<

Projeto Medidas de Tempo

Confira nesta postagem o Projeto Medidas de Tempo. Excelente sugestões para trabalhar com alunos das series iniciais.

Objetivos

  • Propiciar a troca de experiências e conhecimentos.
  • Fazer com que o aluno saiba debater idéias, levantar hipóteses, elaborar estratégias e aplicá-las.
  • Identificar e relacionar em um calendário as unidades de tempo: dias do mês, semanas do mês, meses do ano.
  • Identificar como se registram datas.

Temas transversais

Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade.
Meio ambienteobservação do tempo.
Pluralidade cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento e de diferentes culturas. Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.

Material a ser utilizado

  • Fotos e textos sobre relógios antigos e atuais.
  • Cartolinas,
  • canetas,
  • papel,
  • cola,
  • tesoura para os calendários.
  • Calendários e agendas.

Passo a passo do Projeto Medidas de Tempo

Primeira etapa: Sensibilização

Desperte no aluno a importância das unidades de medida em nossas vidas:

  • Que dia da semana é hoje?
  • Quantos dias faltam para o fim de semana?
  • Em que mês e ano nós estamos?
  • Quanto tempo faz que você nasceu?

Relate que, desde os tempos antigos, a humanidade percebeu que o Sol aparece e se esconde no horizonte todos os dias, que a Lua muda de aspecto em determinados períodos e que há épocas do ano com dias mais frios e outros mais quentes. Por isso, preocupou-se em determinar medidas para o tempo.

Os homens baseavam-se na agricultura: preparação do solo, plantio, crescimento e colheita das plantações.

Peça aos alunos para que tragam um relógio para a próxima aula.

2ª Etapa: As horas

Através da observação dos diferentes tipos de relógios trazidos para a classe, questione para que comparem, formulem hipóteses e identifiquem as características de seu relógio: o que representam os números, os ponteiros, os dois pontos, os zeros etc.

Mostre um relógio digital e um analógico desenhados em cartolina em tamanhos grandes para realizar as descobertas junto com os alunos.
Registre todas as descobertas e as diferenças entre os relógios no caderno.

3ª Etapa: A semana, os meses e o ano

Confecção do calendário de classe. Peça aos alunos que observem o calendário que trouxeram e respondam:

  • Quais são os dias da semana? Registre as respostas no calendário de classe.
  • Quantos dias têm a semana?
  • Quantos dias têm um mês? Cole os dias dos meses.
  • Quantas semanas têm um mês?
  • Qual é o primeiro mês do ano? E os outros? Registre no calendário.
  • Em que mês nós estamos? Pinte no calendário.
  • Quais são os meses que têm 30, 31, 28 ou 29 dias?

Coloque o calendário de classe no mural para que os alunos observem a mudança a cada dia.

Registre as descobertas no caderno e confeccione com os alunos um calendário para cada um.

4ª Etapa

Proporcione uma exposição de relógios, com relógios antigos e sua evolução através dos tempos, solicitando materiais de pesquisa para os alunos.
Exponha também os calendários confeccionados por eles.

Trabalho interdisciplinar

Artes: confecção do calendário.
História: evolução dos instrumentos de medida de tempo através de textos e fotos.
Português: leitura e escrita das medidas de tempo.
Ciências: movimentos da Terra.
Informática: pesquisas na internet sobre o tema.
Educação física: trabalhar o tempo de duração dos jogos: futebol, basquete etc.