Datas Comemorativas, Textos e Artigos

Qual é o dia do índio?


Qual é o dia do índio? É feriado? Anualmente, no dia 19 de Abril no Brasil, é comemorado o Dia do Índio. Essa data serve para lembrar a data histórica de 1940,  e não é considerado um feriado. Este dia serve para reforçar a identidade do povo indígena brasileiro na história e cultura atual.

Com o objetivo de preservar as tradições e identidade desse povo tão sofrido, criou-se então o Dia do Índio, data que surgiu para não deixar as novas gerações esquecerem as nossas raízes que formam o nosso povo.

Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas.

Diferenças e semelhanças entre os índios – Qual é o dia do índio? É feriado?

Os índios parecem semelhantes, mas existem muitas diferenças entre eles.

Todos os aspectos da cultura indígena podem variar bastante entre os povos, ou até mesmo dentro de uma mesma comunidade ao longo do tempo.

A língua, a forma de organização social e política, os rituais, os mitos, as formas de expressão artística, as habitações e a maneira de se relacionar com o meio ambiente são exemplos de fatores que se diferenciam.

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, Neste dia ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena.

Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500 (Descobrimento do Brasil) .Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas.

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com hábitos, costumes e línguas diferentes.

As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas, não é igual ao do homem branco.

Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento.

A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo.

Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual.

Eles prezam pela pintura corporal, Dividem o trabalho, fica para os homens a defesa do território, abertura de roças, construção das casas, pesca e outros.

A pintura corporal é um bem cultural de grande valor, representa parte da história, sentimentos do cotidiano e os bens sagrados. Usamos a pintura corporal em festas como casamento, nascimento, comemorações, dança, luta, luto, proteção, etc.

Temos pintura para o rosto, braço, costas e até mesmo para as pernas. Usamos pinturas específicas para homens e mulheres casados e solteiros. As pinturas têm diversidade de tamanho e significados.

Qual é o dia do índio
Qual é o dia do índio?

Os curumins (como são chamados as crianças indígenas).

Os Curumim aprendem caminhando junto com os mais velho seja pai, irmão, mãe, avó eles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, cestos… É por meio destes processos de aprendizagem que as crianças aprimoram as técnicas necessárias para realizar tais atividades.

O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade.

Homens:

  • Caçam e pescam
  • Constroem as habitações
  • Preparam a terra para a prática da agricultura
  • Fazem canoas e produzem os instrumentos de trabalho

Mulheres:

  • Coletam frutos e raízes
  • Elaboram a comida
  • Cuidam das crianças
  • Fazem objetos de cerâmica, redes e cestos

Quando completavam 13 a 14 anos eles passavam por um cerimônia para entrarem na fase adulta.

Para provar masculinidade os garotos da tribo tem que colocar as mãos dentro de uma luva cheia de formigas-bala. Só para se ter uma ideia da dor, a mordida dessa formiga é 20 vezes mais dolorida que a de uma vespa.

Durante 10 doloridos minutos os meninos tem que dançar com as mãos dentro da luva. A dor é tão forte que é possível acontecer convulsões, além disso, a dor pode durar 24 horas.

Atividades Dia do Índio

Para trabalhar essa data comemorativa em sala de aula vamos sugerir algumas sugestões:

  • Desenhos para Colorir: Uma ótimo sugestão para series iniciais;
  • Produção de Texto: Uma maravilhosa atividade para trabalhar a criatividade e imaginação;
  • Roda da Conversa e da Leitura;
  • Confecção de Murais e Painéis;
  • Confecção de Lembrancinhas;
  • Fazer um cocar de índio com os alunos; (Moldes de Cocar de Índio)
  • Trabalhar com argila e fazer vasilhas e outros utensílios, pintando-os com motivos indígenas;
  • Confeccionar colares com indígenas com os alunos;
  • Cantar músicas indígenas;
  • Entre outras…

Outras sugestões:

Qual é o dia do índio? 19 de Abril – Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Qual é o dia do índio? História

Dia do Índio foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Quando se deu o primeiro congresso indigenista interamericano.

O objetivo deste congresso era de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

O evento quase fracassou nos dia de abertura. Mas teve sucesso no dia 19. Assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos em um encontro marcante.

A nível internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) para conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *