<

Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental

Para trabalhar a copa do mundo 2018 em sala de aula com os alunos, selecionamos um maravilhoso Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental e series inicias.

A Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A copa cumpre com os objetivos da FIFA de sensibilizar o mundo, desenvolver o esporte e construir um futuro melhor de diversas maneiras diferentes.

A Copa do Mundo é um torneio de futebol realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Maior evento de futebol do planeta e segunda maior competição esportiva do mundo em audiência, atrás apenas dos Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo mexe com bilhões de pessoas e atinge os cinco continentes do globo.

Veja também:

Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental – O que eu sei sobre a Copa do Mundo.

Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental

Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental

Objetivos:

  • Sugerir qual será o resultado da participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo;
  • Explicitar qual é o seu conhecimento e sua visão sobre a Copa do Mundo;
  • Refletir criticamente sobre a Copa do Mundo, ampliando seu conhecimento sobre esse tema.

Aula 1

PROGNÓSTICO: Qual será a classificação do Brasil na Copa do Mundo?

  • Antes do início da Copa do Mundo, organize um cronograma para realização de um prognóstico sobre a classificação da Seleção Brasileira na Copa com todos os alunos/as e profissionais da escola;
  • Distribua para alunos/as e profissionais da escola um texto informativo sobre a Copa do Mundo e o prognóstico para ser respondido;
  • Divulgue o resultado do prognóstico antes do início da Copa do Mundo nos murais, jornal e site da escola.

DIAGNÓSTICO: Os professores organizaram duas atividades para diagnosticar e identificar o que os/as alunos/as sabem sobre a Copa do Mundo, respeitando a forma de materialização conforme a faixa etária e anos de ensino das crianças:

  • Alunos/as do 6º ao 9º anos: utilização da escrita e do quadro imaginário social para registro dos /as alunos/as.

1ª Atividade:

Entregue e solicite que os/as alunos/as do 6º ao 9º anos respondam o questionário sobre a Copa do Mundo, utilizando a escrita para materializar suas opiniões.

O que sei sobre a Copa do Mundo:

  • Copa do Mundo, o que é isso?
  • Quando a Copa do Mundo é realizada?
  • O que precisa fazer para participar da Copa do Mundo?
  • Quem pode participar?
  • Quantas são as vagas para participar desta competição?
  • Como são escolhidos os participantes?
  • Será que tem algum regulamento? Qual é a forma de disputa?
  • Quais regras, técnicas e táticas do futebol são necessárias para participar da Copa do Mundo?

Esse questionário deve ser respondido em sala de aula, evitando que os/as alunos/as pesquisem ou busquem respostas em qualquer fonte de pesquisa.

Informe aos/às alunos/as que na próxima aula o resultado do questionário será socializado.

Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental

Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental

Aula 2 e 3

2ª Atividade:

Para a segunda aula, o/a professor/a deverá sintetizar as respostas do questionário entregue pelos/as alunos/as. Nesse momento, o/a professor/a deverá considerar todas as respostas apresentadas independente de sua veracidade;

  • Socialize a síntese do diagnóstico da primeira atividade para cada um dos cinco níveis de ensino;
  • Questione junto a todos/as alunos/as se concordam ou não com as respostas apresentadas;
  • Registre o resultado desse questionamento, pois o mesmo será muito útil no decorrer do processo.

Solicite aos/às alunos/as que tragam reportagens, fotos, imagens e outros documentos sobre qualquer Copa do Mundo já foi ou será realizada, para que possamos organizar um Painel Informativo sobre os seguintes temas da Copa do Mundo:

  • A história do futebol;
  • Regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos do futebol;
  • A história e contextualização das Copas do Mundo;
  • As sedes da próxima Copa do Mundo;
  • A mídia na Copa do Mundo;

Aula 4

2ª Atividade:

  1. Defina na Escola o espaço destinado para exposição dos painéis informativos sobre a Copa do Mundo;
  2. A exposição deve ser organizada por t emas, de maneira que, todas as informações sobre a Copa do Mundo que os/as alunos/as trouxerem, devem ser organizadas num painel com o mesmo tema.
  3. Programe, em conjunto com os/as alunos/as, os temas a serem pesquisados e o período de construção dos painéis informativos sobre:
    • A história do futebol de campo: origem, evolução de suas regras, materiais e massificação.
    • Futebol: suas regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos.
    • Histórico e contextualização das Copas do Mundo já realizadas – aspectos, econômicos, políticos e culturais dos países que sediaram esse evento.
    • Curiosidades, seleções e craques das Copas do Mundo.
    • Informações políticas, econômicas, culturais sobre os participantes e países sede da Copa do Mundo.
    • Como a mídia, as empresas esportivas, as instituições esportivas se envolveram na Copa do Mundo.
    • Divulgar e atualizar as tabelas e o quadro de pontuação de todos os jogos da Copa do Mundo.

As exposições destes painéis devem garantir que, antes e durante a realização da Copa do Mundo, sempre haverá informações novas sobre esse evento esportivo.

Informe aos/às alunos/as que na próxima aula iremos organizar e realizar a “Copinha da Escola”.

Avaliação

  • Observe e acompanhe os/as alunos/as se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e, num primeiro momento, ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica.
  • Verifique a participação dos/as alunos/as durante a construção dos Painéis Informativos sobre a Copa do Mundo.

Recomendo ainda: Atividades Copa do Mundo Educação Infantil


Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental – Educação Física

Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental - Educação Física

Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental – Educação Física

Objetivos:

  • Participar do planejamento e da realização da Copinha da Escola;
  • Reproduzir a Copa do Mundo, no interior na escola vivenciando sua estrutura e organização;
  • Receber e realizar uma pesquisa sobre a Copa do Mundo.

1ª Atividade:

Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental: Organizar a Copinha da Escola, tendo como referência a síntese (realizada pelos/as professores/as) das respostas do diagnóstico na primeira atividade, em cada nível de ensino, a ser realizada durante a fase classificatória da Copa do Mundo.

Nesse sentido os/as professores/as adotarão os seguintes procedimentos para os/as alunos/as do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental:

  • Informe os princípios de realização da Copinha na Escola, reproduzindo o conhecimento que os/as alunos/as têm sobre a Copa do Mundo:
    • A Copinha na Escola será realizada em cada ano de ensino em duas categorias – masculino e feminino.
    • Formar as equipes/seleções em cada categoria, no mesmo ano de ensino, com a presença de 5 a 7 integrantes;
    • Discutir e definir os princípios para composição as equipes/seleções:
      • A participação é obrigatória para todos/as os/as alunos/as;
      • Definir o critério para composição das equipes/seleções, ou seja, os/as alunos/as deverão definir se as equipes/seleções terão que ter o mesmo nível de habilidade, se haverá substituições e os critérios para realizar as substituições;
    • Forma de disputa em cada categoria – realização de quatro fases: a fase classificatória, quartas de final, semi-final e final;
    • Local de realização – campos de grama pequenos ou quadras poliesportivas;
    • O tempo de duração de cada jogo será definido em função do número de equipes/seleções e da quantidade de campos/quadras disponibilizados para a realização da Copinha;
    • Os nomes das equipes/seleções deverão ser retirados dentre os 32 nomes de seleções nacionais que participarão da Copa do Mundo;
    • Utilizar o mesmo Regulamento que a FIFA utilizará na realização da próxima Copa do Mundo na Copinha da Escola;
    • Utilizar na Copinha da Escola as mesmas regras do futebol de campo que serão utilizadas na Copa do Mundo, com adaptações ao tamanho do campo, ao número de jogadores, aos árbitros, duração da partida e uniformes a serem utilizados pelos/as jogadores/as.
  • Sortear as equipes/seleções em chaves com 4 equipes.
  • Organizar e socializar as tabelas de jogos e o quadro de pontuação.

Aula 2, 3 e 4

2ª Atividade:

  • Realizar os jogos da Copinha da Escola.

3ª Atividade:

No penúltimo dia da Copinha da Escola, ou antes, de começar a fase classificatória da Copa do Mundo, solicite aos/às alunos/as que levem para casa o questionário abaixo e traga-o respondido para a escola:

Roteiro de perguntas problematizadoras

Durante a fase classificatória da Copa do Mundo, além de assistir aos jogos e jogar na Copinha da Escola, responda todas as perguntas abaixo, perguntando aos pais, amigos e/ou professores/as quando tiver dúvidas e, se necessário, consultando a biblioteca da escola, revistas, jornais, internet, programas de TVs.

  1. O que as pessoas pensam, sentem e falam durante a realização da Copa do Mundo?
  2. Qual a importância da Copa do Mundo para o Brasil? E para você?
  3. Na sua opinião, por que os atletas, os técnicos e os árbitros se interessam tanto em participar de uma Copa do Mundo?
  4. Porque os países e os patrocinadores têm tanto interesse em realizar uma Copa do Mundo?
  5. Você sabe quanto se gasta para preparar e realizar uma Copa do Mundo? De onde vem o dinheiro para pagar a realização da Copa do Mundo?
  6. Quanto é que pagamos para assistir um jogo da Copa do Mundo?
  7. Na sua opinião, por que as pessoas têm tanto interesse em assistir a Copa do Mundo?
  8. Quais são as instituições responsáveis por preparar, organizar e realizar a Copa do Mundo?
  9. O que você sabe sobre o esporte Futebol?
  10. Na sua opinião, por que o professor de Educação Física esta fazendo todas essas perguntas?

Aula 5

Avalie a participação dos/as alunos/as na Copinha da Escola. Sugerimos que os/as alunos/as respondam construam um texto respeitando o seguinte roteiro:

  • Como foi minha participação na organização da Copinha da Escola?
  • O que a Copinha da Escola tem em comum com a Copa do Mundo?
  • Em qual equipe/seleção eu joguei?
  • Com quem minha equipe/seleção jogou?
  • Houve ou haverá esse confronto na Copa do Mundo?
  • Qual foi o resultado da Copinha da Escola? Será o mesmo da Copa do Mundo?
  • O que gostei e não gostei da Copinha da Escola?

Sintetize os dados da avaliação que os/as alunos/as realizaram sobre a Copinha da Escola e apresente aos/às mesmos/as.

Avaliação

  • Observe e acompanhe os/as alunos/as se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica.
  • Verifique se, nos registros dos/as alunos/as, estão presentes aspectos ontológicos (objetivos, ideologia, história) e/ou elementos constitutivos da Copa do Mundo (sua estrutura organizativa: instituições, aspectos financeiros, mídia e a organização da competição). Se estes aspectos estiverem presentes, separe-os e organize-os para a próxima estratégia de ensino.

Veja mais em: Desenhos para Colorir Copa do Mundo.

O que achou da postagem “Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental inicial e final”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos das redes sociais.


    1. Dalva Maria Duarte

    Deixe um comentário