<

Projeto Dia do Índio

Durante o Dia do Índio, as escolas e demais instituições culturais e de ensino incentivam as crianças e os jovens a conhecerem as diferentes práticas culturais dos indígenas e nesta postagem selecionamos diversas ideias e sugestões para o seu Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Músicas Infantis para o Dia do Índio:

O indiozinho:


Indiozinhos:

Projeto Dia do Índio para maternal

Com este Projeto Dia do Índio para maternal vamos trabalhar com as seguintes áreas de conhecimento: Linguagem Oral/Sonora/Musical, Linguagem Plástica, Natureza e Sociedade e abordar os seguintes conteúdos: Coordenação motora fina/grossa; sons, expressão corporal, cultura indígena e cores.

O tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.

A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.

Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.

OBJETIVO GERAL:

  • Trabalhar o tema “Índio” de diversas formas lúdicas que favoreçam a compreensão das crianças sobre o modo de vida indígena e que promova a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas no processo histórico brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Criar estratégias de ensino lúdicas que levem as crianças à:

  • Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
  • Valorizar seus hábitos e costumes;
  • Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
  • Incentivar a criatividade;
  • Desenvolver o raciocínio e atenção;
  • Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Desenvolver a expressão corporal;
  • Conhecer as cores primárias;
  • Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);
  • Compreender o conceito de longe e perto.

ATIVIDADES:

  • Leituras informativas; Recreativas; Poéticas; Contos; Cantigas; Pinturas; Colagem;Recortes; Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha, maracá).

METODOLOGIA:

  • As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e criança.
  • Serão promovidas diversas atividades de origem indígena com as crianças. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
  • Serão confeccionados juntamente com as crianças diversos objetos de origem indígena.

RECURSOS:

  • Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão, etc.

CULMINÂNCIA:

  • Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas.

AVALIAÇÃO:

  • No decorrer dos trabalhos, observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas. Será feito um registro das perguntas e opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque.

Sugestões de Atividades:


Projeto Dia do Índio para Series Iniciais

Projeto Dia do Índio para Series Iniciais

Projeto Dia do Índio para Series Iniciais

Objetivos:

  • Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
  • Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
  • Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
  • Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
  • A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.

Objetivo Proposto nos PCN’S de interesse no presente projeto:

  • Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

PLANEJAMENTO:

  • Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.

Sensibilização:

  • Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto ( Conhecimentos Prévios ).
  • Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
  • Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.

Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:

GEOGRAFIA:

Projeto Dia do Índio

  • Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
  • Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica

HISTÓRIA:

Projeto Dia do Índio

  • Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira

LÍNGUA PORTUGUESA:

Projeto Dia do Índio

  • Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
  • Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
  • Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
  • Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
  • Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.

ARTES:

Projeto Dia do Índio

  • Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
  • Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
  • Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
  • Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.

Formulação de Problemas:

  • Questionar em classe:
  • Ainda existe preconceito com os índios?
  • O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
  • O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
  • A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
  • Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
  • Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
  • Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
  • Há influência dos índios na Língua Brasileira?
  • Há influência dos índios no artesanato?
  • Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil – Jardim 1

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil - Jardim 1

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil – Jardim 1

O tema oportuniza o aluno perceber-se outros Grupos sociais, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação como o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.

Objetivos Gerais:

  • Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil. Perceber Que Aquele povo precisa se evangelizado.

Etapas previstas:

  • Construção de um livro de Receitas com culinária indígena .
  • Músicas sobres os índios.
  • Registros Através de textos e Desenhos.
  • Confecção um de mural .
  • Pesquisas.
  • Conversas Sobre o tema.
  • Confecção de cocar e chocalho.
  • Pintura no Rosto.
  • Desenhos para colorir.

Sugestões de planejamento:

  • Linguagem: Padrões silábicos D, C, M, T. ..
  • Matemática: Números, quantiodade, Maior e menor, alto e baixo, Curto e Comprido.
  • Natureza e Sociedade: A Vida dos índios (Caça, Pesca, Onde moram, comidas, chás).

Jogos e brincadeiras para trabalhar o Projeto Dia do Índio

Curumim vai pra Oca!

Material:

  • Arcos (bambolês)

Como jogar:

  • Distribuir Os Arcos aleatoriamente Pelo Chão. Iniciar com a mesma quantidade de Crianças Participantes.
  • Como devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor “Curumim vai pra Oca!”
  • Devem entrar no arco.

Dica: Esta brincadeira Foi baseada na brincadeira COELHINHO SAI DA TOCA

Culminância:

  • Apresentação da Música: O indiozinho (João Colares) com alunos caracterizados
  • Exposição de fotos e do livro de culinária indígena.

Avaliação:

  • A Avaliação Será processual Mediante o Desenvolvimento do Projeto, Observando a Participação, entusiasmo, Colaboração nas atividades Propostas constatar Eficácia do Trabalho.

Projeto Dia do Índio

Projeto Dia do Índio

Projeto Dia do Índio

Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.

Objetivos:

  • Conhecer um pouco da história dos índios;
  • Conhecer,analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
  • Refletir sobre a relação: brancos x índios;
  • Estimular a comemoração do dia do índio;

Metodologia:

Sensibilização:

  • Roda de Conversa sobre o tema;
  • Cartaz com fotografias dos índios;

Desenvolvimento:

  • Capa dos trabalhinhos;
  • Quebra – cabeça;
  • Jogo da memória sobre objetos indígenas;
  • Jogo da Memória sobre as expressões dos índios;
  • Desenho para pintar;
  • Atividade elemento que não faz parte da cultura indígena;
  • Pintar, recortar, e montar uma índia;
  • Pintar de acordo com a legenda;
  • Ligue os conjuntos;
  • Descobrir a palavra;
  • Confecção de máscaras indígenas;
  • Confecção de cocar;
  • Confecção de maquete;
  • Desenho, recorte e colagem com vários tipos de materiais da cultura indígena;
  • Apresentação de uma música sobre o dia do índio;

Confira mas em: Atividades para o Dia do Índio – 1º e 2º ano


Projeto Dia do Índio para Educação Infantil para imprimir

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil para imprimir

Projeto Dia do Índio para imprimir

Projeto Dia do Índio para imprimir

Veja também: 15 sugestões de músicas sobre os índios

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Ensino Fundamental
Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Este Projeto Dia do Índio para Educação Infantil, que vamos disponibilizar a seguir foi elaborado pela professora Valéria Tavares e Pertence ao seu maravilhoso blog: www.ensinandocomcarinho.com.br

As datas comemorativas devem ser trabalhadas interdisciplinarmente nas aulas. O dia do índio é uma data especial que sempre é bastante explorada entre as crianças, fazendo-os conhecerem e valorizarem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, além das diferenças culturais, dos diferentes povos. Trabalhar o dia do Índio é resgatar a nossa história e nossas raízes. O projeto ajuda o aluno a compreender e construir sua identidade e perceber-se como parte integrante de uma sociedade cheia de características singulares, valores e culturas próprias.

Objetivo Geral:

  • Valorizar e conhecer a história dos índios, bem como sua cultura e ensinamentos.

Objetivos Específicos

  • Conhecer os hábitos, costumes e forma de vida dos índios;
  • Conscientizar sobre a importância e o respeito pela contribuição dos índios para com a sociedade;
  • Estimular a imaginação e criatividade das crianças;
  • Tornar prazeroso o processo de aprendizagem durante o desenvolvimento do projeto, através da arte, dança e preservação do meio ambiente.

Sensibilização:

  • Acolhida com roda de conversa sobre os índios;
  • Apresentação de vídeos sobre a cultura, danças, moradia, músicas dos índios, etc.
  • Apresentação e dança da música CURUMIM EI, EI

Desenvolvimento:

  • Contação de História sobre os índios;
  • Exposição das comidas típicas dos índios;
  • Pesquisa sobre as brincadeiras criadas pelos índios;
  • Audição das músicas que representam os índios;
  • Confecção de um mural pela turminha;
  • Desenhos livres sobre o índios;
  • Montagem da Oca na sala de aula;
  • Pintura no rosto das crianças;
  • Confecção de Máscaras para dramatizações;
  • Atividades diversificadas sobre o tema com: recortes, colagens e montagens com objetos;
  • Confecção dos adereços dos índios (cocar e chocalho);
  • Confecção de lembrancinhas para a turma;

Avaliação:

  • A avaliação será analisada através da participação das crianças, bem como suas produções artísticas e desenvoltura em sala de aula.

Recursos complementares: