<

Projeto A minha Cidade de História


Confira nesta postagem ideias e sugestões para os eu projeto de história “A minha cidade” para alunos das series iniciais.

O objetivo deste projeto é proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, e dos bairros da cidade em que mora. Observar e registrar informações dos elementos encontrados durante a pesquisa sobre a cidade dele: nomes de ruas, edifícios municipais, igrejas, praças etc. Identificar as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através do tempo e conhecer a história e os principais pontos turísticos da cidade onde ele mora.

  • Ética: Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. Trabalho coletivo e compartilhamento de descobertas.
  • Meio ambiente: conhecimento e comparação da natureza e comparar a natureza da paisagem local e de outros lugares e observação dos aspectos estéticos da região da escola. As principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que fica a escola.
  • Saúde: Diferenças entre ambientes preservados e degradados: preservação e conservação da cidade.
  • Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento sobre a cultura e a formação da população do lugar em estudo.
  • Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.

Veja também: Atividades de História

Projeto A minha Cidade de História

Confira a lista de materiais essenciais para o Projeto A minha Cidade de História:

  • Sucatas: papéis coloridos, copinhos e canudos de plástico, caixinhas de papelão, palitos de sorvete, etc.
  • Cartolinas, canetas, colas, tesouras, fita adesiva para as maquetes.
  • Caderno ou papel e lápis para anotações.
  • Pesquisa sobre a história do nome da cidade.
  • Fotos da cidade.

Primeira etapa

Sensibilização. Proponha um debate sobre:

• O que o aluno admira na cidade dele?
• O surgimento da cidade dele.
• A origem do nome da cidade.

Kit de Alfabetização Só Escola

Segunda etapa

Organize um passeio pelo centro e pelos pontos turísticos da cidade. Cada aluno deverá levar uma folha e um lápis para registrar as observações. Observem se existem lojas, bancos, padarias, farmácias etc. Há praças, jardins, pontes, monumentos?

Peça-lhes para verificarem se há sinais de trânsito (semáforos, placas, faixa para pedestres nas ruas), telefones públicos, meios de transporte? Quais?

Através da observação, questione-os com perguntas, para que comparem, formulem hipóteses e identifiquem que tipos de construção, avenidas e serviços públicos eles encontram.

Ao chegarem à escola, converse sobre o que eles viram, o que mais gostaram e o que não gostaram. Registre as conclusões das observações na lousa e peça-lhes que escrevam no caderno.

Terceira etapa

Separe a classe em grupos e distribua, para cada um, cartolina, sucatas, fita-crepe, cola e canetinhas.

Peça para cada grupo fazer uma maquete representando a sua cidade, com os pontos turísticos que chamaram mais a atenção.

Através dos registros feitos no caderno, os alunos devem localizar e completar com sucatas as outras construções observadas, como casas, prédios, lojas, bancos, sinais de trânsito, ou desenhar com canetinhas.

Pode-se aproveitar o trabalho para programar uma exposição de maquetes da cidade.

Quarta etapa

Faça uma pesquisa sobre “O nome da minha cidade” e fotos antigas do local. Há quantos anos a cidade foi criada? Em que dia?
Quem foi seu fundador? Sugira uma redação coletiva sobre a pesquisa. Cada aluno vai ler o que pesquisou.

Faça um texto das pesquisas com eles.

Organize a apresentação do cartaz com a redação coletiva sobre a pesquisa: “O nome da minha cidade”, com as fotos encontradas para exposição.

Kit Educação Especial

Quinta etapa

Discuta com os alunos sobre os problemas que a cidade apresenta: violência, poluição sonora, do ar e da água, condições da maioria da população, etc

Faça uma campanha de conscientização para melhorar a sua cidade.

Trabalho interdisciplinar

Artes: elaboração de maquete com sucatas.

História: evolução das modificações através do tempo, história do nome da cidade. Fotos antigas.

Kit Educação Especial

Português: leitura e produção de textos da pesquisa e da redação coletiva. 

Ciências: promoção de uma campanha para preservar e conservar a cidade.