Conceito e Definição

Paciência: Significado e Conceitos


Paciência tem como principal supremacia a virtude de manter o autocontrole mesmo em situações desagradáveis que envolvem injúrias, incômodos, situações irritantes envolvendo terceiros e a capacidade de preservar a lucidez, calma e a concentração.

A paciência também pode estar relacionada com a esperança, ou perseverança de alguém em relação a outrem. Isso significa que a pessoa paciente tolera uma determinada situação partindo da premissa que o outro indivíduo irá mudar ou melhorar.

Esse tipo de paciência se dá também em relação a situações, não só em relação a indivíduos. Situações ou ações que são praticamente impossíveis, a pessoa paciente espera como se fosse uma certeza que irá acontecer.

A paciência concentra-se na situação de maneira positiva, baseada na tolerância com erros de outras pessoas e atitudes desenvolvidas com clareza de ideias em momentos de tensão. No caso dos animais, apenas alguns exercem a paciência, afinal essa é uma qualidade humana.

Porém, alguns primatas que participaram de estudos em Universidades, provaram que não só são pacientes como também gratos pela recompensa no exercício dessa qualidade. Em relação à comida, por exemplo, esses chipanzés aguardaram com paciência a hora de comer e após terem recebido o tão aguardado alimento, mostraram-se gratos por isso.

Significado e etimologia de paciência

Segundo o Dicionário online de Português, eis o significado de paciência:

 A tradução de paciência, no sentido literal da palavra é virtude que faz suportar algo sem perder a calma; que aguenta com tranquilidade uma eventualidade, tristeza, ação maldosa; resignação.

Característica de paciente, de quem não perde a calma ou suporta algo sem reclamar. Exemplo de frase com a palavra: “A paciência me fez vencer na vida”.

Faculdade de não desistir facilmente de; perseverança, constância.

  • Tradução inglês: Patience.
  • [Ludologia] Nome de certo jogo de cartas.
  • [Botânica] Erva proveniente da América do Norte, com flores verdes e folhas comestíveis, pertence à família das poligonáceas Rumex patientia.
  • expressão
  • Perder a paciência. Deixar de suportar, de esperar, de aguentar algo sem reclamar: estou perdendo a paciência com essa demora!
  • Revestir-se de paciência. Esperar com calma.
  • Etimologia (origem da palavra paciência). Do latim patientia.ae.
  • Sinônimos de Paciência: pachorra, resignação, calma, tranquilidade, equilíbrio, serenidade, mansidão
  • Classe gramatical: interjeição e substantivo feminino
  • Separação silábica: pa-ci-ên-ci-a
  • Plural: paciências

Quando alguém “perde a paciência” significa que a tolerância e perseverança que guia esse indivíduo se findou. Não existe mais lugar para olhares positivos ou esperança de que a situação ou pessoa mude. Essa é uma expressão comum em nossos dias.

Outro tipo de expressão que é muito usada é “paciência tem limite” e significa que a paciência de um indivíduo não dura para sempre.

Como a paciência pode ser considerada uma virtude

Paciência é uma virtude, em especial nos dias em que estamos vivendo. Numa era informatizada, onde tudo está ao alcance das mãos muito facilmente, ser paciente é sinônimo de ser humanizado.

A pessoa paciente sabe agir sem pressa, é atenta as circunstâncias alheias e cuidadosa com suas ações. A paciência faz com que o individuo escute com atenção o que a outra pessoa tem a dizer, ao mesmo tempo em que fala com brandura.

No âmbito da religião, a paciência geralmente está ligada a um fruto do espirito, como diz a Bíblia. O significado de paciência conforme as escrituras relatam é confiar em Deus com esperança e perseverança, sem desistir, esperando que na hora certa Ele vá recompensa-la pelos bons atos.

Quando a paciência é exercida traz:

  • Benefícios para a saúde
  • Serenidade
  • Paz
  • Saúde mental e física
  • Evita a ansiedade
  • Melhora relacionamentos
  • E muitos outros benefícios.

A paciência nos dias de hoje é uma virtude porque o mundo competitivo em que vivemos força as pessoas trabalharem em um ritmo frenético e vertiginoso, onde a busca do “pra ontem” é lei. A tolerância não está muito presente na sociedade atual, o que resulta em falta de respeito e impaciência.

A paciência faz com que o individuo não se preocupe muito com assuntos que está fora do seu controle e isso traz bem estar e serenidade em sua vida e na de pessoas próximas. A pessoa paciente se dá muito bem com trabalhos minimalistas, nos quais muitas vezes são demorados e exigem capacidade de raciocínio sem perda de lucidez.

Embora a vida traga toda a insensatez e intemperança da impaciência alheia, é muito bom saber que ainda existem pessoas pacíficas e pacientes que lidam com os problemas sem perder a serenidade. 

A paciência não é uma qualidade exclusiva do ser humano. Algumas espécies de macacos foram estudadas em relação às qualidades humanas. Segundo o estudo desenvolvido por pesquisadores da Harvard, chimpanzés têm a habilidade da paciência e resistência, equiparadas aos seres humanos.

Jogo Paciência

Na internet, um jogo muito conhecido que virou fenômeno na época do seu lançamento foi o jogo de cartas online Paciência. Nele, é preciso apenas um jogador e o jogo é considerado um dos mais populares para computador.

Além disso, paciência é o videojogo mais jogado não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Como jogar paciência online: preparação

Para jogar paciência online, utiliza-se um baralho completo de 52 cartas. Faz-se um monte de sete cartas virado para baixo enquanto ao mesmo tempo coloca-se outro monte com seis cartas à esquerda do primeiro, também viradas para baixo.

O restante das cartas tem por objetivos servirem de compra. Devem-se reservar quatro espaços para a montagem, fase final do jogo.

Ao virar a primeira carta de cada monte, totalizam-se sete cartas que são reveladas, exceto o da compra.

Paciência – o jogo

Qualquer carta que estiver nas colunas principais pode ser movimentada. Para realizar esse tipo de movimento, é preciso alternar as cores e respeitar a sequência de maior para a menor. O jogador pode movimentar quantas cartas ele desejar, porém elas devem ser movidas para outro monte com a carta superior adequada.

Quando uma coluna estiver vazia, é permitido começar a montá-la colocando uma carta K – rei de qualquer naipe em sua casa. O jogo termina quando todas as quatro pilhas na região superior estiverem completas, do Ás ao Rei.

Também recomendamos: O que significa caráter?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x