Repteis


Os repteis são grupos de animais vertebrados caracterizados pela sua pele grossa, os mesmos estão em grande proporção no ambiente terrestre, diferentemente dos anfíbios que precisam de uma ligação com o ambiente aquático

Características dos repteis

Os repteis fazem parte do filo dos cordados que inclui os vertebrados anfioxos e os tunicados, os crocodilianos são um exemplo desses repteis além dos jabutis, tartarugas, jacarés, serpentes, lagartos, todos eles fazem parte da classe Reptilia. O surgimento dos repteis não é um acontecimento nada novo, pesquisas apontam que surgiram há mais de 350 milhões de anos, os primeiros repteis não tinha um tamanho consideravelmente grande chegando a ser até de estrutura pequena, como não havia muitas opções de alimentação em sua cadeia alimentar, se alimentavam de insetos, os mesmos eram chamados de cotilossauros, espécies mais antigas da classe.

São mais de 7 mil espécies existentes no mundo, sendo que no Brasil, nosso grande Brasil da diversidade, existem  mais de 180 espécies encontrados no cerrado e alem de outros locais, infelizmente mais de 22 espécies de repteis estão ameaçadas de extinção.

Os Repteis

Todos os animais dessa classe têm em comum a grossa camada impermeável de pele e uma grande quantidade de queratina nas escamas um tipo de pele bem resistente que evita a perca de água evitando assim a desidratação desses animais, geralmente são encontrados em ambientes secos, essa camada de pele é formada pela derme epiderme.  A estrutura física esquelética dos repteis como o crânio possibilita que se movimentem de maneira mais rápida no ambiente terrestre, essa possibilidade garante maior sobrevivência, caça, e proteção contra outros animais.

Os repteis em sua maioria são carnívoros, estrutura bocal de mandíbulas fortes, dentes eficientes que captura as presas com facilidade.

RESPIRAÇÃO, TEMPERATURA E SISTEMA CIRCULATÓRIO

Outra característica bem bacana dos repteis são os pulmões resistentes e eficientes, só por esse fato conseguem tirar o oxigênio da atmosfera para o seu uso próprio levando para dentro da célula, denominado de respiração celular, realiza também importantes trocas gasosas com o ambiente.

São considerados ectotérmicos, pois mantém a temperatura utilizando fatores externos, através do sol, por esse fato são chamados de animais de sangue frio

Os repteis possuem dupla circulação, o sangue passa duas vezes pelo coração para completar o circuito completo. O coração dos repteis é formado de acordo com o grupo que está inserido, exemplo, os crocodilianos contem dois átrios e dois ventrículos, os não crocodilianos apresentam dois átrios e apenas um ventrículo

SOBREVIVÊNCIA

Para a sobrevivência desses seres terrestres possuem acido úrico que é uma substancia menos tóxica que a amônia, pouco solúvel em água, ou seja, precisa de pouca quantidade de água para eliminar o acido úrico.

Possui o órgão chamado Órgão de Jacobson, tem a função grande de caráter olfativo, grande capacidade de captar odores para a sua proteção.

REPRODUÇÃO

No quesito reprodução, possui o ovo amniótico, esse ovo possibilita que os embriões se desenvolvam fora da estrutura extra-embrionária possibilitando o desenvolvimento em terra firme sem a presença da água. Veja alguns pontos importantes da reprodução

  • A fecundação acontece de maneira interna e direta através do órgão copulador do macho que introduz os espermatozoides na fêmea, mais especificamente na cloaca, uma espécie de canal que recebe os espermatozoides.
  • Os ovos são protegidos por uma casca flexível, como das tartarugas, serpentes, já os ovos dos crocodilos, cágados, e outros lagartos, possuem em sua estrutura a casca rígida.
  • Esses ovos precisam ter nutrientes e substancias suficientes para o desenvolvimento do embrião
  • Com o crescimento são formadas estruturas denominadas de anexos embrionários, são  3 estruturas no total, como âmnio, saco vitelínico e por ultimo alantoide, estruturas importantes para a proteção do ovulo e o embrião.

CLASSIFICAÇÃO DOS REPTEIS

Podem ser classificados em Squamata, Chelonia, Crocodilia, Rhynchocephalia:

Squamata: Corpo coberto por escamas, como as serpentes e lagartos, esse tipo de classificação apresenta espécies diversas.

Chelonia: Podem também serem denominados de testunides, as espécies desse grupo são as tartarugas, jabutis, cágados,

Crocodilia: As espécies desse grupo são os crocodilos e jacarés, geralmente podem estar localizados em regiões de temperatura quente, com em lagos, rios, algumas espécies raramente podem ser encontradas no mar

Rhynchocephalia: São espécies que não existem em nenhum outro lugar do mundo, apenas na nova Zelândia, são conhecidos como tuatara, infelizmente algumas dessas espécies foram extintos do seu habitat,

Os repteis são de grande importância na sua vivencia terrestre, são animais ricos em toda sua estrutura e sobrevivência, são de grande importância para o equilíbrio ambiental.

Outros artigos:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.