Ícone do site Educação e Transformação

Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental

Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental

Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental

Você está procurando por Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental? Então confira a seguir excelentes modelos prontos para trabalhar esta data comemorativa em sala de aula.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). A data é sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Não deixe de ver:

Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa – período conhecido como Quaresma – os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Em escolas de todo o Brasil, professores, principalmente da Educação Infantil e Ensino Fundamental, trabalham este tema em sala de aula com os alunos. E foi pensando nisso que selecionamos essas super dicas para o seu Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental, confira:

Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental – Sistematizando a ortografia através da literatura

Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental

Objetivos:

  • Trabalhar a páscoa como parte da nossa cultura através de um livro de literatura que fala sobre o tema
  • Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil como fonte de conhecimento
  • Desenvolver a linguagem oral, através da exposição de ideias sobre a história.
  • Sistematizar a ortografia e a compreensão fonética de algumas letras através de um ditado
  • Associar palavras e figuras através de atividades que tenham símbolos da páscoa
 

Conhecimentos prévios

  • Estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

  • A professora deve apresentar o livro “Uma história de páscoa”, de Ana Maria Machado.

Após explorar a capa, perguntar às crianças:

  • O que vocês estão vendo?
  • Quais personagens vocês acham que vão aparecer nessa história?
  • O que acham que vai acontecer?
  • Acham que é uma história sobre o quê?

Depois de ouvir as respostas, a professora deve contar a história para as crianças com expressividade e boa entonação.

Momento 2

  • Ao final da leitura fazer uma interpretação oral da história. A professora deve ir mostrando as cenas e pedir que uma criança comece a recontar a história.
  •  A cada página a professora fará uma pausa passando a palavra à outra criança, para que esta dê seqüência a narrativa. Todos devem ter a oportunidade de falar, comentar ou tirar dúvidas.

Momento 3

  • A professora fará um ditado com palavras presentes na história. Esse ditado pode ser feito no caderno ou em uma folha ofício distribuída a cada aluno. Colocar no quadro para as crianças copiarem o título:

LIVRO: UMA HISTÓRIA DE PÁSCOA

DITADO: (cada gravura abaixo será uma palavra do ditado, a professora deve providenciá-las antes da aula)

  • COELHO
  • MENINO
  • CENOURA
  • JARDIM
  • PÁSCOA
  • OVO
  • CHOCOLATE
  • CESTA
  • CASA
  • BOSQUE

Momento 4

Momento 5

Momento 6

Momento 7

Ex:

Avaliação

  • Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.
  • Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia.
  • Observar se as crianças reconhecem as letras trabalhadas, C, A, O e, se relacionam início e final de uma palavra.
  • Verificar se relacionam palavras e figuras.
  • Avaliar a capacidade de estruturação lógica ao elaborar uma frase.

Veja mais:


Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental – Produzindo textos

Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental – Produzindo textos

Objetivos:

  • Trabalhar o tema “Páscoa” através de atividades lúdicas como coelhinho sai da toca e caça aos ovinhos
  • Explorar, de forma oral, o conhecimento que os alunos têm sobre o tema e produzir um texto coletivo, refletindo sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita
  • Realizar uma exposição dos trabalhos sobre o tema estudado
  • Incentivar a imaginação e a criatividade dos alunos executando um painel decorativo e informativo sobre a páscoa

Conhecimentos prévios:

  • Estar no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora, através de uma conversa informal, deve pedir aos alunos que falem (um de cada vez) uma palavra que associem a palavra “páscoa”.  Cada palavra que surgir, a professora deve anotar no quadro. Provavelmente surgirão palavras como:

  • Coelho
  • Chocolate
  •  Ovo
  •  Cesta
  •  Carta
  •  Igreja
  •  Música
  •  Pegadas

A professora pode ajudar surgerindo novas palavras através de perguntas:

Em que dia da semana é comemorada a páscoa?

  •  Domingo

Algumas famílias não comem carne vermelha no dia da páscoa, comem o quê?

  •  Peixe

Momento 2

  • Quando todos tiverem a oportunidade de dizer alguma palavra relacionada ao tema, a professora distribuirá o caderno ou uma folha de papel ofício para cada criança. Pedirá que a turma crie uma história sobre a páscoa usando essas palavras, a medida que as crianças forem falando, a professora irá escrevendo no quadro a história, produzindo assim um texto coletivo com os alunos.

Exemplo 1:

Minha páscoa

  • Escrevi uma carta para o coelho da páscoa. Pedi que ele trouxesse um ovo de páscoa pra mim. Quando acordei no domingo de páscoa, segui algumas pegadas de coelho até minha cesta… que surpresa!!! Lá estava meu ovo!

Exemplo 2:

  • A páscoa
  • A páscoa é comemorada em um domingo. Algumas pessoas vão a igreja e comem peixe nesse dia. Crianças escrevem cartas ao coelhinho da páscoa pedindo ovos de chocolate, montam suas cestas e esperam alegres seus ovinhos.

Momento 3

  • Perguntar se conhecem alguma música sobre o tema páscoa. A professora pode cantar canções conhecidas como:
  • “Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim?
  • 1 ovo, 2 ovos, 3 ovos assim.
  • Coelhinho da páscoa que cor ele tem?
  • Azul, amarelo, vermelho também”…
  • “De olhos vermelhos, de pêlos branquinhos, orelhas bem grandes, eu sou coelhinho!
  • Comi uma cenoura com casca e tudo, tão grade ela era… fiquei barrigudo!
  • Eu pulo pra frente, eu pulo pra traz, dou mil cambalhotas, sou forte demais.
  • Sou muito assustado, porém, sou guloso, por uma cenoura… eu fico manhoso.”

Momento 4

  • Dividir a sala em grupos de 4 ou 5 crianças e distribuir uma cartolina para cada grupo. Pedir que façam um painel decorativo com o tema páscoa. Eles enfeitarão a sala ou a escola. Podem desenhar figuras que lembram o tema, escrever frases, colorir, ilustrar alguma música e enfeitar. A professora deve disponibilizar para as crianças canetinha, giz de cera, cola, papel colorido, paetês, cola colorida, etc.
Recursos Complementares

Caso a professora queira passar um vídeos com a música de páscoa:

Avaliação

  • Observar a participação dos alunos durante as atividades realizadas
  • Analisar a capacidade de produção coletiva verificando a coerência de idéias.
  • Analisar o trabalho em equipe bem como a criatividade das crianças ao produzirem cartazes sobre a páscoa.

Mais novidades em:


Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental – 2º ano

Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental – 2º ano

Atividades Proposta:

Observação: haverá revisão das matérias e provas na semana seguinte.

Metodologia:

Recursos:

Disciplinas que serão trabalhadas

Avaliação:


Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental

Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental

Excelente projeto páscoa para Ensino Fundamental com a duração de 2 aulas de aproximadamente 50 minutos;

Objetivos:

  • Desenvolver o gosto em ouvir histórias utilizando uma narrativa sobre a páscoa
  • Incentivar hábitos de escrita através da produção de um texto criativo apresentando outro final para a história
  • Fazer com que as crianças compreendam que é preciso respeitar as diferenças e o gosto de cada um a partir da moral apresentada no livro
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade através de um desenho sobre o livro trabalhado

Conhecimentos prévios:

  • Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

 

Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:

  • O que vocês sabem sobre a páscoa?
  • Qual é o animal que aparece nessa época?
  • O que ele traz?
  • De onde vocês acham que vêm os ovos de chocolate?
  • Onde são produzidos?

Depois de uma conversa informal apresentar e ler o livro: “O coelhinho que não era da páscoa” de Ruth Rocha. 

O coelhinho que não era de Páscoa

Ruth rocha

Vivinho era um coelhinho branco, redondo, fofinho. Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos. Aprendia a pular, aprendia a correr… Aprendia qual a melhor couve para se comer. Os coelhinhos foram crescendo, chegou a hora de escolherem uma profissão. Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu pai.
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu avô.
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu bisavô.
E todos queriam ser coelhos da Páscoa, como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs. Só Vivinho não dizia nada. Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
-E você, Vivinho? E você?
-Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser. Mas sei o que não quero: ser coelho de Páscoa.
O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou:
-OOOOOHHHHH!!!
Vivinho arranjou uma porção de amigos: o beija-flor Florindo, Julieta, a borboleta, e a abelha Melinda. O tempo passou. A Páscoa estava chegando. Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir. Mas a s fábricas tinham muitas encomendas. Não tinham mais ovinhos para vender. O casal Coelho foi a tudo que foi fábrica da floresta. Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso, do seu Cardoso, do seu Tônio, seu Petrônio, seu Sinfrônio. Mas a resposta era sempre a mesma:
-Tudo vendido, seu Coelho, tudo vendido… Os dois voltaram pra casa desanimados.
-Ora essa, isso nunca aconteceu…
-Não podemos desapontar as crianças…
-Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não… Os irmãos do coelhinho estavam tristes:
-Nossa primeira distribuição… Ai que tristeza no coração!… Vivinho vinha chegando com Melinda.
-Por que não fazemos os ovos nós mesmos?
-É que nós não sabemos. Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer.
-Pois eu sei – disse Vivinho. –Eu sei.
-Será que ele sabe? – disse o pai.
-Ele disse que sabe – disseram os irmãos.
-Ele sabe, ele sabe! – disse a mãe.
-E com quem você aprendeu? – perguntaram todos.
-Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão? Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com julieta e Florindo. E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce…
A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica . todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha, os coelhinhos… E os amiguinhsos também: Florindo, o beija-flor, Julieta, a borboleta, e Melinda, a maior doceira do mundo… E era vivinho que comandava o trabalho. E quando a Páscoa chegou estavam todos preparados. As cestas de ovos estavam prontas. E os pais de Vivinho estavam contentes. A mãe de Vivinho disse:
-Agora nosso filho tem uma profissão. E o pai de Vivinho falou:
-Cada um deve seguir a sua vocação.

  • Observação: Este livro é de autoria de “Ruth Rocha” – Para adquirir de forma legal este livro confira o link a seguir e compre: CLIQUE AQUI

Momento 2   

Fazer uma interpretação oral da história. Perguntar:

  • Quem era Vivinho?
  • Ele era igual aos seus irmãos?
  • O que ele tinha de diferente?
  • Existe algum problema em ser diferente ou gostar de coisas diferentes?
  • Foi bom Vivinho ser diferente? Por quê?

Momento 3   

  • Após a interpretação oral a professora distribuirá uma folha ofício ou o caderno aos alunos e pedirá que cada criança produza um texto e um desenho recontando a história, porém, criando um final diferente para a mesma.
  • Exemplo: De que outra maneira Vivinho poderia solucionar o problema dos ovos?
  • Ao término dessa atividade as crianças irão apresentar para os colegas o final criado para a história.

Momento 4   

A partir da apresentação dos alunos, a professora deve ressaltar as diferentes soluções apresentadas, afirmando que assim como aconteceu no livro, as pessoas são diferentes, cada um pensa de um jeito e precisamos respeitar essa diversidade. Fazer com que as crianças reflitam que é bom cada um ter um objetivo. Dar exemplos:

  • Imaginem se todas as pessoas fossem professores? Como seria quando alguém ficasse doente? Onde estariam os médicos?
  • E se todos fossem médicos? Quando um lugar pegasse fogo, onde estariam os bombeiros?

Esclarecer que muitas vezes não existe certo ou errado, mas é importante respeitar a opinião de cada um, seja em uma brincadeira, seja em uma escolha, seja em uma decisão.

Avaliação

  • Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.
  • Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.
  • Analisar se o aluno soube se expressar por escrito com criatividade e imaginação.
  • Analisar se apresentou coerência nas idéias ao produzir a continuação da história.
  • Identificar o avanço em relação ao código escrito do aluno.
  • Observar se a partir desse trabalho os alunos estarão respeitando as diferenças existentes entre si.

Também confira: Atividades de Português para imprimir


Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental em PDF

 

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar para vocês o Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental, disponibilizado para copiar acima, para download em PDF. Para ter acesso a este material confira o link a seguir:

Sair da versão mobile