<
Biologia, Disciplinas

Doenças Causadas Por Protozoários


Os protozoários são microorganismos que não possuem a capacidade necessária para produzir seu próprio alimento, com isso ele se alimenta de nos seres vivos, ocasionando doenças bastante graves em nosso organismo, chamada de doenças causadas por protozoários, vamos conhecer alguma delas?

DOENÇAS OCASIONADAS

Os protozoários como mencionado são microorganismos que podem ocasionar sérios problemas de saúde em nos seres humanos, esses microorganismos geralmente são parasitas que vivem dentro do corpo, principalmente no organismo. Alguns protozoários não são necessariamente parasitas e seu habitat pode ser encontrado em meios aquáticos.

As doenças ocasionadas por esses micro-organismos podem ser variadas e não são tantas comparadas com doenças ocasionadas por bactérias e vírus, vamos começar pela malaria:

A malaria é transmitida pelo protozoário plasmodium, o plasmodium pode conter 3 espécies principais da sua classe, como o vivax, malariae, falciparum, o meio de transmissão dessa doença ocorre por picadas de mosquitos do gênero Anopheles . As medidas protetivas de grande importância é evitar água acumulada, usar repelentes protetores, não há vacinas disponíveis para prevenir a malaria, por isso o grande alerta para a prevenção, não é uma doença contagiosa

Os principais sintomas podem se acompanhados febre alta, tremores, dor de cabeça, entre outros sintomas, é importante ressaltar que a doença deve ser tratada corretamente, a mesma pode levar a óbito.

Doença de Chagas: É transmitida pelo protozoário trypanosoma cruzi e pode se propagar por meios de picadas de insetos, como o barbeiro. As medidas protetivas podem envolver a total prevenção do aumento dos mesmos, são insetos que geralmente gostam de ficar em zonas rurais, mas com o passar do tempo estão cada vez mais se tornando urbanos, pelo fato do desmatamento freqüente. São de hábitos noturnos.

A transmissão ocorre quando o barbeiro pica a pele da pessoa e com ela deposita fezes, quando o mesmo acaba seu serviço de sucar o sangue da mesma, ocasiona coceiras, essa coceira leva o vírus diretamente para corrente sanguínea da pessoa picada, ocasionando o vírus da doença. Os sintomas são temporários e podem voltar a aparecer mais gravemente depois de 20 anos, ocasionando problemas sérios no intestino e cardíaco.

Alguns estudos apontam que o barbeiro não é o principal que ocasiona a doença, podendo ser transmitida pelo consumo de açaí, isso mesmo, açaí que tantas pessoas amam e também pela cana de açúcar.

Amebíase: É causada pelo protozoário Entamoeba Histolyica e transmitida através de ingestão de água e alimentos contaminados, a prevenção é ter o sistema de saneamento básico adequado e cuidados higiênicos com os alimentos consumidos.

Os sintomas podem ser diversos, como cólicas e diarreias freqüentes, o tratamento é rápido através do uso de medicamentos próprios para combater a doença.

Giardíase: Apresenta as mesmas características da amebíase, apenas muda o protozoário transmissor, Giárdia Lamblia, sendo as mesmas medidas de proteção da doença de amebíase.

Tricomoníase: Causadas pelos protozoários tricomonas vaginalis, é transmitida por contato sexual, a medida de prevenção é o uso de preservativos. O mesmo pode ser resolvido em curto prazo. Os sintomas recorrentes são corrimento vaginal com fortes odores, coceira e dor ao urinar, nos homens geralmente não ocorrem sintomas.

Leishmaniose: São ocasionadas por protozoários Leishmania, a transmissão também ocorre por picadas de insetos, por ano morrem mais de 250 pessoas pela doença, não é contagiosa e é de gênero infecciosa, a mesma não afeta apenas seres humanos, podendo acometer animais, como cães e gatos.

Os principais sintomas em humanos podem acontecer de maneiras diferentes de acordo com o tipo de leishmaniose, podendo ser de origem cutânea ou visceral. A de origem cutânea apresenta sintomas após três semanas da picada do inseto, ou seja, os sintomas aparecem tardiamente, a mesma no lugar da picada ocasiona feridas de aspecto avermelhado desenvolvendo com o tempo em feridas maiores, esse desenvolvimento afeta mucosas do nariz e boca, ocorrendo lesões inflamatórias graves, é extremamente necessário procurar ajuda médica.

 A transmissão visceral pode afetar órgãos importantes, como fígado, medula óssea e baço, não ocorre transmissão da doença para outras pessoas, se não for tratada pode levar a morte.

É de extrema importância observar o aparecimento da doença em animais que apresentam sintomas diversos, como aumento das glândulas linfáticas principalmente na parte traseira da pata.

A prevenção é a maior arma para evitar a doença, é preciso o uso de repelentes e pulverização em ambientes rurais, como sítios, fazendas, chácaras, não podendo esquecer o uso de telas de proteção que inibem esses insetos.

Outros artigos: 

Entenda como ocorre a transmissão através dessa imagem:

Entenda como ocorre a transmissão através dessa imagem

Portanto, é de extrema importância ficar de olho em todos esses sintomas ocasionados pela doença de protozoários, mantendo assim uma vida mais saudável, higiênica, e principalmente atentar aos exames de rotinas freqüentes e em dia, ambos garantem que está tudo correto com a saúde. Com o aparecimento da doença, não se assuste,procure uma orientação medica de imediato, é o melhor conselho sempre.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *