisados.

Sugerimos que a proposta da redação seja a de que cada aluno escreverá uma carta para um amigo ou parente em que contam tudo o que aprenderam, na escola, sobre o Natal em diferentes lugares do mundo, em especial sobre a história do Natal.

A competência da escrita de redação, é extremamente importante e deve ser trabalhada com os alunos desde as primeiras séries do Ensino Fundamental Inicial!

Conteúdo complementares:

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado do Natal em diferentes partes do mundo. O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

  • Conhecimentos históricos;
  • Leitura e Interpretação de textos;
  • Língua escrita (elaboração de uma redação);
  • Linguagem Oral (apresentação das pesquisas);
  • Pesquisa em diferentes fontes;
  • Organização de trabalhos em grupos.

Plano de Aula de Natal em PDF.

Para facilitar confira o plano de aula de natal mostrado acima em PDF, para baixar confira o link a seguir:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *