<

Plano de Aula Páscoa

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões e dicas para o seu Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental e Educação Infantil, com o objetivo de proporcionar ao aluno através do conhecimento, estudo, analise e brincadeiras momentos de aprendizado significativo nas diversas áreas escolares ampliando assim seu desenvolvimento cognitivo bem como sua aquisição de conhecimentos pedagógicos á serem utilizado em sala de aula e na vida.

Entender o significado da Páscoa diferenciar o sentido espiritual do comercial; propor as boas ações, a solidariedade.

Veja também:

Plano de Aula Páscoa 2º ano do Ensino Fundamental

Plano de Aula Páscoa 2º ano do Ensino Fundamental
Plano de Aula Páscoa 2º ano do Ensino Fundamental

Atividades Proposta:

  • Conhecer a origem da Páscoa.
  • Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
  • Procedimentais:
  • Confecção de bombons (trabalhar a receita);
  • Cantar músicas referentes ao tema;
  • Produção de textos referentes ao tema;
  • Pesquisas;
  • Confecção de cartazes;
  • Recorte e colagem;
  • Dobraduras
  • Leitura e Interpretação;
  • Cruzadinhas contextualizadas;
  • Classificar palavras quanto ao número de sílabas ou retirá-las de determinados textos;
  • Situações- problemas;
  • Pesquisar em dicionários;
  • Ler e Desenhar aquilo que se pede;
  • Produção de listas;

Observação: haverá revisão das matérias e provas na semana seguinte.

Metodologia:

  • Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do dia da Páscoa e do que difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Recursos:

  • cartolina cola tesoura, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, revista jornal.

Disciplinas que serão trabalhadas

  • *Português
  • *História
  • *Artes
  • *Matemática
  • *Geografia

Avaliação:

  • A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Através de relatórios bimestrais e avaliações.

Confira mais em: 


Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil

Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil
Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil

Conteúdos: 

Interdisciplinar o assunto em várias áreas:

  • Linguagem oral
  • Matemática,
  • Artes/movimento,
  • Natureza e sociedade.

Objetivos:

  • Aproveitar o tema “Páscoa” para trabalhar atitudes de respeito, amor e partilha.
  • Demostrar amor e respeito pelos coleguinhas;
  • Partilhar alimentos, lanches, chocolates…
  • Desenvolver a linguagem oral

Desenvolvimento:

1º Momento: Leitura

  • História “O coelhinho e os ovos de páscoa” (adaptação)
  • Explorar as imagens falando o nome dos animaizinhos que vão surgindo na história.

Cantar: Coelhinho (Eliana

De olhos vermelhos,
De pelo branquinho,
De orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho.

Sou muito assustado,
Porém sou guloso.
Por uma cenoura
Já fico manhoso.

Eu pulo pra frente;
Eu pulo pra trás;
Dou mil cambalhotas,
Sou forte demais!

Comi uma cenoura
Com casca e tudo,
Tão grande ela era!
Fiquei barrigudo..

2º Momento: Cineminha…

  • Filme:  “A Páscoa Disney/coelhinhos engraçadinhos”.

3º Momento: Linguagem Musical /contagem e recitação de números

Cantar música do coelhinho da páscoa.

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!

Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!

Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!

Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!

  • Em uma cestinha colocar 3 ovinhos, um amarelo, um vermelho e um azul;
  • Trabalhar através da música as quantidades e as cores.

4º Momento: Pintura de rosto “coelhinho” .

5º Momento: Entrega do ovo de páscoa.

Avaliação:

  • A avaliação ocorrerá através de observação e registro.

Não deixe de conferir: Atividades de Matemática para a páscoa

Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental

Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental
Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental

Excelente projeto páscoa para Ensino Fundamental com a duração de 2 aulas de aproximadamente 50 minutos;

Objetivos:

  • Desenvolver o gosto em ouvir histórias utilizando uma narrativa sobre a páscoa
  • Incentivar hábitos de escrita através da produção de um texto criativo apresentando outro final para a história
  • Fazer com que as crianças compreendam que é preciso respeitar as diferenças e o gosto de cada um a partir da moral apresentada no livro
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade através de um desenho sobre o livro trabalhado

Conhecimentos prévios:

  • Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:

  • O que vocês sabem sobre a páscoa?
  • Qual é o animal que aparece nessa época?
  • O que ele traz?
  • De onde vocês acham que vêm os ovos de chocolate?
  • Onde são produzidos?

Depois de uma conversa informal apresentar e ler o livro: “O coelhinho que não era da páscoa” de Ruth Rocha. 

O coelhinho que não era de Páscoa

Ruth rocha

Vivinho era um coelhinho branco, redondo, fofinho. Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos. Aprendia a pular, aprendia a correr… Aprendia qual a melhor couve para se comer. Os coelhinhos foram crescendo, chegou a hora de escolherem uma profissão. Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu pai.
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu avô.
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu bisavô.
E todos queriam ser coelhos da Páscoa, como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs. Só Vivinho não dizia nada. Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
-E você, Vivinho? E você?
-Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser. Mas sei o que não quero: ser coelho de Páscoa.
O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou:
-OOOOOHHHHH!!!
Vivinho arranjou uma porção de amigos: o beija-flor Florindo, Julieta, a borboleta, e a abelha Melinda. O tempo passou. A Páscoa estava chegando. Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir. Mas a s fábricas tinham muitas encomendas. Não tinham mais ovinhos para vender. O casal Coelho foi a tudo que foi fábrica da floresta. Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso, do seu Cardoso, do seu Tônio, seu Petrônio, seu Sinfrônio. Mas a resposta era sempre a mesma:
-Tudo vendido, seu Coelho, tudo vendido… Os dois voltaram pra casa desanimados.
-Ora essa, isso nunca aconteceu…
-Não podemos desapontar as crianças…
-Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não… Os irmãos do coelhinho estavam tristes:
-Nossa primeira distribuição… Ai que tristeza no coração!… Vivinho vinha chegando com Melinda.
-Por que não fazemos os ovos nós mesmos?
-É que nós não sabemos. Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer.
-Pois eu sei – disse Vivinho. –Eu sei.
-Será que ele sabe? – disse o pai.
-Ele disse que sabe – disseram os irmãos.
-Ele sabe, ele sabe! – disse a mãe.
-E com quem você aprendeu? – perguntaram todos.
-Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão? Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com julieta e Florindo. E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce…
A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica . todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha, os coelhinhos… E os amiguinhsos também: Florindo, o beija-flor, Julieta, a borboleta, e Melinda, a maior doceira do mundo… E era vivinho que comandava o trabalho. E quando a Páscoa chegou estavam todos preparados. As cestas de ovos estavam prontas. E os pais de Vivinho estavam contentes. A mãe de Vivinho disse:
-Agora nosso filho tem uma profissão. E o pai de Vivinho falou:
-Cada um deve seguir a sua vocação.

  • Observação: Este livro é de autoria de “Ruth Rocha” – Para adquirir de forma legal este livro confira o link a seguir e compre: CLIQUE AQUI

Momento 2   

Fazer uma interpretação oral da história. Perguntar:

  • Quem era Vivinho?
  • Ele era igual aos seus irmãos?
  • O que ele tinha de diferente?
  • Existe algum problema em ser diferente ou gostar de coisas diferentes?
  • Foi bom Vivinho ser diferente? Por quê?

Momento 3   

  • Após a interpretação oral a professora distribuirá uma folha ofício ou o caderno aos alunos e pedirá que cada criança produza um texto e um desenho recontando a história, porém, criando um final diferente para a mesma.
  • Exemplo: De que outra maneira Vivinho poderia solucionar o problema dos ovos?
  • Ao término dessa atividade as crianças irão apresentar para os colegas o final criado para a história.

Momento 4   

A partir da apresentação dos alunos, a professora deve ressaltar as diferentes soluções apresentadas, afirmando que assim como aconteceu no livro, as pessoas são diferentes, cada um pensa de um jeito e precisamos respeitar essa diversidade. Fazer com que as crianças reflitam que é bom cada um ter um objetivo. Dar exemplos:

  • Imaginem se todas as pessoas fossem professores? Como seria quando alguém ficasse doente? Onde estariam os médicos?
  • E se todos fossem médicos? Quando um lugar pegasse fogo, onde estariam os bombeiros?

Esclarecer que muitas vezes não existe certo ou errado, mas é importante respeitar a opinião de cada um, seja em uma brincadeira, seja em uma escolha, seja em uma decisão.

Avaliação

  • Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.
  • Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.
  • Analisar se o aluno soube se expressar por escrito com criatividade e imaginação.
  • Analisar se apresentou coerência nas idéias ao produzir a continuação da história.
  • Identificar o avanço em relação ao código escrito do aluno.
  • Observar se a partir desse trabalho os alunos estarão respeitando as diferenças existentes entre si.

Também confira: Atividades de Português para imprimir


Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar para vocês o Plano de Aula Páscoa para Ensino Fundamental, disponibilizado para copiar acima, para download em PDF. Para ter acesso a este material confira o link a seguir:


Plano de Aula Páscoa – Rotina semanal

Plano de Aula Páscoa - Rotina semanal
Plano de Aula Páscoa – Rotina semanal

Maravilhosa sugestão de rotina semanal para páscoa criada pela professora Valéria do blog Ensinando com Carinho. Ela conta em seu blog que é uma rotina bem simples, e que trabalhou com os alunos do 2º ano. A rotina é formada de ações de fácil execução.

Acolhida com História: 1ª dia

“O nascimento de Jesus”:

  • Roda de conversa sobre a importância da páscoa na nossa vida e como surgiu esse dia tão importante.
  • Apresentação dos símbolos da páscoa com seus significados.
  • Pintura dos símbolos com confecção de cartazes para exposição na escola

Objetivos:

  • Despertar nas crianças a importância da Páscoa na vida, bem como, os ensinamentos que pode trazer para cada ser humano.

Acolhida com História: 2ª dia

“Uma historinha de Páscoa”:

  • Dinâmica do “OVINHO” (O professor espalha balinhas ou ovinhos de chocolate em diferentes lugares, e vai dando os comandos para que os alunos possam procurar ovos);
  • Montar os cenários da RESSURREIÇÃO e fazer o cantinho da páscoa na sala ou na escola.
  • Atividade de pintura e colagem com o coelhinho (com uma folha imprima o coelho grande e entregue algodão para as crianças e deixe que colem no coelhinho) Exponha as atividades do varal;

Objetivos:

  • Fazer a criança se sentir fundamental no processo de evolução, socialização, e sucesso dentro da escola

Acolhida com História: 3ª dia

“Aventuras na Páscoa”:

  • Sessão de Cinema
  • Apresentação de vídeo, historinha bíblica infantil.
  • Atividades de colagens, pinturas, jogos, produções, canções

Objetivos:

  • Proporcionar um momento de descontração e aprendizagem divertida.

Acolhida com História: 4ª dia

“Deu bolo na Páscoa”:

  • Encenação simples na sala da Ressurreição de Cristo (o professor não precisa de dias de ensaio, apenas fazer a demonstração com seus alunos deste momento tão importante da páscoa). Os alunos irão adoras este momento.
  • Pintura no rostinho dos alunos no formado coelhinho.
  • Se desejar o professor poderá confeccionar as orelhinhas para as crianças.

Objetivos:

  •  Vivenciar o momento de Ressurreição e sofrimento de Jesus. Que deu a vida por todos nós.

Acolhida: 5ª dia

“Ler uma passagem da Bíblia”: (Sugestão – Mateus 28:1-10

  • Celebração simples da páscoa com apresentação e participação dos alunos e partilha.

Observação: Os alunos podem neste momento fazer a oferenda dos símbolos como (Peixe, pão, ovos, coelho, girassol, vinho, cordeiro, etc)

Objetivos:

Orientar os alunos, que na vida existe o momento de agradecimento por todas as dádivas que Deus tem proporcionado a cada um.

Rotina semanal para Páscoa para Ensino Fundamental para imprimir

Rotina semanal para Páscoa para Ensino Fundamental para imprimir

Outras postagem para auxiliar seu trabalho sobre este tema em: PÁSCOA


Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil

Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil
Plano de Aula Páscoa para Educação Infantil

Objetivo geral

  • Trabalhar o significado da páscoa, desmistificando a relação consumista;
  • Conhecer os símbolos da páscoa e seus significados;
  • Trabalhar a “partilha” de alimentos como forma de comemoração;

Objetivos específicos

  • Desenvolver o hábito de pesquisar;
  • Explorar objetos relacionados à páscoa;
  • Trabalhar a relação histórica social e cultural da páscoa;
  • Desenvolver a função simbólica;
  • Desenvolver a noção espaço-temporal;
  • Leitura e interpretação de texto (oralmente ou com registro, de acordo com os níveis de conhecimento);
  • Trabalhar a coordenação motora através de atividades com pinturas, brincadeiras, dobraduras, etc.;

Desenvolvimento

  • Conversa informal, em rodinhas, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
  • Contar histórias: oralmente, em cartaz, filme, cd’s, etc.
  • Atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, dobradura, pintura em ovos, confecção de cartões, construção de símbolos pascoais para compor a mesa da partilha, etc.
  • Atividades de escrita: textos, interpretação oral, ilustração, confecção de álbuns, noção de quantidades, relacionar com números, formação de palavras, escrita espontânea, trabalhar com gráficos, histórias mudas,  etc.
  • Brincadeiras: coelhinho sai da toca, registro escrito da brincadeira; imitação de animais, etc.
  • Observação de um coelhinho de verdade, analise com coelhinhos de páscoa e registro da conclusão a que chegaram.
  • Músicas infantis: cantar, atividades escritas,
  • Conhecimento de textura: explorar objetos macios e duros; lisos e ásperos; (algodão, madeira, papel camurça e laminado, lixa, etc.).
  • Pesquisar: significado da páscoa, símbolos pascoais, de onde vem o algodão, para que serve o algodão, etc.

Culminância

Preparar a “Partilha”, organizando a mesa com símbolos pascais, pão e suco de uva, simbolizando a comemoração da páscoa.