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Projeto Profissões

Selecionamos nesta postagem diversas sugestões e ideias para o seu Projeto Profissões para trabalhar com alunos das series iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

É um excelente tema para trabalhar na semana do Dia do Trabalho, que é celebrado anualmente no dia 1 de maio em vários países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal, em Angola, em Moçambique e em outros países.

No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores. O dia 1 de Maio é o dia em que pessoas de todo o mundo comemoram o trabalho, ou melhor, comemoram os direitos que os trabalhadores conquistaram.

Veja também:

Projeto Profissões para Educação Infantil

Objetivos:

  • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver a atenção e raciocínio;
  • Desenvolver a linguagem oral e a escrita;

Desenvolvimento:

  • Poesia e Poemas;
  • Desafios;
  • Cruzadinhas;
  • Adivinhas;
  • Caça palavras;
  • Pesquisa e entrevistas;
  • Labirinto;
  • Quebra Cabeça;
  • Salada de letras;
  • Jogos;
  • Confecção de Murais e Painéis;
  • Confecção de Lembrancinhas.

Culminância:

  • Entrevistar a cada dia um profissional da escola ou da comunidade.
  • Exemplos: Dentista, diretor, porteiro, cozinheira …ETC.

Projeto Profissões para Educação Infantil para imprimir

 Projeto Profissões para Educação Infantil para imprimir

Confira ainda: Atividades Dia do Trabalho


Projeto Profissões para Series Iniciais

Projeto Profissões para Series Iniciais

As profissões precisam ser valorizadas, pois delas depende a economia:

Objetivos:

  • Identificar profissões;
  • Relacionar profissões o seus devidos profissionais;
  • Valorizar os diversos tipos de profissões;
  • Conscientizar os alunos sobre a valorização e respeito em relação aos profissionais humildes;
  • Desenvolver o raciocínio lógico, expressão corporal e a oral, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

Desenvolvimento:

  • Capas para trabalhinhos;
  • Labirinto;
  • Música;
  • Correspondência
  • Jogo da memória;
  • Álbum Educativo;
  • Montagem de História;
  • Recadinhos;
  • Brincando com sucata;
  • Desenhos para colorir;
  • Convites;
  • Poesia e Poemas;
  • Liga pontos;
  • Mobiles;
  • Caça palavras e letras;
  • Brincadeiras e Dinâmicas;
  • Recorte e colagem de revistas;
  • Arte em EVA;
  • Produção de Texto;
  • Marcadores de Livros;
  • Viseira;

Culminância:

  • Realização de teatro com dramatização dos profissionais mais relacionados a realidades dos alunos.

Projeto Profissões para Series Iniciais para imprimirProjeto Profissões para Series Iniciais para imprimir


Projeto Profissões

Projeto Profissões para Series Iniciais

OBJETIVOS

  • Colaborar e concretizar e se responsabilizar tanto na teoria como na prática, para que algo de novo aconteça. Muitas vezes, isolamos nosso aluno, deixamos de orientá-lo corretamente e até o ignoramos, com a certeza de que esse não é nosso papel. Todos nós somos responsáveis, temos um papel fundamental na formação profissional do nosso alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Informar aos alunos sobre as diversas profissões;
  • Conhecer, refletir e agir sobre a realidade que hoje vivemos, e que vivem nossos alunos e suas famílias;
  • Trabalhar de forma interdisciplinar, procurando oferecer aos alunos, esclarecimentos, rico em informações verdadeiras e adotando medidas que possamos contribuir para o verdadeiro crescimento de nosso aluno.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

PORTUGUÊS E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:

  • Criação e interpretação de textos;
  • Cartazes, dramatizações, painéis, murais, faixas, etc.
  • Pesquisas, debates, entrevistas;
  • Banco de dados sobre os empregos que estão sendo oferecidos na Comunidade.

MATEMÁTICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA:

  • Gráficos informativos sobre o desemprego no Brasil;
  • Países e estados do Brasil que oferecem mais empregos;
  • Proporção de desempregados do Brasil em relação a outros países;
  • Problemas envolvendo Salário Mínimo;
  • Diferença de salários do Brasil em relação a outros países;
  • FGTS- seu significado e qual o valor deste benefício para o empregado?
  • Debate: Por que em nosso País, a pessoa com mais de 40 anos de idade, geralmente tem dificuldades de encontrar empregos? A que você atribui a afirmativa: “O Brasil tem cerca de 12
  • milhões de desempregados?
  • O que é Seguro Desemprego?
  • O que é Licença Gestação e Licença Paternidade?
  • Pesquisas: Profissões que rendem mais. Profissionais bem sucedidos e que não destaque.
  • Levantamento de dados sobre os tipos de profissões existentes na comunidade:

CIÊNCIAS:

  • Profissões que prejudicam a saúde;
  • Que tipo de assistência médica as empresas ou deveriam oferecem aos seus empregados?
  • Instrumentos proteção que devem ser usados na execução de atividades;
  • Profissões que oferecem risco à saúde: mental, física, etc.
  • Higiene do local de trabalho;
  • Regras de Segurança no Trabalho;
  • Prevenção de Acidentes.

SOCIAL:

  • Existe diferença entre Vocação e Escolha Profissional?
  • Em que valores se baseiam as escolhas profissionais?
  • O que você é e o que você quer ser no seu futuro?
  • Qual a preocupação atualmente: ganhar dinheiro ou ter uma profissão que gostamos e que ganhamos pouco?
  • Como poderíamos ajudar as pessoas que perderam seu emprego ou que estão a procura de um trabalho.

Projeto Profissões para Educação Infantil

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil

Objetivos

  • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita

Justificativa

  • Diante da complexidade de trabalhar o tema profissões na Educação Infantil, foi pensado duas alternativas para desenvolve-lo de forma significativa. Alternativas estas que estão descritas a seguir.

1ª alternativa

  • Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criar um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.
  • O desenvolvimento do projeto se dará mediante a criação de murais, dramatização das profissões, historia das profissões, textos, jogos, caça palavras, adivinhas, cruzadinha e ilustrações.
  • Para a culminância do projeto um dos pais poderá ser convidado para ir na escola falar da sua profissão para as crianças.

2ª alternativa

Serão escolhidas dez a doze profissões relevantes

Exemplo

  • Professor
  • Medico
  • Carteiro
  • Pintor
  • Motorista
  • Padeiro
  • Dentista
  • Bombeiro
  • Soldado
  • Costureira
  • Cozinheiro
  • Cabeleireiro

Cada dia o professor apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças.

Após isso, será elaborado um álbum de figurinhas com a descrição básica de cada profissão e espaço para ilustração do aluno. A figurinha poderá ser feita pelo professor e numerada para que o aluno a cole no lugar correto. Seria interessante não colar todas as figurinha no mesmo dia.


Projeto Profissões para Educação Infantil – Faz de conta das profissões

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil - Faz de conta das profissões

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil – Faz de conta das profissões

Como é importante para a criança brincar, pois quando está brincando ela desenvolve a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, de se socializar, desperta a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem.

Diante desta descoberta perguntei a turma do Maternal II se eles sabiam o que era brincar de faz-de-conta. Somente uma criança respondeu dando o seguinte exemplo: “Quando vou tomar banho cruzo o braço embaixo do chuveiro e deixo a água cair, juntando no meu braço, ai eu balanço o braço fazendo de conta que é meu bebê”. A partir desta explicação surgiram outros exemplos.

O faz-de-conta é uma atividade de grande complexidade, que desencadeia o uso da imaginação criadora. Pelo faz-de-conta a criança pode reviver situações que lhe causam excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade. Ela pode, neste brinquedo mágico, expressar e trabalhar as fortes emoções, muitas vezes difíceis de suportar. E, a partir de suas ações nas brincadeiras, explora as diferentes representações que tem destas situações difíceis, podendo melhor compreendê-las ou reorganizá-las.

Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca. Por exemplo, para assumir um determinado papel numa brincadeira, a criança deve conhecer alguma de suas características, seus conhecimentos provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc. A fonte de seus conhecimentos é múltipla, mas estes se encontram, ainda, fragmentados. (BRASIL, 1998 p.27).

Com o faz-de-conta a criança reflete seus valores e sua visão de mundo adquiridos com seus familiares, compartilhando com as demais crianças as experiências vivenciadas em casa. Por isso, é importante que o professor fique atento para intervir pedagogicamente, no sentido de superar preconceitos e proporcionar relações saudáveis.

Conforme Oliveira (2010 p.163) comenta, o faz de conta “abre caminho para autonomia, a criatividade, a exploração de significados e sentidos. Atua também sobre a capacidade da criança de imaginar e de representar, articulada com outras formas de expressão. São os jogos, ainda, instrumentos para aprendizagem de regras sociais”.

As crianças aprendem a cada nova brincadeira, desenvolvem as formas de convivência social, modificando e recebendo novos conteúdos, a fim de renovar suas aprendizagens. Quando brinca repetidamente ela saboreia a vitória da aquisição de um novo saber. Para Kishimoto (2003, p.43) “ao prover uma situação imaginativa por meio da atividade livre, a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais”.

Objetivo Geral:

Oportunizar a brincadeira de faz-de-conta, desenvolvendo a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, de socializar-se, de despertar a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do processo de aprendizagem.

Situação Problema: Como as brincadeiras de faz-de-conta podem auxiliar na socialização e no desenvolvimento da imaginação das crianças?

Recursos:

  • Utilização de objetos referente às profissões, revistas, brinquedos de cozinha, tecidos, rolo para pintura, cartas de Obra de Arte (Portinari), bola de futebol e livro de história.

Avaliação:

  • A avaliação será realizada mediante a observação das crianças quanto as suas atitudes em relação ao outro, se conseguem brincar coletivamente, se respeitam as regras, dividem tarefas e se mostram interesse pelas brincadeiras de faz de conta, vivenciando situações de desenvolvimento da imaginação.

Avaliação Final do Projeto.

  • A proposta deste projeto foi organizar a brincadeira de faz-de-conta como um momento rico, com aprendizagens significativas, em que a criança pudesse aprender atitudes e valores que as auxiliariam no seu desenvolvimento. As crianças foram avaliadas em grupo, de acordo com a aprendizagem percebida no dia-a-dia.
  • Em todas as atividades propostas às crianças imitaram ações realizadas pelos adultos, explorando objetos e brinquedos livremente, deixando a imaginação e a criatividade fluir. Compartilharam os brinquedos e aguardaram o amigo utilizar, para depois brincar, respeitaram todos os combinados realizados em sala em relação ao espaço organizado.
  • Demonstraram muita alegria e curiosidade em cada uma das propostas das brincadeiras de faz-de-conta, realizando-as com interesse e envolvimento. Conheceram algumas profissões e a sua importância através da roda de conversa.

Projeto Profissões para Educação Infantil – Quem sou eu

Projeto Profissões
Plano de Aula Profissões para Educação Infantil – Quem sou eu

Objetivos:

  • Conhecer as profissões, suas funções e a importância delas na sociedade.

Metodologia:

  • No início da aula, o professor apresenta o tema “Profissões” e pede para que os alunos citem quais profissões conhecem, estimulando a memória dos alunos com perguntas como “E a profissão do papai?”, “Qual a profissão da mamãe?”, etc.
  • Depois, em uma urna coloca-se os nomes das profissões abordadas escritos em pequenos pedaços de papel. O professor vai orientar a vez de cada aluno. Ao pegar o papel com o nome da profissão, o aluno não poderá revelar a profissão, mas dará uma dica para ajudar os coleguinhas a descobrirem a resposta. Enquanto tentam descobrir a resposta, os alunos poderão fazer mais perguntas sobre a profissão.
  • Quando acertarem a resposta, outro aluno será convidado a retirar um papel com outra profissão. É importante que todos os alunos participem. O professor ajudará os alunos a lerem o nome da profissão e também pode ajudar caso o aluno tenha dúvidas.

Avaliação:

  • Se observará a participação dos alunos, e será motivada a participação daqueles que estiverem interagindo menos.

Recursos didáticos:

  • Caixa de papelão, papel e caneta.

Jogo Quem sou eu das profissões:

Podem ser utilizadas as seguintes imagens para ajudar os alunos na formulação das dicas:

Jogo Quem sou eu das profissõesJogo Quem sou eu das profissõesJogo Quem sou eu das profissõesJogo Quem sou eu das profissõesJogo Quem sou eu das profissõesJogo Quem sou eu das profissões

Fonte das imagens: Atividades da Professora Bel.