<

Armageddon

Com certeza você já assistiu a um filme, leu um livro ou ouviu uma música que usa a palavra armageddon. Mas já se perguntou qual é o seu real significado e de onde surgiu a palavra?

Para responder essa pergunta, é preciso recorrer aos primórdios dos tempos bíblicos. A palavra Armageddon aparece apenas uma vez na Bíblia no livro de Apocalipse 16:16. O texto diz assim, na íntegra: “E eles os reuniram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.” (Segundo a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas).

Através de uma profecia inspirada, o livro do Apocalipse revela que, em um “lugar que em hebraico se chama Har–Magedon”, “os reis de toda a terra habitada” seriam ajuntados “para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”.

Mas o que é afinal essa guerra?

Batalha final do Armageddon

Segundo as Escrituras Sagradas, Deus estipulou um dia para acertar as contas com a humanidade. Segundo o relato de Apocalipse 19:11-16 o rei que foi designado para lutar nessa batalha é o próprio Jesus Cristo. Segundo o livro sagrado, todo aquele que se opõe a autoridade de Deus e qualquer inimigo dele será executado por esse exercito celestial.

Essa batalha tem nome: Armageddon.

Nos tempos antigos, Armageddon ou “Har–Magedon” (em hebraico, Har Meghiddóhn), era o nome de uma cidade histórica e significava “monte de Megido” e essa cidade era um território pertencente ao Israel antigo.

Segundo os livros de história, Megido era uma região conhecida por ter sido palco de batalhas decisivas, onde algumas estão relatadas na Bíblia. Mas o relato bíblico que descreve a batalha épica entre Deus e seus inimigos não pode estar se referindo ao lugar literal em Israel por duas razões:

  1. Não existe nenhum grande monte lá;
  2. Nem mesmo toda a baixada de JezreeI, próxima de Megido poderia ser palco de tamanha batalha, de criaturas celestiais contra todos os inimigos de Deus.

Portanto, podemos concluir que Armageddon é o nome da batalha de Deus contra poderes políticos que se unirão pela última vez em oposição ao governo dele, segundo a Bíblia.

Como vai ser a batalha do Armageddon?

Armageddon
Armageddon

Novamente, para responder essa pergunta, temos de recorrer à Bíblia. Paralelo a esse relato de Apocalipse, algumas passagens bíblicas relatam armas que Deus já usou no passado contra o planeta terra. Entre as principais, estão:

  • Granizo,
  • Terremotos,
  • Enxurradas,
  • Fogo
  • Enxofre
  • Raios e
  • Doenças

A Bíblia ainda cita uma passagem em Zacarias 14:13 que revela outra arma de Deus: “Naquele dia Jeová (nome de Deus) espalhará uma grande confusão entre eles; e cada um agarrará o seu próximo e levantará a mão contra o seu próximo.”.

Ou seja, os inimigos de Deus ficarão tão confusos que atacarão um ao outro em seu próprio território, sem se aperceberem de que são armas do próprio Criador.

Será que o Armageddon significa a extinção da raça humana?

Não de acordo com as Escrituras. O mesmo livro que revela essa batalha perturbadora, esclarece o que vai acontecer com a humanidade no futuro. Em primeiro lugar, o livro de Salmos 37:29 do Velho Testamento fala que Deus criou a terra para que os humanos vivessem nela para sempre.

Então seria contraditório que Ele mesmo a destruísse. Algumas outras passagens também afirmam que o proposito de Deus para a humanidade não é seu extermínio. (Eclesiastes 1:4)

Ao contrário do que a grande maioria das pessoas pensa – que Armageddon significará apenas devastação e extinção da raça humana, a Bíblia fala de uma grande quantidade de pessoas que sobreviverão a esse dia.

No mesmo livro que prega a destruição por parte de Deus, fala de uma esperança para as pessoas que não são inimigas dele. Segue os trechos na íntegra:

“Depois disso eu vi uma grande multidão, que nenhum homem era capaz de contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de compridas vestes brancas, e havia folhas de palmeiras nas suas mãos.” (Apocalipse 7:9);

“Assim, eu lhe disse imediatamente: “Meu senhor, é o senhor quem sabe.” Ele me disse: “Esses são os que saem da grande tribulação; eles lavaram suas vestes compridas e as embranqueceram no sangue do Cordeiro.” (Apocalipse 7:14).

“Espere em Jeová e siga o caminho dele, E ele o enaltecerá para que tome posse da terra. Quando os maus forem eliminados, você verá isso”. (Salmos 37:34)

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

Portanto, toda aquela história de extinção da raça humana através do Armageddon não passa de especulação e conversa contrária à origem do assunto de acordo com a fonte principal: a Bíblia.

Armageddon segundo o dicionário atual

Agora que já descobrimos a raiz da palavra Armageddon e o que ela realmente significa, vamos entender a conotação da palavra para a maioria das pessoas dos tempos modernos.

No vocabulário recente, Armageddon acabou virando sinônimo de grandes eventos catastróficos. Nos tempos da Guerra Fria, Armageddon se tornou a expressão usada caso a humanidade entrasse em conflito bélico através de uma guerra nuclear. Se superpotências aderissem a esse tipo de confronto, destruiriam o planeta por sucessivos usos de bombas nucleares.

Embora a origem da palavra Armageddon refira-se à grande guerra de Deus, fora do âmbito cristão ela significa desgraça e calamidade mundial. Geralmente, a palavra está associada a um evento catastrófico, de origem natural que colocará fim à raça humana. Em muitos casos, refere-se a:

  • Guerras
  • Acidentes naturais
  • Patologias diversas
  • Etc.;

Filme Armagedom

Um filme famoso chamado Armagedom estrelado por Bruce Willis e dirigido por Michael Bay, ilustra como as pessoas encaram o Armageddon.

O pano de fundo do filme é um asteroide que entra em rota de colisão com a terra. O impacto desse asteroide significaria a extinção do planeta e a vida nele. Durante a trama, o herói do filme lidera uma missão de salvar a terra explodindo o asteroide antes que se aproxime e culminando em uma missão suicida.

Com muitas especulações em torno da palavra Armageddon, só podemos saber de uma coisa: “ninguém sabe nem o dia e nem a hora”.

Recomendamos também: Maçonaria.