<

Propriedades do ar


Este gás indispensável que promove a vida dos seres vivos tem suas propriedades particulares. E aqui neste artigo, você vai saber quais são as Propriedades do ar.

O ar existente na atmosfera da terra é uma mistura de muitos gases e também vapor de água e partículas suspensas como poeira, produtos químicos, fuligem e outros.

O ar é feito de:

  • 78% nitrogênio
  • 21% oxigênio
  • 0.94% argônio
  • 0,03% gás carbônico
  • 0,015% neônio

As propriedades do ar

Conheça as propriedades do ar: Massa e matéria, pressão, densidade, resistência, compressibilidade, expansibilidade e elasticidade.

Massa e matéria

O ar é feito de matéria, formados por vários gases feitos de átomos. Sendo assim, o ar tem massa que vai ocupar espaço. Ao soprar um balão ele fica cheio de ar e ocupa mais espaço.

Pressão

O ar produz uma pressão sobre a superfície da terra, isto tem o nome de pressão atmosférica. Quanto mais próximo da superfície terrestre estiver, maior será a pressão, pois o ar tende a pesar mais.

E conforme a altitude aumenta, a pressão vai diminuindo pois com menos ar acima, ele fica mais leve.

Recomendamos também: Velocidade média

Densidade

A gravidade é a responsável pelo peso do ar, a gravidade e a força que atrai tudo que existe para o centro do nosso planeta. E por este motivo, a concentração dos gases é maior quando próximo ao nível do mar.

O ar que respiramos tem mais densidade que o ar das montanhas pois em altitudes maiores, a densidade do ar diminui e se torna um ar rarefeito.

Resistência

O ar tende a se contrapor com qualquer movimento, isto é chamada de resistência. Quanto maior for o deslocamento, ou seja, a velocidade, maior vai ser a resistência do ar.

Carros, barcos ou aviões ou qualquer outro tipo de veículo é projetado para diminuir a resistência durante seu funcionamento para haver economia do combustível.

Compressibilidade, expansibilidade e elasticidade

O ar pode ser comprimido e expandido retornando depois ao estado que estava. Quando o ar diminui seu volume é comprimido, processo chamado de compressibilidade.

Se a compressão para, o ar vai voltar a ocupar o espaço em que estava anteriormente, isto é a elasticidade. E quando ar se expande, ele aumenta o seu volume, o que seria a expansibilidade.

Vídeo aula sobre as Propriedades do Ar

Resumo sobre as propriedades do ar em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, (leitores do educação e transformação), nós resolvemos disponibilizar todo o Resumo sobre as propriedades do ar para download em PDF.

Para ter acesso ao material, confira o link a seguir e baixe:

Baixe em PDF

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.