Atividades de Português, Atividades Educativas, Educação Infantil, Volta às Aulas

Atividades identidade


Selecionamos nesta postagem maravilhosas sugestões de Atividades identidade e autonomia, prontas para imprimir e trabalhar com alunos da Educação Infantil.

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

Confira também: Projeto Quem sou Eu

Essas atividades educativas sobre identidade tem o objetivo de favorecer novas interações e ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, visando responder as seguintes problematizações:

  • Qual a importância de meu nome?
  • Quem faz parte de minha família?
  • Quais são as pessoas que convivem comigo na escola?
  • Por que é importante termos amigos?

Identidade:

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: “é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal”.



Construir a identidade implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche.

Carteirinha para Trabalhar Identidade na Educação Infantil:

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Confira mais em: 10 Atividades para Trabalhar Identidade

Atividades identidade – Para imprimir

As atividades a seguir foram elaboradas pelo maravilhoso site Ensinar-Aprender:

Um pouco sobre mim…

Eu sou especial:

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Pinte, recorte e monte: Menina.

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Pinte, recorte e monte: Menino.

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Questionário sobre mim:

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Meu nome é

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Meu nome é

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Um pouco da minha família

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Recomendo também: Projeto Identidade na Educação Infantil

Atividades identidade – Trabalhando com crianças do berçário:

TODO MUNDO NA JANELINHA

IDADE: De 9 meses a 2 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina, caneta hidrocor, cola e uma foto de cada criança.
OBJETIVO: Favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.

PREPARAÇÃO: Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha. Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os bebês no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: “Olha a Aninha!”, “Onde você estava?”, “Na praia, não é?”, “O seu biquíni era azul?”, “Quem já foi à praia?” Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de apelidos. Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas apreciarem. Inclua uma foto sua também. O trenzinho fica na classe até as férias. Você vai perceber que, sempre que possível, as crianças vão chamar as pessoas que se aproximam da sala para ver as fotos.

VAMOS AO BAILE?

IDADE: A partir de 2 anos.
TEMPO: 40 minutos.
ESPAÇO: Sala ampla.
MATERIAL: Espelho de corpo inteiro, aparelho de som, tecidos, fantasias e maquiagem (testada dermatologicamente, antialérgica e sem álcool).
OBJETIVO: Favorecer a construção da identidade com o uso do espelho.

COMO BRINCA: Cada criança deita sobre uma folha de papel para que você possa desenhar a silhueta dela. Recorte o contorno, escreva o nome da criança e entregue a ela para completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentive a criança a observar o próprio corpo. Não espere nada figurativo. Quando todos concluírem o trabalho, cole as silhuetas lado a lado na parede e estimule a observação: “Olha! A Iara é mais alta que o Pedro”. Converse bastante sobre as particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção da auto-imagem e da auto-estima, pois a criança interioriza o afeto que você e os colegas têm por ela, expresso na conversa.

CADÊ MINHA FOTO?

IDADE: A partir de 1 ano e meio.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO: Todos os espaços da escola e o tanque de areia.
MATERIAL: Fotos das crianças, cola e plástico adesivo.
OBJETIVO: Reconhecer a própria imagem e a dos colegas.

PREPARAÇÃO: Encape as fotos com o plástico adesivo para que não estraguem. Elas devem ser as que estavam no trenzinho, descrito na atividade Todo Mundo na Janelinha. Esconda-as no tanque de areia. Quando as crianças entrarem na sala, comente: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar? Devem estar em algum lugar na escola…” Indique alguns espaços para elas procurarem as imagens, deixando o tanque de areia por último. Se a foto encontrada não for a da própria criança, peça que ela a entregue ao dono. Quando todos estiverem com as próprias fotos, podem voltar para a sala e colá-las novamente no painel.

CAIXINHA SURPRESA

IDADE: A partir de 2 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Caixas de sapatos e espelhos pequenos protegidos por uma moldura resistente. Se não houver espelhos na escola, peça aos pais para providenciarem.
OBJETIVO: Brincar com a própria imagem.

PREPARAÇÃO: Peça aos pais que enviem uma caixa de sapatos enfeitada de casa. Antes de a atividade começar, cole o espelho no fundo de cada caixa. Reúna as crianças em círculo e entregue a cada uma sua caixa. Primeiro, peça a elas que apenas segurem. Comente as diferenças entre elas. Fale das cores, dos desenhos, se têm brilho… E avise: “Sempre que vocês abrirem a caixa encontrarão uma surpresa”. A primeira “surpresa” será a criança se ver dentro da caixa, refletida no espelho. Mantenha o espelho na caixa e, a partir da segunda vez, cada uma deve ter algo diferente, como maquiagem, escova de cabelo, sachês ou outros objetos que façam parte do acervo da creche.


Atividades identidade e autonomia – Para imprimir.

Oi, meu nome é:

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Atividade em classe:

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Identidade e Autonomia na Educação Infantil:

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Ari, escreveu no papel, sua idade e seu nome, vamos fazer como ele?

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Meus olhos são… Meu cabelo é .. e minha cor favorita é?

Atividades identidade e autonomia para Educação Infantil

Confira outras em: Atividades para trabalhar Identidade – Quem sou?

Atividades identidade – Nossa turma

MATERIAL:

  • Fotos das crianças tiradas nos primeiros dias de aula; pedaços de feltro em diversas cores para as molduras.

OBJETIVO:

  • Reconhecer a própria imagem; estimular a socialização.

DESENVOLVIMENTO:

  • Distribuo as fotos das crianças em um tapete no chão, previamente emolduradas, e peço para que cada uma pegue a sua foto. Quando cada criança estiver com a sua foto iremos colocar no painel da “NOSSA TURMA”. Cada uma me entregará a foto e falaremos o nome de cada criança.

Atividades identidade – Caixa da Identidade

MATERIAIS:

  • Caixas de sapato forradas com feltro e decorada e fechada com velcro, um pedaço de espelho e objetos das crianças.

OBJETIVOS:

  • Desenvolver o autoconhecimento; promover a imaginação; brincar com a própria imagem.

DESENVOLVIMENTO:

  • Pedir aos pais enviem uma caixa de sapato da criança (vazia) e cinco objetos pessoais das crianças: uma foto da criança com a família; uma cópia da certidão de nascimento (reduzida); uma cópia do cartão de vacina (apenas a parte da vacinação); um brinquedo que caiba na caixa e um paninho usado pela criança. O importante é que a criança reconheça os seus objetos. Reunir as crianças em círculo e entregar a cada uma a sua caixa, apenas com o espelho colado dentro. Primeiro, pedir a elas que apenas a segurem. Vamos comentar as diferenças entre elas. Dizer a elas que dentro da caixa tem algo muito especial. Ao abri-las elas encontrarão as suas imagens refletidas nos espelhos. A partir desse momento elas colocarão os seus objetos dentro das respectivas caixas.

Atividades identidade – Cade minha foto?

MATERIAIS:

  • Fotos das crianças utilizadas no painel “NOSSA TURMA”.

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a própria imagem e a dos colegas.

DESENVOLVIMENTO:

  • Retirar todas as fotos do painel e esconder no parquinho, previamente. Quando as crianças entrarem na sala, comentar: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar?”. Levar as crianças para o parquinho e iniciar a procura.

Atividades identidade – A história do meu nome

MATERIAL:

  • Folha de A4 com umas perguntas para os pais; caixa decorada para colocar os nomes das crianças; tapete do alfabeto; fichas com os nomes das crianças; lápis de cor; atividade xerografada com o nome de cada criança para colorir.

OBJETIVOS:

  • Promover a socialização; explorar a importância dos nomes; favorecer a identidade; explorar a letra inicial de cada nome.

DESENVOLVIMENTO: 

  • Enviar para os pais, previamente, perguntas a respeito da escolha do nome da criança e o seu significado. Com as respostas em mãos socializar com as crianças o significado de cada nome numa roda de conversa. Pegar o tapete do alfabeto e entregar para cada criança uma ficha com o seu nome com a letra inicial em destaque.
  • A partir da ficha, a criança irá identificar no tapete a sua letra inicial e para finalizar, numa folha xerografada, ela irá pintar as letras iniciais de seus nomes.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *