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Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental


Está em busca de um Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental? Você está no lugar certo! Nesta postagem vamos compartilhar com vocês algumas dicas e ideias para a elaboração do seu projeto dia do índio, alem de modelos prontos.

19 de abril no Brasil. é celebrado anualmente o Dia do Índio. Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.

Durante a semana do Dia do Índio, as escolas e demais instituições culturais e de ensino incentivam as crianças e os jovens a conhecerem as diferentes práticas culturais dos indígenas. E os projetos que vamos socializar com vocês são ótimas sugestões, confira:

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental –  Maternal ao 2º Ano

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental -  Maternal ao 2º Ano
Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental –  Maternal ao 2º Ano

O tema oportuniza o aluno perceber outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação com o outro grupo na vida social, na preservação do meio ambiente em que vive e na construção de valores.

Objetivo Geral:

  • Promover atividades teóricas e práticas concernentes ao dia do Índio.

Objetivos específicos:

  • Conhecer um pouco da história dos Índios;
  • Demonstrar aos alunos a importância do Índio na nossa cultura;
  • Conhecer e valorizar os hábitos e costumes indígenas;
  • Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
  • Estimular a imaginação e a criatividade;
  • Diferenciar a cultura indígena das demais culturas;
  • Estimular a comemoração do “Dia do Índio”.

Proposta Metodológica:

  • Fazer uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, músicas e a vasta literatura de contos indígenas. “Ser Índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser Índio por viver na sociedade contemporânea”.
  • Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.
  • Debater sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?

Sugestões de atividades:

  • Reconto da história dos Índios;
  • Músicas sobre os Índios;
  • Registros através de textos e desenhos;
  • Confecção um de mural;
  • Pesquisas;
  • Conversas sobre o tema;
  • Confecção de cocar e chocalho;
  • Pintura no Rosto;
  • Desenhos para colorir;

Sugestões de planejamento:

  • Linguagem: produção de textos verbal e não verbal, vocabulário utilizado pelos Índios;
  • Matemática: Números, quantidade, maior e menor, alto e baixo, curto e comprido, adição, e etc.
  • Natureza e Sociedade: A vida dos Índios (Caça, Pesca, Onde moram, Comidas, e etc.)

Recursos:

  • Folhas de papel;
  • Giz de cera e lápis de cor;
  • Brinquedos;
  • Tesoura sem ponta;
  • Papel dupla face;
  • Fantoches;
  • Livros de histórias infantis
  • Músicas;
  • Vídeos;
  • Som;
  • Guache;

Culminância:

  • Apresentação da Música: O indiozinho (João Colares) com alunos caracterizados e outras músicas relacionadas ao tema. Exposição das atividades, produções e criações realizados, fotos, e etc.

Avaliação:

  • A Avaliação será processual mediante o desenvolvimento do projeto, observando a participação, entusiasmo, colaboração nas atividades propostas.

Recomendamos também: Atividades Dia do Índio para imprimir


Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio

Material elaborado pelo Colégio Estadual Mahatma Gandhi para alunos do Ensino Fundamental e Médio – Equipe multidisciplinar 2013.

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio
Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio

A lei 11.645 acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afrobrasileira e africana nos currículos escolares. A intenção é fazer com que as questões indígenas e afro-brasileiras sejam abordadas em disciplinas como Educação Artística, Literatura e, claro, História do Brasil.

É fundamental reconhecer a importância dos indígenas para a construção da identidade brasileira. Apesar serem hoje poucos no país, os indígenas influenciaram muito a cultura de todos os brasileiros. A herança das culturas indígenas em nossa cultura é presente em nosso dia a dia com seus hábitos, costumes, crenças, vocabulário, técnicas, alimentação etc. Contudo, essa rica cultura vem sendo esquecida ou tratada com preconceito.

Preservar a história indígena é manter viva parte da história do povo brasileiro. E é importante reconhecer as origens culturais do Brasil de maneira pedagógica. Garantir esses temas na educação básica permite uma aprendizagem baseada no respeito e na valorização das diferentes culturais. Visando conhecer e valorizar o povo indígena e sua cultura, a Equipe Multidisciplinar elaborou esse projeto.

Objetivos

  • proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer a herança cultural deixada pelos indígenas;
  • observar a cultura indígena presente no nosso dia a dia através de murais expositivos; –
  • sensibilizar os alunos através da música indígena;
  • apresentar as lendas, vocabulários, literatura e artesanato indígena;

Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio de pesquisas, exposição de murais, itens do artesanato indígena e contação das lendas.

Desenvolvimento do projeto:

O mês de agosto foi o escolhido para tratar esse tema tendo em vista a comemoração do Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto). Foi montado uma exposição na biblioteca do colégio com fotos do cotidiano dos índios na Aldeia de Marrecas; região do Turvo, cartazes com vocabulário indígena e seus significados, lendas indígenas e atividades e trabalhos que os alunos do Programa Mais Educação fizeram. São mensagens em defesa dos índios, desenhos, colagens e textos.

Livros que tratavam do assunto indígena foram disponibilizados na exposição e chamaram muito a atenção do alunos, principalmente os que tratavam da história de Guarapuava e da lenda do índio Guairacá. Um painel com imagens da culinária indígena foi apresentado aos alunos, no entanto, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi a exposição de artesanatos indígenas: cestas, balaios, arcos, flechas, pau de chuva, instrumentos de som e artesanato em geral foram o grande destaque da exposição. Tudo isso ao som de música tribal e típica da cultura indígena.

Outro momento que também chamou a atenção dos alunos foi a contação de lendas. Uma professora voluntária dramatizou a “lenda do dia e da noite” com muita criatividade, utilizando artefatos com sons e diversos materiais. Neste dia, foi servido um lanche especial: a canjica, prato típico indígena. Ao final, todos ganharam lembrancinhas com mensagens de valorização da cultura indígena.

Veja mais:

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio: Conhecendo nossas raízes em PDF


Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental
Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental

ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

  • Língua Portuguesa.
  • Matemática.
  • Mundo Físico e Natural.
  • História e Geografia.
  • Ensino Religioso.
  • Arte.
  • Educação Física.
  • Música.
  • Dança.
  • Informática.
  • Língua Inglesa.
  • Língua Kaingang.

OBJETIVOS

  • Conhecer e refletir sobre a história dos índios Kaingang;
  • Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
  • Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
  • Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
  • Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
  • Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
  • Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
  • Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.

JUSTIFICATIVA

Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

Este projeto tem como proposta despertar as crianças para a importância da valorização da cultura indígena. É importante que as crianças descubram que, afinal não existe uma única forma de viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura indígena a qual é parte integrante de nossas raízes. Em contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além de proporcionar aos pequenos a oportunidade de enxergar melhor as características da nossa própria cultura.

Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.

Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma,cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

METODOLOGIA

  • Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema, propondo aos alunos um diálogo sobre os descendentes indígenas que residem em nosso município: que etnia representam, de onde vieram. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto (Conhecimentos Prévios).
  • Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
  • Propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.

RECURSOS

  • Material escolar de uso diário, mídia impressa, recursos tecnológicos, transporte escolar, etc.

AVALIAÇÃO

  • A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
  • Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.

Sugestão de Atividades:

“A conquista do colar”

A turma dividida em 4 equipes deverá responder questões, mediante sorteio, sobre assunto já ensinado em classe. A cada resposta certa, a equipe receberá material para confeccionar o colar (pedaços de barbante ou fio de nylon e contas variadas, que deverão ser da cor de cada equipe – até 8 contas por aluno).

Perguntas

  • Quem era os habitantes do Brasil antes da chegada dos brancos? Os índios.
  • Como era a organização social desses povos? Viviam em tribos.
  • Onde viviam? Viviam na taba, aldeias indígenas.
  • Como era a casa do índio? Era a oca ou palhoça.
  • Quem os governava? O chefe da tribo era o cacique e o chefe religioso era o pagé.
  • Como sobreviviam? Da caça, da pesca e da coleta nas matas.
  • Que animais caçavam?Antas, macacos, veados, porcos do mato.
  • O que plantavam? Mandioca, milho e feijão.
  • Que língua falavam? O tupi-guarani.
  • Quais eram suas principais armas? O arco, a flecha, o tacape.
  • Como era a religião deles? Adoravam vários deuses. O principal era Tupã (sol) e Jaci (lua).
  • Tinham medo de alguma coisa? Dos trovões. Acreditavam que Tupã estava bravo.
  • Como é vivem os índios hoje?
  • O que fazem para sobreviver?

Veja também:


Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil
Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil

Este Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil, que vamos disponibilizar a seguir foi elaborado pela professora Valéria Tavares e Pertence ao seu maravilhoso blog: www.ensinandocomcarinho.com.br

As datas comemorativas devem ser trabalhadas interdisciplinarmente nas aulas. O dia do índio é uma data especial que sempre é bastante explorada entre as crianças, fazendo-os conhecerem e valorizarem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, além das diferenças culturais, dos diferentes povos. Trabalhar o dia do Índio é resgatar a nossa história e nossas raízes. O projeto ajuda o aluno a compreender e construir sua identidade e perceber-se como parte integrante de uma sociedade cheia de características singulares, valores e culturas próprias.

Objetivo Geral:

  • Valorizar e conhecer a história dos índios, bem como sua cultura e ensinamentos.

Objetivos Específicos

  • Conhecer os hábitos, costumes e forma de vida dos índios;
  • Conscientizar sobre a importância e o respeito pela contribuição dos índios para com a sociedade;
  • Estimular a imaginação e criatividade das crianças;
  • Tornar prazeroso o processo de aprendizagem durante o desenvolvimento do projeto, através da arte, dança e preservação do meio ambiente.

Sensibilização:

  • Acolhida com roda de conversa sobre os índios;
  • Apresentação de vídeos sobre a cultura, danças, moradia, músicas dos índios, etc.
  • Apresentação e dança da música CURUMIM EI, EI

Desenvolvimento:

  • Contação de História sobre os índios;
  • Exposição das comidas típicas dos índios;
  • Pesquisa sobre as brincadeiras criadas pelos índios;
  • Audição das músicas que representam os índios;
  • Confecção de um mural pela turminha;
  • Desenhos livres sobre o índios;
  • Montagem da Oca na sala de aula;
  • Pintura no rosto das crianças;
  • Confecção de Máscaras para dramatizações;
  • Atividades diversificadas sobre o tema com: recortes, colagens e montagens com objetos;
  • Confecção dos adereços dos índios (cocar e chocalho);
  • Confecção de lembrancinhas para a turma;

Avaliação:

  • A avaliação será analisada através da participação das crianças, bem como suas produções artísticas e desenvoltura em sala de aula.

Outras em: Ideias e modelos de lembrancinhas para o Dia do Índio

Sugestões de Histórias para trabalhar o Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil


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