Educação Infantil, Volta às Aulas

Decoração para Sala de Aula


Confira nesta postagem algumas sugestões para decoração para sala de aula, podendo ser usadas no ensino infantil e também no ensino fundamental l.

Sabemos que o ambiente escolar deve ser atraente e chamar a atenção dos nossos alunos para que eles tenham interesse em aprender. Para isso disponibilizo alguns exemplos de decoração para salas de aulas, tendo como maior objetivo a aquisição do conhecimento.

Decoração para Sala de Aula

Chamadas Diferenciadas: o primeiro dia de aula pode ser bem conturbado, pois é nele que temos o primeiro contato com nossos pequenos. Para facilitar os professores a gravarem os nomes de seus alunos poderão ser feitas crachás com o nome. Além de que, para ensinar o mesmo a memorizar seu nome podem ser feitas réguas com o nome completo da criança.

Painéis e Murais de Chamadinhas em EVA

Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões


Calendários: o calendário possibilita trabalhar com numerais, atribuindo conhecimento para os alunos dos dias da semana, meses e anos. Contudo, poderá diferenciar as estações do ano e também datas comemorativas, como por exemplo, o dia do folclore, dia da independência do Brasil, dia dos professores, entre muitos outros.

Painéis e Murais de Calendários:

Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões


Alfabeto e Numerais: é importante estudar o alfabeto e também os numerais todos os dias, conforme os alunos forem aprendendo poderão ser aumentados de 5 em 5 ou de 10 em 10 números.

Painéis e Murais do Alfabeto e Numerais:

Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões


Combinados com a Turma: é necessário fazer um acordo com os alunos sobre o comportamento, sendo preciso deixar claro o que é aceitável e o que não é, assim será registrado em murais com palavras e desenhos espalhados na sala de aula.

O ambiente escolar é o local para a criança experimentar pela primeira vez como é viver em sociedade, sem ter os pais ou responsáveis como as figuras que atendem e resolvem as vontades e dificuldades. É nesse período em que os pequenos aprendem a lidar com as diferenças e a respeitá-las. Mas, além disso, é também o momento em que percebem que existem outras estratégias para satisfazer suas necessidades, como agressões, xingamentos, mordidas e choros. Lidar com esse tipo de comportamento pode parecer difícil, mas é por meio de tais sinais que é possível estabelecer a boa convivência e o respeito às regras.

Não importa a idade, as regras e os limites fazem parte da sociedade e desde cedo devemos aprender a conviver com as mesmas.

Saber que o seu direito termina onde começa o direito do outro, aprender a lidar com as diferenças e a resolver seus conflitos é uma constante na vida, seja em que etapa dela se vive.

Por isso, as crianças, desde bem pequenas, devem aprender a conviver com os combinados, os limites, pois não há como passar uma vida fazendo tudo como se quer, na hora que se quer, do jeito que se quer, com as pessoas que se quer. (Saiba mais em: A importância das regras e combinados para estabelecer a harmonia).

Algumas orientações para a construção dos combinados:

  • A atividade de construção de regras deve acontecer na primeira semana de aula.
  • O professor não deve chegar à sala de aula com as regras já prontas, escritas em papel pardo e apresentar às crianças.
  • Faça uma roda com os alunos para que todos possam olhar uns aos outros. Cada criança é orientada a falar o que acha que deve ser permitido ou não na escola, e a professora faz a mediação dos comentários.
  • As regras devem ser construídas coletivamente, para que todos discutam e se sintam responsáveis por elas. Detalhe! Todas as crianças têm o direito de opinar e devem ser incentivadas a isso.
  • As regras devem ser fixadas na sala de aula, em lugar visível a todos os alunos.
  • Não basta construir as regras. Devem ser retomadas, periodicamente, para que as crianças aprendam a avaliar o que foi combinado e o que está ou não acontecendo.
  • Os professores devem destacar as regras que estão sendo cumpridas, elogiar a turma e levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras sejam cumpridas”?
  • Levantar as regras que não estão sendo cumpridas de modo geral e também levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras não estejam sendo cumpridas”?

Rotina: as crianças precisam ser adequadas numa rotina, para isso é bom ter uma ordem das atividades que serão realizadas no decorrer do período escolar, podendo deixar essas expostas na sala.

Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões

Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões

Confira completo em: Cartazes para rotina da Educação Infantil


Decoração para Sala de Aula – Moldes

Decoração para Sala de Aula – Moldes para imprimir

Moldes de Menino e Menina:

Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões

Moldes de Gramas:

Decoração para Sala de Aula - Dicas e Sugestões

Calendário do Comportamento

Calendário do Comportamento para imprimir


One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *