Brincadeiras e Dinâmicas, Educação Infantil

Brincadeiras para o Dia da Escola


O dia da escola está chegando, (15 de Março) e pensando nisso selecionamos algumas dicas e sugestões de Brincadeiras para o Dia da Escola.

Esta data celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola. É um excelente tema para se trabalhar em sala de aula ou pátio, principalmente com alunos da Educação Infantil.

Veja também:

Brincadeiras para o Dia da Escola

Brincadeiras para o Dia da Escola
Brincadeiras para o Dia da Escola

MUSEU DE ARTES

Nessa brincadeira, você sentirá como se estivesse em um museu de artes. A professora realiza um sorteio entre os participantes para definir quem será o artista e quem será o apreciador da rodada. O objetivo da brincadeira é que o apreciador deverá adivinhar o que o artista está desenhando. Para cada acerto, o artista e o apreciador ganham um ponto. Ganha o participante que fizer a maior pontuação. A brincadeira se repete até que todos sejam desenhistas e adivinhadores.


Caixa de Sensações

Brincadeiras para o Dia da Escola

o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.


Caminho Colorido

Com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.


CENTOPEIA

Essa é minha brincadeira favorita, pois adoro brincar com balões. Os participantes formam uma grande fila. O primeiro da linha recebe um balão de aniversário que deverá passá-lo para o segundo pelo meio das próprias pernas. O segundo recebe a bexiga e passa para o terceiro por cima da própria cabeça. Essa seqüência se repete até a bola chegar ao último participante que está na fila, onde ela será invertida, ou seja, o último passa o balão para o penúltimo e assim sucessivamente. Quem errar a seqüência sai da brincadeira. O último a sobrar na fila ganha. Não precisa dizer que eu sempre sou o vencedor, né?


Toca do Coelho

Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.


De onde vem o cheiro?

A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.


Dentro e Fora

Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.


 VÔLEI BALÃO.

Pode ser realizada com o material da segunda. Agora, A professora forma dois grupos de modo que eles tenham um número igual de participantes. Os grupos deverão ficar frente a frente, como se fossem jogar vôlei (se tiver uma linha ou uma rede para dividir o ambiente em duas partes, melhor). Cada grupo deverá jogar o balão para o campo do adversário e evitar que o balão caia no seu usando a parte do corpo ordenada pela professora. Quem deixar o balão cair sai da brincadeira.


FAZ SENTIDO

A última brincadeira pode ser realizada em sala de aula. Os participantes podem ficar sentados em seus lugares, como se estivessem uma aula comum. A professora diz o nome de um animal, de um objeto e escolhe um participante. O escolhido deverá escrever uma frase que tenha sentido com o animal e o objeto ditos pelo professor. Para exemplificar, vou contar um caso que aconteceu lá na escola. A professora falou as palavras gato e celular e escolheu Julinho para formar a frase. O maluco escreveu a seguinte frase “O gato sentou na mesa onde estava o celular do meu pai” e ganhou um ponto (assim qualquer um consegue). Quem fizer o maior número de pontos ganha a brincadeira.

Brincadeiras para o Dia da Escola em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar todas as brincadeiras para o dia da escola – 15 de Março, mostrados acima em PDF. Para ter acesso confira o link a seguir:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *