<

Projeto Copa do Mundo

Selecionamos nesta postagem alguns modelos, ideias e sugestões para o seu Projeto Copa do Mundo. São excelentes recursos para trabalhar a Copa do Mundo em sala de aula, principalmente com alunos das series iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional.

A copa cumpre com os objetivos da FIFA de sensibilizar o mundo, desenvolver o esporte e construir um futuro melhor de diversas maneiras diferentes.

A Copa do Mundo é um torneio de futebol realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Maior evento de futebol do planeta e segunda maior competição esportiva do mundo em audiência, atrás apenas dos Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo mexe com bilhões de pessoas e atinge os cinco continentes do globo. Saiba mais: Historia da copa do mundo.

E foi pensando nisso que selecionamos esses modelos para o seu Projeto Copa do Mundo, confira:

Projeto Copa do Mundo – A copa do mundo é nossa

Projeto Copa do Mundo - A copa do mundo é nossa

Em ano de Copa torna-se impossível desenvolver projetos e/ou sequências de atividades que fujam do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza: o brasileiro para, vibra, debate e chora.

Levando em consideração que a pedagogia de projetos parte dos interesses e necessidades dos alunos, a Copa do Mundo, sem dúvidas, é um tema rico em possibilidades. Devemos aproveitar toda essa mobilização para dar mais sentido às aulas, trabalhando de forma interdisciplinar e abordando temas atuais e transversais como: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, o que permitirá que as crianças descubram diferentes culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.

OBJETIVOS:

  • Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
  • Estimular a pesquisa, fazendo com que os alunos busquem curiosidades e informações sobre os países participantes da Copa.
  • Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização do time e comparar com as regras do dia a dia, na escola e Sociedade.
  • Desenvolver o senso crítico em busca de soluções a curto e longo prazo, usufruindo da competição para promover reflexões, interpretações e argumentações.
  • Explorar diferentes meios de comunicação, levando jornais, revistas, músicas, filmes, noticiários e Internet para sala de aula.
  • Aproveitar a oportunidade para que as crianças lidem com a frustração – o ganhar e o perder, encarando como fato natural. Muitas vezes aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.
  • Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

  • Dialogar sobre a copa: O que é? Que esporte pratica-se na copa? Como é um jogo de futebol? Para que país nós torcemos? Que cores representam nosso país?
  • Atividade no pátio: jogo de futebol, chute a bola dentro de uma caixa, por exemplo, chutar para a direita, chutar para a esquerda, chutar para frente. Desenvolver a lateralidade e a coordenação ampla.
  • Cores: trabalhar com as cores da bandeira do Brasil e/ou da África do Sul. Atividades possíveis: quebra-cabeça, pintura com diferentes materiais, montagem das partes da bandeira, colagem de papel rasgado ou bolinhas e papel, misturar as cores e observar o que acontece, como por exemplo, o azul + o amarelo = verde (música das cores do Barney e da Xuxa).
  • Formas geométricas: montar a bandeira do Brasil com as formas geométricas.
  • Usar o globo terrestre para localizar o nosso país e o país sede da copa.
  • Trabalhar com mapas.
  • Culinária: preparar na cozinha uma receita típica. (pode ser de outros países, assim, desenvolve-se a diversidade cultural).
  • Confecção de um campo de futebol: pode-se aproveitar a caixa de areia da escola e brincar com jogo de botões. Pode-se confeccionar os jogadores de tampinhas de garrafa pintadas com as cores de diversos países.
  • Montagem de jogo da memória com bandeiras dos países que participam da copa.
  • Recorte de torcedores da copa. Pedir para os pais enviarem diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).
  • Murais ou painéis com recortes de jornais e revistas sobre a copa.
  • Visita a um campo de futebol: ver como é, tem pintura? Como é a goleira? E as arquibancadas? Tem banco de resevas?
  • Reproduzir o campo de futebol em uma maquete.
  • Trabalhar com a letra B e a palavra BRASIL.
  • Inglês: trabalhar a palavra BALL (bola).

Veja ainda: Desenhos para Colorir Copa do Mundo


Projeto Copa do Mundo 2018 na Russia

Projeto Copa do Mundo 2018 na Russia

Projeto Copa do Mundo 2018 na Russia

Passo a passo:

  • No primeiro momento, Confeccione juntos com os alunos, 8 jogos de Memória com as bandeiras dos 32 países participantes na Copa da Rússia.

Bandeiras países copa 2018 na Russia:


  • A segunda parte do projeto copa do mundo é a aplicação do jogo, dividindo por grupos;
  • Em seguida, confeccione junto com os alunos Alguns painéis e murais:

Pelo Brasil eu visto a camisa Painel Copa do Mundo 2018 em EVA

A copa do mundo é nosso: Painel Copa do Mundo 2018 em EVA

Não é pelo placar é pela torcida. Não é pela vitória, é pela paixão. Não é só levar a seleção, é levar o Brasil inteiro no coração. Painel Copa do Mundo 2018 em EVA

Copa do Mundo: 

Todos juntos rumo ao hexa:Painel Copa do Mundo 2018 em EVA

Algumas mensagens podem ser colocadas em seu mural, confira sugestões:

  • Os corações Brasileiros juntos em uma só torcida: Força Brasil
  • Rumo ao Hexa;
  • Não é pelo placar é pela torcida.
  • Pra frente Brasil;
  • Todos juntos Brasil;

Com informações do blog: Profª: Ivani Ferreira


Projeto Copa do Mundo para jardim

Projeto Copa do Mundo para jardim

Projeto Copa do Mundo para jardim

Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz-de-conta. Brincar é, para a criança, fruto de autodescoberta, prazer e crescimento.

OBJETIVO GERAL:

  • Ajudar o aluno a perceber-se, perceber o outro (professores e colegas) e perceber-se como membro de um grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem.
  • Aprender novas brincadeiras.
  • Iniciar atividades de grupo através de brincadeiras.

DESENVOLVIMENTO:

Atividade 01: A bola é um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, por isso ela foi privilegiada neste projeto; além disso, trabalhamos a coordenação motora.

Atividade 02: No primeiro momento todos os alunos ganharam uma bola para brincarem livremente no pátio da escola.

Atividade 03: Os alunos formaram um círculo, sentados no chão. Conversamos sobre vários tipos, tamanhos e texturas das bolas que havia no colégio.

Atividade 04: Ao som de uma música, fizemos uma roda e cada duas crianças ganharam uma bola para dançar, equilibrando-a na testa, na barriga e no bumbum.

Atividade 05: 

  • Conversamos sobre o que é esporte, quais os esportes que conhecemos, quais os esportes que utilizam a bola.
  • Escolhemos o jogo de futebol para brincar.dividimos a turma em equipes e os dois times escolheram o nome Brasil para representar o grupo.

Atividade 06: Com as bolas que confeccionamos de meia-fina, fizemos brincadeiras como boliche, tiro-ao-alvo, e bola-ao-cesto.

Atividade 07: Cada criança ganhou um balão a gás para brincar livremente na sala. Após, amarramos o crachá na corda do balão para fazer a chamada. Foi muito divertido.

Atividade 08: Com um arco de bambolê fizemos o jogo de basquete.

Atividade 09:

  • Pesquisamos em jornais e revistas figuras sobre bola;
  • Desenhos
  • Atividades com argila
  • Bolas de papel amassado
  • Técnicas de arte com pecas etc.

AVALIAÇÃO:

Percebemos que as relações grupais neste projeto foram amplamente difundidas, estimulando a afetividade e a partilha. A atividade mais repetida e apreciada pelas crianças foi aquela para equilibrar a bola numa parte do corpo. Essa experiência foi gratificante para as crianças e nós, professoras, pois além de auxiliar no desenvolvimento motor, estimulou e desafiou os alunos a superarem obstáculos com grande alegria


Projeto Copa do Mundo para Maternal

Projeto Copa do Mundo para Maternal

Projeto Copa do Mundo para Maternal

Justificativa

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento.

Objetivo Geral

  • O desenvolvimento deste projeto mostrará para o aluno a diferença entre os países, em relação ao modo de se vestir, alimentação e música.
  • O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em
  • nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.

Objetivos Específicos

  • Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil, Itália (Mat. A) e França (Mat. B);
  • Visualizar danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
  • Identificar os países através da bandeira e cores;
  • Compreender e Respeitar o trabalho coletivo.

Metodologia

  • Será usado o laboratório de informática e data show.
  • Exibição de fotos dos países e vídeos de futebol.

Passeio do 2º Bimestre

Visitar um campo de futebol

Temas transversais

Ética: Abordagem da união dos povos através da copa, respeito entre os alunos e as regras, trabalhar o conceito de que nem sempre se vence. Através das derrotas traçamos novas estratégias.
Meio Ambiente: Observar os lugares e as mudanças por causa da copa (enfeites), localizar pontos positivos (torcida) e negativos (sujeira).
Pluralidade Cultural: Verificar se possui costumes dos outros países que nós herdamos. Pesquisar alguns ídolos e montar um painel dos ídolos do futebol da vários países.

Matemática

  • Construção de um campo de futebol para localizar as formas geométricas;
  • Quantidade de jogadores no campo de futebol.

Língua Portuguesa

– Hino Nacional (confecção do hino com figuras relacionadas às palavras).

Artes

  • Criação de um mascote para a sala;
  • Reprodução de uma obra de Candido Portinari – Futebol;
  • Música Partida de Futebol do Skank;
  • Confecção de 1 jogador de futebol do país trabalhado.

Desenvolvimento do Projeto

1ª Atividade

  • Em um primeiro momento será realizada a seguinte pergunta:
  • Qual o significado da copa para a família?
  • Para iniciar o projeto será apresentado o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a identificação será
  • mostrada imagens sobre costumes, músicas, comidas e pontos turísticos.
  • Os alunos irão confeccionar a bandeira do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas).

Material: Globo terrestre, 1 papel cartão branco, guache (verde, azul, amarelo, branco).

2ª Atividade

  • Será realizada uma roda de conversa perguntando para os alunos “O que é futebol?” Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
  • Após a roda os alunos irão ver vídeos de crianças, personagens e animais jogando bola.

Material: Cartolina, Data show.

3ª Atividade

  • Através do Globo terrestre os alunos identificarão onde fica a Itália (Mat. A) e França (Mat. B).
  • Após a localização será confeccionada a bandeira do país que ficará exposta na sala (serão identificadas as formas geométricas e as cores).

Material: Papel Cartão Branco (2), guache (azul, verde, vermelho, branco).

4ª Atividade

  • Conhecimento das músicas da Itália (Mat. A) e França (Mat. B), momento de muito aprendizado para o conhecimento de um novo ritmo musical.

Material: Som e música.

5ª Atividade

  • Conhecendo um pouco da cultura da Itália (Mat. A) e França (Mat. B) como costumes, roupas e pontos turísticos. Através de fotos e vídeos.

Material: Data show.

6ª Atividade

Culinária: os alunos irão conhecer um pouco das comidas típicas
– Itália (Mat. A): irá fazer Polenta

Ingredientes

  • 2 litros de água
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 400 g de fubá mimoso

Preparo da Receita

Coloque a água para ferver e acrescente o sal e a manteiga. Assim que iniciar a fervura, comece a acrescentar o fubá aos poucos, mexendo sem parar para que não empelote. Colocado todo o fubá, continue a mexer regularmente. Para um perfeito cozimento, o ideal é que a polenta cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Despeje em um refratário e salpique com parmesão, podendo cobrir com o molho de sua preferência.

  • França (Mat. B): irá fazer Pão Frances

Ingredientes

  • ½ quilo de farinha de trigo
  • 15 g de fermento para pão
  • 15 g de sal
  • 20 g de açúcar
  • 1 colher (sopa) se margarina
  • Modo de Preparo
  • 1.Dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar
  • 2.Misture os outros ingredientes
  • 3.Amassa e levante, empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma
  • 4.Se for necessário, coloque mais água e mais farinha
  • 5.A massa não deverá grudar nas mãos
  • 6.Deve ficar com aspecto leve e esponjoso
  • 7.Deixe descansar por duas horas
  • 8.A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado e coloque no tabuleiro untado
  • 9.Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima
  • 10.Deixe que ela descanse mais uma hora
  • 11.Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno
  • 12.Assar por 40 minutos mais ou menos

7ª Atividade

Passeio para o Campo de Futebol. Os alunos terão um momento de diversão e conhecimento para conhecer como é um campo e o que te nele: grama, trave, riscos no chão, formas geométricas, arquibancada etc.

8ª Atividade

  • Confecção do campo de futebol os alunos irão pintar a roupa dos jogadores com tinta plástica em pequenos bonecos de plástico. Em uma caixa de terra será plantada sementes de capim para a reprodução do campo.

Material: Caixa de Madeira, semente de capim, boneco de plástico, tinta plástica.

9ª Atividade

  • Confecção do jogador da Itália (Mat. A) e França (Mat. B). Será desenhado no papel cartão branco e pintado com tinta, cada aluno pintará uma parte do jogador. Para do desenvolvimento da coordenação motora e o trabalho em grupo.

Material: Papel cartão branco (20), guache (amarelo, azul claro, azul escuro).

10ª Atividade

  • Confecção da bola de futebol: os alunos pintarão a bola de isopor para reproduzir a bola de futebol. Este será um trabalho em grupo, para o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade.

Material: Bola de isopor (2 Grande), guache (preto, branco).

11ª Atividade

  • Reprodução da obra “Futebol” de Candido Portinari através da colagem dos personagens que aparece na obra, será realizada em papel colorido. Será realizada a obra por ter nascido no Brasil, seus pais eram imigrantes Italianos e viaja para Paris. Reúne os 3 países trabalhados pelo Maternal.

12ª Atividade

Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.

Material: Biscuit colorida (20), Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).

13ª Atividade

  • Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.

Material: Pesquisa dos pais.

14ª Atividade

Reprodução do ponto turístico:

  • Canal de Veneza Itália (Mat. A): Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.

Material: Placa de Isopor (2 Grossa), gel, argila, paisagem.

  • Torre Eiffel França (Mat. B): Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora para a montagem com palitos.

Material: Palito de sorvete amarelo (1.000), gliter dourado.

15ª Atividade

Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.
Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).

17ª Atividade

Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).

16ª Atividade

  • Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.

Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).

17ª Atividade

Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.
Material: Opções de mascotes.

18ª Atividade

  • Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.

Material: Biscuit colorida (20), Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).

19ª Atividade

  • Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.

Material: Pesquisa dos pais.

20ª Atividade

Reprodução do ponto turístico:

  • Canal de Veneza Itália (Mat. A): Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.

Material: Placa de Isopor (2 Grossa), gel, argila, paisagem.

  • Torre Eiffel França (Mat. B): Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora para a montagem com palitos.

Material: Palito de sorvete amarelo (1.000), gliter dourado.

21ª Atividade

Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.

Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).

22ª Atividade

Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).

23ª Atividade

  • Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.

Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).

24ª Atividade

  • Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.

Material: Opções de mascotes.


Projeto Copa do Mundo para Maternal em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Projeto Copa do Mundo para Maternal” mostrado acima para download em PDF.

Se gostou da postagem “Projeto Copa do Mundo para Maternal – Educação Infantil”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Projeto Copa do Mundo para Maternal – Recursos Complementares

Confira ainda:DESENHOS DE FUTEBOL

Também recomendamos: