Datas Comemorativas, Educação Infantil, Plano de Aula, Projetos Educativos

Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil


Diversas sugestões e modelos prontos para o seu Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil e series iniciais. A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa.

Nesta data professores de todo o Brasil, principalmente da Educação Infantil, trabalham esse tema em sala de aulas com as crianças. E foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas ideias para o seu Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil, confira:

Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil

Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil
Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil

A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate. Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária.

Objetivo geral:

  • Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

Objetivos específicos:

  • Conhecer o significado de “Páscoa”;
  • Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
  • Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
  • Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
  • Promover e estimular a linguagem oral;
  • Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
  • Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
  • Relacionar os números com a quantidade.

Conteúdos:

  • Data comemorativa: Páscoa;
  • Afetividade e solidariedade;
  • Motricidade fina e ampla;
  • Expressão corporal;
  • Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
  • Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;
  • Noção e visualização de quantidades – do número 1 ao número 3;
  • Seriação;
  • Historinhas;
  • Criatividade e dramatização.
  • Música e ritmo.

Metodologia:

  • Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
  • Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
  • Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
  • Confecções de máscaras, cestinha, dedoches;
  • Confecção de um mural sobre a Páscoa;
  • Grafismo – levar o coelho a sua toca, levar o coelho a sua cenoura;
  • Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
  • História em seqüência;
  • Quebra cabeça do coelho;Historinhas: “O coelho que não era da Páscoa”,
  • Jogos com figuras e da memória;
  • Atividades de rua: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse… , Ovo choco;
  • Pintura facial;
  • A procura do ninho.

Culminância:

  • Pintura facial e a procura dos ninhos, que estarão espalhados pelo pátio.

Avaliação:

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Veja também:


Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil: Contexto histórico e religioso

Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil: Contexto histórico e religioso
Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil

Objetivos Gerais:

Discutir o que é a Páscoa, analisando a sua origem e compreendendo o seu significado para a vida das pessoas.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a origem da Páscoa;
  • Analisar o costume estabelecido referente a essa festa;
  • Discutir o sentido da festa e sua beleza;
  • Comentar o contexto histórico envolvido na origem da Páscoa.

Objetivos Procedimentais:

  • Coletar conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionamentos e discussões sobre o assunto;
  • Assistir um filme que relate o contexto histórico, político, social e religioso em que surgiu a Páscoa;
  • Apresentar o conceito e os costumes da festa por meio de cartazes ou desenhos;
  • Executar o preparo da ceia da Páscoa, a partir da pesquisa realizada e do estudo da mesma;
  • Confeccionar objetos que retratem o verdadeiro símbolo da Páscoa, o cordeiro, por meio de materiais recicláveis, papéis diversos, dentre outros;
  • Repartir a ceia com todo grupo, vivenciando sentido ao seu significado;
  • Distribuir lembranças de cordeiro para fixar a sua representação na festa.

Objetivos Atitudinais:

  • Despertar a consciência em relação ao sentido pascoal;
  • Perceber como se celebra uma ceia pascoal e quais valores podemos adquirir para as nossas vidas por meio da mesma;
  • Estimular o desenvolvimento de valores por meio do trabalho em grupo, tais como: a solidariedade, colaboração, união e compartilhamento ao repartir a ceia com todos;
  • Praticar atitudes sadias nas famílias e na sociedade que demonstrem a importância do sentido da Páscoa nas nossas vidas.

Sequência didática

1. Recomendar aos estudantes uma pesquisa sobre o êxodo no Egito;
2. Após trazerem pesquisas sobre o êxodo (a saída dos israelitas do Egito para a terra de Canaã) solicitadas previamente pela professora, assistir juntamente com os estudantes o filme “Príncipe do Egito” que demonstra o contexto histórico onde foi instituída a Páscoa;
3. Levantar perguntas e hipóteses no grupo sobre a compreensão da páscoa e, em seguida, traga relato bíblico e histórico sobre como foi instituída a páscoa;
4. Apresentar os símbolos da páscoa e seus respectivos significados e da sua celebração por meio de cartazes ou de desenhos;
5. Propor a confecção de ovelhas com sabonete ou porta-lápis com material reciclável;
6. Preparar uma ceia, envolvendo todos os estudantes.

Recursos

  • Televisão e DVD;
  • Material reciclável: lata, garrafas, dentre outros;
  • Algodão;
  • Cola;
  • Papéis diversos;
  • Ceia: Erva amarga, cordeiro assado, pão sem fermento, suco de uva;
  • Tigela, copo, prato, talheres;
  • Imagens e figuras sobre o significado da Páscoa.

 Avaliação

  • Participação colaborativa dos alunos;
  • Observação e análise de todas as atividades realizadas em sala de aula, inclusive discussões e reflexões;
  • Elaboração de um texto e desenho que relate o aprendizado sobre o tema Páscoa, assinalando suas representações e significados.

Não deixe ver: Páscoa: Máscaras para imprimir – Educação Infantil


Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil – Maternal

Este Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil – Maternal tem por finalidade levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.

Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.

Optei pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

OBJETIVO GERAL

  • Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar os alunos à:

  • Conhecer o significado de “Páscoa”;
  • Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
  • Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.

METODOLOGIA UTILIZADA

  • Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
  • Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
  • Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
  • Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.

RECURSOS UTILIZADOS

  • Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.

DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis)

  • Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
  • Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
  • Os alunos realizarão várias atividades tais como: visualizar os símbolos da Páscoa, pintura, assistir filme sobre o tema, cantar músicas sobre a Páscoa, colagem, etc.

CULMINÂNCIA

  • Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula.

AVALIAÇÃO

  • A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
    Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.

Confira ainda: Desenhos de Páscoa para Imprimir e Colorir


Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil e Series iniciais

Projeto Páscoa Educação Infantil e Series iniciais

Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil e Series iniciais

Objetivo geral

  • Trabalhar o significado da páscoa, desmistificando a relação consumista;
  • Conhecer os símbolos da páscoa e seus significados;
  • Trabalhar a “partilha” de alimentos como forma de comemoração;

Objetivos específicos

  • Desenvolver o hábito de pesquisar;
  • Explorar objetos relacionados à páscoa;
  • Trabalhar a relação histórica social e cultural da páscoa;
  • Desenvolver a função simbólica;
  • Desenvolver a noção espaço-temporal;
  • Leitura e interpretação de texto (oralmente ou com registro, de acordo com os níveis de conhecimento);
  • Trabalhar a coordenação motora através de atividades com pinturas, brincadeiras, dobraduras, etc.;

Desenvolvimento

  • Conversa informal, em rodinhas, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
  • Contar histórias: oralmente, em cartaz, filme, cd’s, etc.
  • Atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, dobradura, pintura em ovos, confecção de cartões, construção de símbolos pascoais para compor a mesa da partilha, etc.
  • Atividades de escrita: textos, interpretação oral, ilustração, confecção de álbuns, noção de quantidades, relacionar com números, formação de palavras, escrita espontânea, trabalhar com gráficos, histórias mudas,  etc.
  • Brincadeiras: coelhinho sai da toca, registro escrito da brincadeira; imitação de animais, etc.
  • Observação de um coelhinho de verdade, analise com coelhinhos de páscoa e registro da conclusão a que chegaram.
  • Músicas infantis: cantar, atividades escritas,
  • Conhecimento de textura: explorar objetos macios e duros; lisos e ásperos; (algodão, madeira, papel camurça e laminado, lixa, etc.).
  • Pesquisar: significado da páscoa, símbolos pascoais, de onde vem o algodão, para que serve o algodão, etc.

Culminância

 Preparar a “Partilha”, organizando a mesa com símbolos pascais, pão e suco de uva, simbolizando a comemoração da páscoa.

Recomendo: Lembrancinhas páscoa imprimir


Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil

Projeto Páscoa Educação Infantil
Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil

A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa Educação Infantil visando resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.

Objetivo geral: Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.

Objetivos específicos:

  • Conhecer o significado de “Páscoa”;
  • Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
  • Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
  • Trabalhar, adquirir e transmitir a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e propagando os valores de partilha, cooperação;
  • Estimular o carinho, o cuidado através da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
  • Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
  • Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
  • Relacionar os números com a quantidade;
  • Estimular a imaginação e a dramatização das crianças através de histórias e músicas;
  • Promover e estimular a linguagem oral;
  • Estimular a expressão corporal;
  • Desenvolver o raciocínio lógico.

Conteúdos:

  • Data comemorativa: Páscoa;
  • Símbolos da Páscoa;
  • Afetividade, solidariedade e socialização;
  • Coordenação motora ampla e fina;
  • Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte;
  • Discriminação auditiva e visual;
  • Cores;
  • Noção e visualização dos números de 01 a 03;
  • Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
  • Histórias e contos;
  • Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
  • Música e ritmo relacionado ao tema (coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, coelho balsa nova;
  • Expressão corporal;
  • Dramatização e apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS.

Metodologia:

  • Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
  • Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
  • Móbile do coelho;
  • Toca do coelho na sala;
  • Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
  • Confecções de máscaras e de roupas de coelho;
  • Gincana para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse… , Ovo choco;
  • Dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA (onde o aluno levará um dos personagens pra casa para passar uma noite);
  • Diário dos personagens da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
  • Pintura facial;
  • Fantoches;
  • Historinhas: O macaco e o coelho, Dona Coelha e seus filhotes, Os coelhinhos da Páscoa;
  • Jogo da memória e quebra-cabeça;
  • Cartaz dos números e suas quantidades;
  • História em seqüência;
  • Gincana da socialização (integração das turmas do Pré-a com a turma do Pré-b da E.M.E.F. Francisco Mendes.

Culminância:

  • pintura facial, apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS e festinha de Páscoa.

Avaliação:

  • Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Mais sugestões de atividades no link a seguir:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *