Ícone do site Educação e Transformação

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental

A páscoa está chegando, a Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. Nesta postagem selecionamos para vocês alguns modelos prontos para o seu Projeto Páscoa para Ensino Fundamental, confira:

Veja ainda:

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental

Excelente projeto páscoa para Ensino Fundamental com a duração de 2 aulas de aproximadamente 50 minutos;

Objetivos:

Conhecimentos prévios:

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:

Depois de uma conversa informal apresentar e ler o livro: “O coelhinho que não era da páscoa” de Ruth Rocha. 

O coelhinho que não era de Páscoa

Ruth rocha

Vivinho era um coelhinho branco, redondo, fofinho. Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos. Aprendia a pular, aprendia a correr… Aprendia qual a melhor couve para se comer. Os coelhinhos foram crescendo, chegou a hora de escolherem uma profissão. Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu pai.
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu avô.
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu bisavô.
E todos queriam ser coelhos da Páscoa, como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs. Só Vivinho não dizia nada. Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
-E você, Vivinho? E você?
-Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser. Mas sei o que não quero: ser coelho de Páscoa.
O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou:
-OOOOOHHHHH!!!
Vivinho arranjou uma porção de amigos: o beija-flor Florindo, Julieta, a borboleta, e a abelha Melinda. O tempo passou. A Páscoa estava chegando. Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir. Mas a s fábricas tinham muitas encomendas. Não tinham mais ovinhos para vender. O casal Coelho foi a tudo que foi fábrica da floresta. Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso, do seu Cardoso, do seu Tônio, seu Petrônio, seu Sinfrônio. Mas a resposta era sempre a mesma:
-Tudo vendido, seu Coelho, tudo vendido… Os dois voltaram pra casa desanimados.
-Ora essa, isso nunca aconteceu…
-Não podemos desapontar as crianças…
-Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não… Os irmãos do coelhinho estavam tristes:
-Nossa primeira distribuição… Ai que tristeza no coração!… Vivinho vinha chegando com Melinda.
-Por que não fazemos os ovos nós mesmos?
-É que nós não sabemos. Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer.
-Pois eu sei – disse Vivinho. –Eu sei.
-Será que ele sabe? – disse o pai.
-Ele disse que sabe – disseram os irmãos.
-Ele sabe, ele sabe! – disse a mãe.
-E com quem você aprendeu? – perguntaram todos.
-Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão? Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com julieta e Florindo. E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce…
A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica . todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha, os coelhinhos… E os amiguinhsos também: Florindo, o beija-flor, Julieta, a borboleta, e Melinda, a maior doceira do mundo… E era vivinho que comandava o trabalho. E quando a Páscoa chegou estavam todos preparados. As cestas de ovos estavam prontas. E os pais de Vivinho estavam contentes. A mãe de Vivinho disse:
-Agora nosso filho tem uma profissão. E o pai de Vivinho falou:
-Cada um deve seguir a sua vocação.


Momento 2   

Fazer uma interpretação oral da história. Perguntar:

Momento 3   

Momento 4   

A partir da apresentação dos alunos, a professora deve ressaltar as diferentes soluções apresentadas, afirmando que assim como aconteceu no livro, as pessoas são diferentes, cada um pensa de um jeito e precisamos respeitar essa diversidade. Fazer com que as crianças reflitam que é bom cada um ter um objetivo. Dar exemplos:

Esclarecer que muitas vezes não existe certo ou errado, mas é importante respeitar a opinião de cada um, seja em uma brincadeira, seja em uma escolha, seja em uma decisão.

Avaliação


Projeto Páscoa para Ensino Fundamental em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar para vocês o Projeto Páscoa para Ensino Fundamental, disponibilizado para copiar acima, para download em PDF. Para ter acesso a este material confira o link a seguir:


Projeto Páscoa para Ensino Fundamental e series iniciais

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental

A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate. Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte.

Objetivo geral:

Objetivos específicos:

Conteúdos:

Metodologia:

Culminância: pintura facial e a entrega da lembrancinhas da páscoa.

Avaliação:

Não deixe de ver:


Projeto Páscoa para Ensino Fundamental – Símbolos e Significados

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental – Símbolos e Significados

Objetivos:

Conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Momento 1   

Momento 2   

Momento 3   

Os símbolos da páscoa e seus significados:

Não deixe de ver: Historinha o ovo que não era da páscoa

Os símbolos da páscoa cristã

Essas folhas com os símbolos da páscoa podem ser mostradas ou dadas às crianças para que colem no caderno.

Momento 4   

A partir dos símbolos e palavras estudadas, a professora deve dividir a sala em pequenos grupos. Cada grupo terá uma cartolina onde devem desenhar um ou mais símbolo(s) estudados e escrever alguma(s) frase(s) sobre ele. É importante que a professora coloque pelo menos uma criança alfabética em cada grupo para auxiliar os colegas, fazendo uma interação entre as crianças de todos os níveis da escrita.

Obsevação: Esses símbolos são usados pelo Cristianismo e, por isso, o professor deve estar atento quanto à diversidade religiosa de seus alunos, não interferindo em crenças ou concepções.

Avaliação

Outras sugestões de Atividades para Alfabetizar – 2º ano: Páscoa


Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano, elaborado pela Professora Valéria:


Projeto Páscoa para Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental

Justificamos a elaboração do projeto Semana da páscoa: O verdadeiro significado , considerando que o tema merece todo respeito e atenção,pois o mesmo é comemorado em todo lugar.
Assim a escola não pode ficar fora e tem que oferecer a os seus educandos vivenciar a tua realidade.

O projeto tem por finalidade despertar o educando para o verdadeiro sentindo da Páscoa.

Usando recursos tecnológicos para trabalhar de maneira diferente o tema Páscoa, mostrando o verdadeiro significado que é espiritual e não comercial como se pode notar nos últimos tempos.

OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido por fases:

1ª Fase

2ª Fase

Avaliação:

Recursos Utilizados

Sair da versão mobile